Oyá, Senhora do Entardecer 
Textos para reflexão
Textos para reflexão

sites premium

 

As doutrinas filosóficas e   religiosas são consideradas espiritualistas e estão divididas entre o Kardecismo, Africanismo, Umbanda e Oriental. Existem várias formas de entender a espiritualidade e seus diversos níveis de evolução, pois:

 

“Na Casa do Pai há muitas moradas”

 

 

A

 

Aborrecimento

É um sentimento de contrariedade, uma raiva sufocada decorrente da tolerância com receio de complicar mais uma situação. Vivenciar este sentimento não mudará o problema, pois só traz equívocos. O equilíbrio é a ferramenta para as vitórias no percurso da existência.

 

Acanhamento

É uma emoção de inferioridade, uma experiência pessoal e íntima que altera nossa autoconfiança. Pode destruir a auto-estima, levar à timidez, comportamentos que inibem e a fuga para vencer obstáculos. Torna-se indesejável quando toma conta da vida e impede de vivenciar a felicidade.

 

Aceitação

É o consentimento de uma proposta ou proposição, adequação, adaptação, o equilíbrio entre assimilação e acomodação. Desta forma é mais fácil aceitar as perdas, preencher o vazio que envolve o corpo e a Alma, pois a vida continua com aquilo que possuímos. Aceitação é prosseguir a jornada em companhia da resignação.

 

Afeto

Tem como estímulo o contato, gerando a conjugação. Emoção presente nos estados de amor, em seus diversos rótulos, amor maternal, paternal, filial, fraternal e romântico. O afeto expande a alma engrandecendo-a, correlaciona-se ao prazer, sexo e ao amor, induzindo-nos a uma aproximação física tão grande que permite ou traz proteção e reprodução.

 

Agressividade

A agressividade existe nas diferentes formas e lugares e não poderia ser diferente uma vez que traz consigo a energia vital. Saber lidar com a agressividade própria e de outrem é que é tarefa a ser ensinada e aprendida. Divide entre agressividade saudável e manifestação de pulsão (de ato de amor) do ato de violência como algo destrutivo. A agressividade muitas vezes não se pode evitar e conter, mas pode ser educada.

 

Alegria

Tem como estímulo a “Conquista”, gerando a aproximação.  É a emoção mais boicotada, a alegria expande o ego e contagia. A alegria é salutar, desfrutar a vida com prazer e compartilhar com os amigos, parentes, entes queridos. Ter alegrias por suas vitórias, seus feitos e suas realizações é auto-estima. Os efeitos da alegria são impulsos fortalecedores da energia geral. Sendo a alegria uma emoção contagiante há tendência a aproximação física, toques, abraços afagos.

 

Amor

O amor é uma palavra conhecida, mas para muitos, sua essência ainda não foi descortinada. Amor é um sentimento dedicado aos nossos semelhantes de forma absoluta, é a mola mestra para a Humanidade conhecer a Paz. O homem se conecta com esta vibração desde o momento que seus pais biológicos, unidos por este sentimento, usaram seu sistema reprodutor para a concepção. Nasce o homem e a partir deste instante é envolvido pelo amor familiar, cresce o homem e a qualidade deste amor é que se reflete em sua caminhada, em todos os aspectos da vida.

O amor é feito de palavras, na forma oral ou escrita, autenticando a relevante importância do semelhante e demonstrado através de gestos de carinho como um afago, um abraço, um doce beijo. É feito de entendimento e aceitar que o semelhante é um ser com identidade única, não moldável, com caráter e temperamento pré-definido e, cabe a nós, expressar este sentimento para ajudar em seu crescimento interior. É vivenciar a confiança mútua, permitir que o fluxo da energia do amor se movimente entre a ida e vinda na relação afetiva, principalmente vivenciar o perdão.

 

Amor Karmático

Uma grande parte da humanidade tem desafios em seus relacionamentos afetivos (a nível familiar, social e pessoal). Estes desafios constantes perturbam a harmonia e muitas pessoas tem o hábito de dizer: - Este relacionamento é um Karma. E, mesmo sem entender o que é Karma está afirmando uma sentença verdadeira.

Os relacionamentos Karmáticos são aqueles em que as pessoas se sentem atraídas para equilibrar o que foi descumprido entre Almas, em vidas passadas. Nesta vida, a atração é pela sensação de familiaridade com a pessoa que está conhecendo, é o amor que transcende a qualquer raciocínio lógico e o sentimento torna-se muito intenso. Resta saber se esta aproximação será positiva, ou seja, harmônica, quando por disfunções orgânicas ou acidentes que causaram a morte precoce não houve o tempo necessário para cumprirem juntas sua caminhada, ou negativa, quando, em sua bagagem, estas Almas trouxeram desafios pendentes relacionados ao egoísmo, ciúme, abuso de poder, agressão, dependência e obsessões, entre outros.

E, os papéis no palco da vida sempre serão inversos, desta forma, quando você souber de alguém, independente do sexo, vive subjugado tenha a certeza que já subjugou. São inúmeros exemplos, mas tenha apenas a certeza de que o sofrimento leva ao aprendizado e ao ressarcimento das dívidas, desta forma, tornando o homem um ser espiritualizado.

Se, na encarnação presente, estas Almas não trabalharem para saldar seus débitos o relacionamento se torna uma obsessão, que resulta na ação persistente que um espírito (encarnado ou desencarnado) exerce sobre outro. Em geral, a obsessão se instala gradativamente, de início é sutil e, aos poucos, pode culminar em uma auto obsessão, dominando a vítima, induzindo-a a cometer pequenos erros, até chegar a ponto de dominá-la por completo, sempre alimentada por fatos que lhe são desconhecidos (vidas passadas), mas com as energias nefastas inerentes aos fatos. Neste estágio, a vítima, em muitos casos, chega a ser desapropriada de sua vontade e, desta forma, é possível, entender a criminalidade da atualidade, entre pessoas à nível familiar, pessoal e social.

O assunto acima exposto exclui o Karma comprado nesta encarnação, no qual o indivíduo tem o raciocínio lógico do conhecimento da causa e dos perigos que ela representa e, mesmo assim, absorve no contexto de sua existência.

 

A Alma

As funções da alma são os pensamentos, os quais são considerados como ativos ou passivos: as ações são as vontades, as paixões são as percepções ou conhecimentos. Mas existe uma terceira série de funções nas quais se manifesta a interação alma/corpo, em sentidos opostos: as paixões da alma que são ações do corpo e as ações da alma que se terminam no corpo, isto é, a motricidade voluntária. onde a hipótese da junção, da articulação da alma e do corpo de tal modo que haja comunicação dos movimentos entre eles etc. O lugar material desta comunicação de informações nos dois sentidos é a glândula que se encontra no meio do cérebro. A dupla hipótese de um dualismo substancial e de uma união da alma e do corpo distingue quatro categorias de processos: primeiro, os que se produzem na alma apenas: as percepções, ou paixões no sentido amplo, que têm a alma por causa (percepções de nossas vontades e imaginações que dependem, consciência de nossos atos voluntários, ou de representações sem conteúdo corporal ou material, como as idealidades matemáticas); as vontades, que tem a alma por causa e se terminam nela. Em seguida, as ações do corpo que só concernem ao corpo (funções corporais conscientes, motricidade reflexa e maquinal). Depois, as ações da alma que se terminam no corpo, como quando a alma é ativa e o corpo passivo, com a alma comunicando ao corpo uma impulsão (motricidade voluntária). Finalmente, as paixões da alma que são ações do corpo, quando o corpo comunica à alma um movimento. Nesta categoria, se estabelece uma distinção, entre as percepções que dependem dos nervos (que recebem uma informação dos órgãos sensoriais) e as que não dependem: são as imagens involuntárias que surgem nos sonhos etc., que têm origem corporal, mas que não são produzidas por uma excitação sensorial atual. A excitação sendo de origem interna e tendo o movimento dos espíritos animais como razão. Entre as percepções que passam por meio dos nervos, uma outra distinção é estabelecida, quando relacionamos as percepções à objetos exteriores, ao nosso corpo (fome, dor, calor e frio), ou à alma. São estas constituem as paixões no sentido estrito. Existem três graus de força nas almas: aquele em que a alma não se determina de modo algum a lutar contra as paixões que nela se instalam, aquele em que se consegue dominar as paixões, mesmo que baseado em juízos falsos ou preconceitos, indicando uma alma mais forte do que a que se submete ao jogo passional, e o das almas verdadeiramente fortes, que são aquelas que combatem as paixões com as armas que pertencem à parte mais alta do espírito, à vontade e a inteligência.

 

Amor pessoal

O amor pessoal é o sentimento que nutrimos por nós, se não nos o colocarmos em primeiro lugar será impossível amar nosso semelhante e aceitá-lo. E, se expressarmos esse sentimento de forma excessiva nos tornaremos pessoas egoístas com um EGO insano.

 

Amor universal

Este é o amor que deveremos dedicar aos nossos semelhantes, independente de raça, sexo ou religião. É a doação sem troca, são os Karmas grupais e ele tem que ser trabalhado em sua jornada até porque um ser sozinho não tem possibilidade de realizações. Estenda sua mão, abrace seu irmão e sentirá as benesses divinas, pois você alegrará seu semelhante e cumprirá uma das Leis de Deus “Amai-vos uns aos outros”.

 

Amizade

Este alimento é alicerçado na família desde a tenra idade, pois a criança não possui um discernimento correto sobre sentimentos, a brincadeira é que norteia seu relacionamento com outras crianças de acordo com seus interesses. Se no desenvolvimento das fases etárias os filhos forem orientados para conhecer os valores que alicerçam a amizade, é provável que estes amigos permaneçam no decurso da existência. Este sentimento deve ser educado e polido, desta forma, será exercido de forma natural e consciente, principalmente no que se refere às virtudes.

A amizade não é um sentimento complexo, as situações é que podem fazer com que o mesmo oscile e, muitas vezes feneça, tanto a nível familiar como social. Pessoas não são selecionadas para serem amigos, pois temos que conviver com muitas, principalmente, no que se refere às atividades profissionais. Sabe-se que para entender os amigos é necessário certa homogeneidade e alguns interesses em comum, embora não seja impossível, um bom relacionamento com alguém que tenha uma visão diferente. O amigo deve ser amado no todo e ser recíproco, quando apenas uma das partes oferta é sinal que não existe a sintonia do sentimento, até porque, este sentimento é alimentado por contatos amiúde como, um telefonema, um bilhete, um elogio ou um puxão de orelha na hora necessária. A qualidade da amizade cresce de acordo com a intensidade do intercâmbio de questões íntimas, onde o bem estar do outro seja a meta final, pois a amizade natural leva as pessoas a compartilhar suas intimidades e solicitar ajuda, a qual não deve ultrapassar o limite do bom senso. A amizade não anda só, se faz acompanhar da lealdade, compreensão, generosidade e a sinceridade.

 

Angústia

Angústia é um sentimento complexo que envolve desde um sofrimento psíquico por tristeza e melancolia passageiras e até por sentimentos prolongados de apreensão e preocupação por ameaças e perdas futuras, leva a ansiedades intensas com abatimento moral e perturbação psíquica. A angústia demorada ou crônica é neurose com alterações fisiológicas constantes que debilitam o organismo.

 

Aniversário

O dia mais especial do ano para o ser humano é o “dia do aniversário”. Nesta data os portais se abrem para facilitar a vida do aniversariante, os pedidos chegam mais rápido aos Anjos e eles transmitem mais rápido a Deus. Na véspera desta data faça sua meditação, agradeça o ciclo que se encerra e faça seus pedidos para os próximos 12 meses e sua oração de costume. Coloque ao lado de sua cabeceira um presente para si, dessa forma, o primeiro presente será de sua energia interior, pois foi escolhido com todo amor.

Ao nascer, o homem entoa mantras. A palavra é o verbo, o verbo é o mantra, o mantra é o decreto. A soma destes elementos misteriosos se chama vida e seu primeiro vagido é registrado no Cosmos como Energia Vital. Em cada aniversário você reafirma os decretos programados para sua existência. Esta data é um marco Astrológico de grande importância, pois é aproximadamente nesta data, que o Sol passa pelo mesmo grau do Zodíaco de sua data de nascimento e, de acordo com as vibrações de sua Família Cósmica é que será indicado as tendências, os êxitos ou fracassos de seus próximos doze meses.

1º SIM é o mantra que o homem pronuncia para aceitar sua encarnação quando nasce.

2º AMÉM é o mantra que o homem pronuncia agradecendo a Deus pela oportunidade de resgatar seus débitos Kármicos.

3º PROTEÇÃO é o mantra que o homem pronuncia pedindo as bênçãos de seu Anjo Guardião para sua jornada terrena.

4º FÉ é o mantra que o homem pronuncia buscando sua espiritualidade. 

5º LUZ é o mantra que o homem pronuncia para alcançar sua plenitude material e espiritual.

 

A palavra em oração

Há milhares de anos praticava-se a arte da invocação pelos grandes Sacerdotes e, as mesmas eram feitas aplicando os princípios da palavra em forma oral. Esta ciência foi praticada durante muitos séculos por místicos descrevendo o uso da voz ligada ao Chacra da garganta na recitação de mantras, salmos, orações, invocações, afirmações, destinados a intensificar a ação das forças benignas no Macrocosmo e Microcosmo.  As palavras são poderosas e, como os produtos químicos, elas mudam a química interna do corpo. As pessoas felizes usam palavras que produzem felicidade. Quando já alegres seu padrão automático a oração é repleta de harmonia e fé. Preste atenção nas palavras que aumentam sua felicidade e naquelas que a diminuem, dessa forma você além de uma oração vibratória poderá, através das afirmações positivas e criativas fazer seus Decretos, que é a mais poderosa das petições a Deus. É como uma ordem, proferida por você em nome de Deus para que ela retorne, realizada em metas através do manifesto Divino.  Quando você ora ou faz um decreto, a palavra é emitida do centro da garganta e animada pelo centro cardíaco, representada pela força Divina e pelo ponto no centro da testa que serve de foco do Olho Divino. A soma destas duas parcelas concentração mais palavra = resulta em luz, que é a “linguagem do espírito", que é independente da palavra falada ou escrita, pela qual Deus se comunica com aqueles cujos corações buscam a verdade, inspirando-lhes onde quer que estejam e seja qual for sua raça ou língua. Aprenda a rezar, pois através da oração nos conectamos com Deus e os Anjos. Você poderá usar de orações conhecidas, como poderá criar sua oração personalizada para suas comunicações, ou seja, as palavras que vem de seu coração.  Lembre-se que o mundo Angelical é composto de uma hierarquia, portanto deve ter em mente o que deseja e qual o Anjo que pode atendê-lo, levando seu pedido a Deus. Não peça aos Anjos bens materiais ou dons espirituais. Os bens materiais você adquire através da inteligência desenvolvendo um trabalho profícuo e os dons espirituais nos é ofertado como dádiva Divina a quem Deus escolher.  Teu dever é polir teu plano mental, buscar a iluminação de teu plano intuitivo, traçar metas definidas no teu plano físico, equilibrar tuas emoções no plano emocional e aguardar o merecimento das realizações.

 

Arrependimento

Quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. O arrependido sincero se sensibiliza com as consequências ruins que seus atos causaram para outras pessoas, mau comportamento por admissão sincera e consciente da culpa. Traz a firme decisão de não mais cometer o mesmo erro e pode ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

 

Autoconhecimento

É a busca que o homem faz para conhecer seu autêntico universo interior e, muitas vezes necessita de uma terapia especializada no assunto para incentivá-lo. Esta busca responde as questões mais íntimas do homem, simbolizadas por três questionamentos: por que aqui estamos, de que é formada nossa essência interior, como vivenciar nossa existência.

A vida do homem não consiste apenas do nascer, viver e morrer, ela é feita de buscas e realizações, desta forma é necessário uma análise séria em conjunto com uma profunda reflexão sobre os obstáculos interiores e sua origem, desde a raiz, pois os mesmos representam os desafios de nossa existência e, a partir do reconhecimento de defeitos e qualidades (aspectos externos físicos) e internos (emocionais) e o equilíbrio necessário, o homem conhece a estabilidade no plano Físico, a felicidade no Plano Emocional, seu potencial criativo no Plano Mental e sua energia no Plano Intuitivo.

 

Auto Realização I

Realização é uma palavra que transmite a ideia para o homem de “ato ou efeito”. Este ato pode significar um conjunto de ações produzidas em seu ambiente externo, os quais serão transformados em efeito em sua individualidade. Enquanto o indivíduo estiver voltado para sua autocontemplação e ver apenas sua imagem refletida no espelho não terá oportunidade de aprendizado.  É muito importante para o indivíduo que ele conheça sua lição de vida para ter dados para sua aprendizagem, indicando a vocação juntamente com o dom cósmico que lhe foi conferido para superar os obstáculos que o destino lhe apresentará. Essa lição indicará as tendências às quais você está sujeito, os talentos que possui e tudo aquilo de que realmente gosta, enfim, é a sua trajetória na vida. Quando o homem alcança sua independência ele pode romper com as barreiras e tornar-se o que deseja, ou seja, não construir uma vida com as mesmas características familiar, pois ele tem que registrar sua história individual. É a sua oportunidade de trocar suas energias através de pensamentos, palavras e obras, pois as origens dos traumas foram tratadas e sanadas, oportunizando sua autorrealização.

 

Auto Realização II

A soma da clareza mental e emoções equilibradas resultam nas realizações, desde que os desafios mais desgastantes sejam vencidos, oportunizando, o trabalho, a adaptação, versatilidade, aventura e a busca das grandes oportunidades. Um dos desafios a ser enfrentado é o aspecto econômico com as dificuldades financeiras para a sobrevivência. O homem até conseguir sua estabilidade passa seu tempo em busca de melhores empregos, cursos de aperfeiçoamentos, luta constante para um bom alicerce para o futuro. Se o homem cresce em um ambiente negativo onde o valor do dinheiro é fator predominante, o homem passa seu tempo em busca do mesmo para se sentir realizado e valorizado. Somente quando muda seu pensamento poderá entender que seu valor real, não está ligado às cifras e sim com toda formação física/mental/emocional/intuitiva e, esse equilíbrio o dinheiro não compra. O dia-a-dia vivido com medo das dívidas não abre espaço para que a mente projete as soluções, neste estágio, use da sua criatividade, imagine uma vida sem obstáculos financeiros, imagine o dinheiro em suas mãos, na conta bancária, afaste de seu pensamento seus questionamentos de como vou pagar, não tenho dinheiro. Este hábito salutar vai lhe proporcionar o dinheiro através de rendas extras, até mesmo com suas habilidades artística, todos possuem e muitos passam pela vida sem conhecê-las ou vivenciá-las. Este processo desenvolvido em famílias que não possuem “mente empresarial ou de êxito”, é um tanto moroso, mas não é impossível, pois é facultado para todos os seres, o direito de ser afortunado. Não considere dívidas como castigo Divino e sim como mau planejamento ou como antecipação de um desejo, sem realmente ter condições financeiras de pagar.   Com esta atitude o homem adquire mais duas preocupações, a financeira e a moral, que somadas ocasionam sérias depressões onde acaba perdendo o interesse pelo bem adquirido ou sofrendo com o seu convívio. As dívidas no caminho do homem significam amarras, não as multiplique e, até conseguir o controle geral das finanças, não as critique. Agradeça a Deus por lhe proporcionar o conforto de sua casa, agradeça lhe oportunizar manter um padrão razoável familiar, lembre-se de pedir que seja provido através de seu plano mental de novas metas que resultem em fontes financeiras honestas. Outro desafio é o aspecto social, se não conseguiu administrar sua autoestima, o homem viverá na defensiva, afastando muitas vezes grandes oportunidades de conviver com seus semelhantes em todos os aspectos, transferindo seus bloqueios para todos os relacionamentos. É aqui que observamos muitas vezes sem entender, o homem instável, em que nada se fixa, não construindo uma meta definida e não deixando sua marca, apenas um rastro de alternativas. Faça uma permuta de pensamentos e emoções, não carregue as carências, suas deficiências impregnadas na sua vida diária, esta é uma bagagem que se torna pesada e faz com que o homem canse e não encontre o caminho da Autorrealização.

 

Autorrealização – Parte III

Outro desafio é a liberação de seus talentos que representam as vibrações que a pessoa mais domina, os talentos são heranças de vidas passadas, outorgados a cada um, para serem empregados em benefício do próximo. Os talentos que foram soterrados na infância e juventude farão falta no Ciclo Formativo e no Ciclo da Maturidade ou Colheita.

Outro desafio é o Tempo, esse tempo que se mistura entre passado, presente, futuro, a prisão onde uma grande parte dos seres humanos vivem acorrentados, com a recordação de um passado mal vivido, um presente que não é sentido e um futuro que é inquirido. O passado é a história, o registro do bom ou do mau, a morada do pecado induzido em nossas mentes por um sistema falso de moral por seres corrompidos e imorais tanto no âmbito familiar como o social, é a raiz, é o reflexo do que fomos e não desejávamos ter sido ou do que não fomos e nos marcou com frustrações. O presente não é vivenciado por muitos plenamente, pois a trajetória é feita de autocrítica e autopunição, fazendo com que muitos olhem o segundo que passou concluindo que, foi tão vazio que não foi percebido, ocasionando perdas de oportunidades onde pensamentos, palavras e obras poderiam iniciar um novo processo de reciclagem e ir ao encontro da Autorrealização. O futuro é o próximo minuto, como não o contaminar, como projetá-lo? Se a história não foi bem alicerçada no passado, não deu tempo para refazê-la no presente é a incógnita que nos acompanha quando pensamos no futuro. O homem que não conseguiu viver um passado e presente estabilizado tem razão ao afirmar que o Tempo é seu maior inimigo. Onde buscar a sabedoria para vencê-lo? Na harmonia entre o pensamento, a sensação e a ação.

 

Autorrealização IV

Outro desafio é encontrar a abundância, ou seja, satisfazer nossos desejos de bem estar.  A abundância está sempre ao nosso redor, infelizmente os olhos da face não conseguem visualizar suas moradas, pois ela só se apresenta aos olhos da visão interior e para desenvolver esta habilidade é necessário que o homem conheça sua essência, abra sua mente e seu coração para recebê-la. Abundância são as sementes por nós plantadas no decurso da vida e ao serem germinadas foram rotuladas e guardadas nos recantos mais próximos ao habitat, na Natureza. Só colheremos as flores, os frutos, o alimento, a prosperidade, a saúde se tivermos arado a terra com amor, pois a Mãe Terra sempre devolverá na mesma proporção. A má semeadura trará o infortúnio e não a Autorrealização.

Outro desafio é lidar com as oportunidades. Deus presenteou o homem com seu Livre Arbítrio e a inteligência e essas energias fundidas mostram ao homem que sempre haverá uma próxima oportunidade, pois o Universo coloca tudo ao nosso alcance. Ao homem cabe projetar de uma forma salutar que tipo de oportunidade necessita para fixar as energias. Direcione suas escolhas sem medo, sem angustia, sem culpa, sem confusão, sem dúvidas, pois para cada homem há um caminho distinto, em cada caminho novos processos se descortinarão de acordo com a premência de suas necessidades. Tenha certeza que todos irão à direção de um foco de luz, chamado Autorrealização.

 

Autorrealização – V

Outro desafio é a Lei da oferta e da demanda, o homem tem que acreditar que qualquer produto ou serviço que possamos oferecer ao mundo e útil para os demais e, portanto, tenderá à demanda. Nem sempre uma profissão depende de um título e sim de um excelente profissional desenvolvendo seu trabalho. Um título, muitas vezes, é a chave que pode abrir portas com mais facilidade em muitas áreas, mas o êxito depende realmente da estratégia profissional. Quando o homem e o trabalho são harmônicos o resultado flui sem esforços e quando é desagradável se converte em uma luta constante trazendo obstáculos na caminhada. Neste caso é conhecido o significado da palavra “fracasso” que na realidade é uma lição de vida má conduzida e que se torna necessário vivenciá-la para a aprendizagem. E neste estágio que o homem troca de trabalho, busca alternativas que o realizem, mas este homem não pode esquecer que a vida é um ciclo de aprendizagem e em qualquer lugar que estiver sentirá o reflexo da lição que não vivenciou. Outro desafio é a Lei da Troca e da Oferta. Dar e receber tem o mesmo peso da balança do Cosmo e, torna-se necessário acreditar que é merecedor. Nesta Lei tudo é troca, um carinho, um elogio, uma palavra de autoajuda e o ato de dar ou receber com humildade se renova em energias as quais se somam e se cristalizam no Universo, multiplicando-se indefinidamente, alimentando a autoestima. Abra a porta de suas emoções, acorde com um sorriso e o direcione a quem estiver mais próximo, membros de sua família, colegas de trabalho, clientes, enfim, até por aquele semelhante que por nós passa, pois um sorriso pode mudar o rumo de um dia na vida de alguém, principalmente se a doação for desinteressada. Não saber doar ou expressar um sentimento é um estado de pobreza emocional, muitas vezes são bloqueios de berço que necessitam ser vencidos para que o homem construa relacionamentos fortes tanto a nível afetivo como profissional.  No lado profissional a doação deve ater-se apenas ao convívio com o meio ambiente, pois o fruto de seu trabalho deve ter a recompensa financeira justa e aqui, também muitas vezes, o homem não se valoriza, teme citar cifras até porque ele próprio conclui que está explorando. Cada tarefa tem seu valor e, somente você pode saber o equivalente, não deixe que lhe explorem, que avaliem seu potencial a nível salarial, pois o que você sabe, o que você faz não tem preço a ser estipulado, a não ser por você. Não deixe que a dificuldade financeira faça de você mais um escravo, sempre haverá uma nova porta, alguém que não vê o homem como máquina e sim como seu semelhante. O dinheiro não compra tudo, principalmente ao que se refere às emoções e à espiritualidade, mas a nível físico é a mola mestra para a sobrevivência mesmo que seja em nível modesto e o mesmo deve ser buscado como solução dos problemas econômicos, como forma de liberar e quitar preocupações.

 

C

 

Caráter

O caráter de um indivíduo é observado pelo seu modo de agir, que diz respeito a sua identidade que é única. Os atributos que compõe este caráter, bom ou ruim fazem, parte do comportamento moral que resulta de seu convívio familiar e social. O homem pode enganar a todos por um pequeno tempo, mas seus pensamentos revelam o que foge do entendimento alheio. Quando os atributos são positivos se observa as vitórias, o crescimento, o progresso, a determinação. Mesmo de forma lenta, este indivíduo é um ser realizado, pois a obra de sua vida tem alicerces estáveis. Quando o caráter é forte o ambiente externo não o afeta, pois é sua formação que determina as ações. Quando os atributos são negativos o indivíduo é coberto pela máscara ilusória da sombra da Alma. Existem várias escalas de caráter que oscilam entre os desafios e a aprendizagem, o topo é o autoconhecimento.

 

Caridade

Caridade é ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa, não é apenas uma virtude é também, o sistema contábil do Universo, que nos permite a felicidade de auxiliar para sermos auxiliados.  É o ato pelo qual deixamos fluir o Amor que abrange todas as relações com os nossos semelhantes, ou seja, a doação natural é total, sem constrangimento nenhum para com o próximo.

 

Comportamento humano

O comportamento humano é baseado em cinco emoções básicas, são reações, intensas e breves, do nosso organismo a um fato inesperado e se fazem acompanhar de um estado afetivo que poderá ser penoso ou agradável. Podem ser expressas pelo sentir que, muitas vezes, pode ser disfarçado pelo contexto do ambiente, de forma verbal onde o indivíduo traduz o que pensa e sente, onde o indivíduo mesmo sem falar, expressa através do corpo suas sensações, através da linguagem corporal.

 

Compreensão

A compreensão é mais um dos pilares da estabilidade emocional do indivíduo desencadeia a impossibilidade de comunicação. Uma família estabilizada e equilibrada consegue desenvolver este processo, de forma madura e produtiva na educação e formação de seus filhos e, ao mesmo tempo, prepará-los para o convívio com seus semelhantes de uma forma salutar. A compreensão se faz acompanhar da sabedoria de substituir o falar pelo ouvir, sem na sociedade. É possível afirmar que a ausência gera uma série de conflitos que fazer pré-julgamento, muitas vezes desnecessários e errôneos.

A maioria dos indivíduos carece de compreensão, que pode ser trabalhada através do afeto e da sabedoria, pois quem busca auxílio necessita falar, expor o que lhe incomoda. Compreender é conduzir seu semelhante à busca das soluções e não resolver suas inquietações. A compreensão para com os demais começa com o esforço de compreender a si, superar preconceitos para evitar sentimentos indignos ou desnecessários que são obstáculos no processo de ascensão. Compreensão significa, em primeiro lugar, conhecer não somente as atuações ou condutas, mas indagar sobre as causas das manifestações.

 

Ciência e Fé

A palavra Ciência deriva-se de “scientia”, ou seja, conhecimento e, conhecimento não é propriedade dos grandes Cientistas das diversas áreas da Ciência, pois o conhecimento refere-se ao Tudo do Universo, é obtido através da pesquisa, da análise e a da conclusão do que é passível e possível de ser entendido e comprovado.   O Tudo não se restringe a comprovações científicas, pois as mesmas explicam como as coisas acontecem, mas nem sempre, o porquê acontece. Onde falha a conclusão lógica da Ciência entra a Fé e, sua comprovação é nosso Universo. Sábio é o Cientista que sabe harmonizar a Ciência e a Fé, pois poderá usar como ferramentas a observação, a experimentação e a intuição, compatíveis com sua inteligência mental, pois Fé e a Ciência não são opostas, o cético é que cria uma barreira que o impede de crer no que não pode comprovar, muitas vezes, temendo o desconhecido. O Cientista que convive mais próximo de Deus é aquele “que o tem em si” e busca proporcionar ao homem não só as benesses para sua sobrevivência, bem como, oportuniza seu semelhante, descobrir suas potencialidades e ser, “o cientista de sua existência”. Infelizmente, muitos se apegam ao lógico, ao racional e esquecem que são Seres Criados e, uns vão mais longe, querem se igualar ao Deus Criador.

 

Ciúme 

Sentimento de paixão que envolve um terceiro elemento. Sentimento de defesa do domínio, posse, exclusividade, repulsa a uma terceira pessoa. O estado psíquico de tortura de origem e natureza sentimental provocado pelo ciúme dura do intervalo da propensão para a reação até a solução do impasse.

 

Ciúme patológico

Relação a três, real ou imaginária. Desconfiança e suspeita  excessiva. A obsessão de posse exclusiva e de propriedade intocável aumenta o ódio e repulsa contra o terceiro imaginário e também contra a pessoa, objeto da paixão doentia.

 

Crítica

A crítica reproduz conhecimentos mais consistentes fazendo parte determinante do aprendizado e desenvolvimento nos desafios, mas deve ser feita com base no conhecimento do aspecto a ser criticado. Quem critica pela positividade provoca movimentação saudável na vivência humana reproduzindo conhecimentos tidos como certos. É bom observar que existe a crítica negativa a qual traz o prejuízo emocional e se torna obstáculo ao aprendizado, reforçando possível patologia não só do crítico, mas também de quem a recebeu. É preciso limitar-se à crítica da obra e não do seu autor, para que este possa produzir boas obras. O bom crítico sabe criticar com elogio sincero e autêntico porque sabe como faz e mostra o melhor caminho a ser seguido. A crítica mais eficaz é feita através de sugestões.

 

D

 

 

Despedida

O homem passa sua existência se despedindo de algo ou alguém, pode ser de um sonho, de uma meta, de uma pessoa querida. Cada despedida tem seu aspecto que lhe é peculiar e vivenciada com maior ou menor intensidade emocional. Este ato requer como qualidades a sabedoria e a humildade para entender que nada ou ninguém nos pertence, se a despedida for de bens materiais, eles apenas têm a finalidade de dar maior qualidade de conforto à nossa existência, se for de uma pessoa é necessário o entendimento de que os que nos rodeiam, aqui estão para um resgate, que poderá terminar em qualquer instante.

De que somos proprietários? Nada, pois até o sopro de vida é cedido por Deus e resgatado no momento que ele desejar. A administração da existência é nosso legado e, na despedida, por certo, não o corpo físico, mas o Espírito que nele habita terá que prestar contas do Livre Arbítrio.

Alguns norteiam sua jornada de uma forma especial e, quando termina seu ciclo de vida e ocorre sua morte biológica, a despedida é dolorosa, pois de uma forma egoísta, desejamos manter pessoas especiais ao nosso lado e, consequentemente, a ascensão do Espírito para sua Jornada de Luz é prejudicada. Mas, de qualquer forma, o ato da despedida não significa o fim e sim, a promessa de um reencontro ou prenúncio de um renascer, sem data ou hora pré-fixada, aqui ou no além.

 

Despertar

No homem, o aspecto físico é simbolizado por um invólucro chamado de corpo e permeiam este corpo, os sintomas dos conflitos pendentes que resultam em bloqueios das energias, em desarmonias resultantes em doenças gerando o desconforto físico. Desta forma, com seu despertar, o homem consegue reconhecer e desfazer as tensões somatizadas. No homem, o aspecto mental é a parte que contém a programação que cria os processos de pensamentos, no corpo físico, entre eles nossas lógicas pessoais e nossas crenças. É necessária uma autoanálise para rever seus padrões de comportamento e classificar entre os que fazem parte de sua natureza e os adquiridos como defesa para vencer os desafios. Desta forma, o despertar sinaliza a forma espontânea de ser plena sua jornada. No Homem, o aspecto emocional é a parte do ser que contém a programação que cria os sentimentos expressos através do corpo físico, neste aspecto o homem tem que reviver as sensações e emoções que lhe foram negadas ou punidas na infância, cicatrizar estas feridas e despertar para sua fase adulta, desta forma, supera as lacunas obscuras de sua personalidade, se desfaz das mazelas estagnadas do passado, pois as mesmas são dispensáveis no presente e futuro. No Homem, o aspecto intuitivo (espiritual) perfaz a soma das qualidades e a intuição. Este aspecto em equilíbrio é o alicerce dos outros quatro aspectos. Desta forma, ao despertar o homem conhece a paz e a felicidade, mas, o despertar, ocorre do interior para o exterior e a ferramenta indispensável é o “desejo consciente de mudar”.

 

Despertar Espiritual

O Homem desperta para seu caminho Espiritual quando consegue romper com os padrões que alicerçaram seu crescimento. Este despertar ocorre após uma reforma íntima, após a conexão com sua Alma, pois a mesma é quem determina os desafios do indivíduo para seu renascer e sua evolução.

 

Desafios

No decorrer de nossas vidas nos deparamos com diversos desafios, ou seja, aspectos que teremos dificuldades de resolver, pois podemos bloquear nossa mente não desejando encará-los, transformando pedregulhos em imensas rochas ou obstáculos em nossa caminhada. Não esqueça que o ser humano aprende muito mais na dificuldade, desta forma cabe a você verificar em que ponto da escala ela está e procurar estabilizá-la principalmente, não se deixar vencer pela negatividade. Cada indivíduo tem seu desafio, ele varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem uma fragilidade em sua constituição. Conhecendo seus desafios você conhecerá a direção do progresso e do sucesso. Os desafios fazem partes dos marcos da vida do homem, mas oscilam nas faixas etárias, de indivíduo para indivíduo. No Ciclo Formativo é quando a personalidade se forma de acordo com sua formação familiar, no Ciclo Produtivo é quando o homem descobre suas fragilidades e potencialidades, amadurece e cria sua consciência. Este é considerado o ciclo mais importante, pois nele estão contidas as exigências de sua vida, é onde ele ara e aduba a terra, fazendo sua semeadura. No Ciclo da Colheita os desafios, muitas vezes, são dolorosos, pois o homem colherá o que produziu e os bloqueios que, não o deixaram vencer os desafios na época determinada poderá comprometer esta colheita. Neste ciclo o homem terá que aceitar as transformações e renascer para uma nova vida.

 

Decisões Intuitivas

O que mais observamos ao nosso redor são pessoas que tomam decisões cruciais na vida baseadas em um mínimo de informações, as quais nem sempre conduzem ao sucesso. Agir da melhor maneira possível significa, normalmente, optar baseando-se na maior quantidade e qualidade das informações disponíveis, processadas de forma sistemática. Isto deve ser feito não só pelo intelecto e sim pela mente como um todo, razão e emoção, e levado a cabo através de um plano de ação coerente e organizado, com bastante autodisciplina. É importante nos conscientizarmos de o que não escolhermos também não nos escolherá. E também que nenhuma ação posta em prática pode ser desfeita sem algum custo, pois tudo na vida tem um preço, seja em tempo, dinheiro, esforço, atenção ou conhecimento, que são os principais recursos da vida de onde todas as coisas são feitas.

A frequência com que tomamos decisões erradas faz com que muitas vezes a vida seja uma permanente insatisfação. O homem não pode viver sob a bandeira do determinismo é sim, eliminar sua visão fatalista e passiva, a qual impede as mudanças em sua vida. O futuro será vivenciado de acordo com os alicerces construídos no presente

Na realidade o futuro não é pré-determinado (determinado previamente). O futuro pode ser sim “determinado” (de agora para o término), no sentido de que é uma extensão do presente, uma continuação lógica deste. E para escolher o nosso futuro, precisamos aprender a agir da melhor maneira possível neste presente.

Muitos se consideram emotivos, passionais, instintivos. E tomam decisões principalmente baseadas em seus impulsos momentâneos. Tais pessoas renegam a lógica fria, alegando que o mundo é complexo para avaliar todas as questões. São intitulados de “aqueles que pensam apenas com o lado direito do cérebro”, com nossa parte emocional.

Outros se consideram: lógicos, analíticos e racionais e tomam decisões principalmente, baseadas em deduções, com base nos fatos disponíveis. Tais pessoas costumam ridicularizar o comportamento impulsivo das anteriores, considerando que reagem apenas de forma “animal”, sem usar o pensamento dedutivo, que é apanágio exclusivo do ser humano. São muitas vezes chamadas de “pensadores do lado esquerdo do cérebro”, como é chamada a nossa parte racional.

A maioria se situa em um meio termo entre esses dois extremos. Porém, essa mesma maioria não possui uma posição definida de como deve ser a melhor forma de pensar e resolver problemas. E por isso procede muitas vezes de forma impulsiva e outras de forma racional – sem avaliar adequadamente em quais momentos é melhor optar por uma decisão emocional e em quais é melhor optar por uma decisão racional. A motivação para agir de uma forma ou de outra é claramente externa, proveniente das circunstâncias, não um procedimento auto orientado. São indivíduos eminentemente reativos, não proativos perante um problema.

Não é suficiente utilizar-se apenas formas lógicas de pensar e tomar decisões, acreditando que todo tipo de questões de vida pode ser resolvido desta forma. Como também não é suficiente nos apoiarmos apenas em formas emocionais e impulsivas de agir. O importante é conciliar, estas duas vertentes. Os atuais conceitos sobre Inteligência Emocional mostram efetivamente a importância de obtermos o equilíbrio entre estas duas formas de pensamento. A conciliação não passa apenas por uma verificação sobre o que a nossa lógica e nossa emoção estão nos dizendo. Muitas vezes estes dois aspectos estão em conflito. Podemos, por exemplo, dispor de várias alternativas de ação, todas elas com seus prós e contras, e nosso intelecto não dispõe de fatos suficientes para escolher. E podemos também, estar com sensações de ansiedade não específicas sobre os vários cursos de ação, com nossa emoção contaminada por crenças de limitação sobre nossas capacidades e recursos – atitudes que muitas vezes são intituladas como “autossabotagem”. É importante que possamos integrar estas duas ferramentas – o pensamento lógico e o pensamento emocional – debaixo da égide de uma terceira forma de pensar mais elevada – e esta pode ser chamada de pensamento intuitivo.

 

Desígnios kármicos

Quando ocorre uma tragédia muitos se questionam, acaso, destino, fatalidade, castigo? Nós espíritas aprendemos que além do Karma individual existe o Karma coletivo, das cidades, estados e nações, ou seja, cada indivíduo habita o local a ele destinado para o cumprimento do resgate, encarnados que semearam os mesmos pensamentos, palavras e obras, em vidas passadas de forma nociva e coletiva, principalmente em locais onde atuam as catástrofes, relacionadas com os quatro elementos, Ar, Água, Terra e Fogo. Na hora da colheita, que simboliza o resgate do Karma estes seres estarão juntos e cumprindo as Leis Espirituais: Lei de Ação e Reação ou de causa e efeito e à Lei de Evolução ou de Progresso. Observa-se nas tragédias coletivas que alguns indivíduos saem ilesos, outros com poucos ferimentos físicos, mas todos terão que conviver com sequelas emocionais como lição de vida, pois no resgate não estava determinada a morte física, mas conviver com fantasmas da tragédia por um tempo indefinido. E aqueles que deveriam estar juntos, mas não embarcaram no voo? São os escolhidos como mensageiros, por possuírem um Karma mais leve e com este aprendizado, além de alterar o rumo de seu Livre Arbítrio estarão imbuídos de praticar, uma semeadura salutar entre a humanidade, para a harmonia universal.

 

 

Dia dos namorados

Amanhã, é dia dedicado aos namorados, mais um dia de exploração na área financeira, pois namorado (a) tem que gastar para presentear seu amado (a). Desde quando é necessário gastar para evidenciar o sentimento mais lindo que existe, O AMOR? Isto faz parte da cultura, mas as pessoas, embora inteligentes, não conseguem se apartar dos costumes e, se esmeram para agradar, se permitindo transbordar em “melosidade”, entre atenções e carinhos. O “amor” é que deveria ser parabenizado, pois sem ele, não existiria, “namorados” e, este sentimento deve ser compartilhado no dia-a-dia, em todos seus segundos e alimentado, pois sentimentos sem alimentos fenecem. Namore o olhar, a palavra, os gestos carinhosos ou bruscos, o carisma, a antipatia, o ronco na hora de dormir, o rosto amassado quando amanhecer, a compreensão ou incompreensão, a chatice, enfim, namore seu companheiro (a) em todos os segundos da vida, este gesto vai amadurecer o sentimento e torná-lo duradouro. Desta forma, você transformará o “Dia dos Namorados”, em uma data cotidiana. “O sentimento chamado AMOR não vê distancias, barreiras, etnias, sexo, credos e idade, ele é intemporal”

 

Diligência

Diligência é a virtude humana de seguir um objetivo de vida, conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do objetivo. É também uma das Sete virtudes do cristianismo. investigação oficial, execução de certos serviços judiciais fora dos respectivos tribunais ou cartórios.

 

Dignidade

A dignidade se baseia no reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros.

 

Doenças

As doenças são produzidas pelas nossas emoções negativas e são retidas no corpo pela atenção que damos a elas. Se você sente uma dor não foque sua energia no que sente, não converse com outras pessoas sobre o que sente, ao contrário substitua por outra emoção benéfica, caso contrário, atrairá esta energia para sua vivência. As raízes de suas doenças estão nas emoções negativas, é seu dever restabelecer o equilíbrio e buscar a cura em seu interior o processo natural de regeneração, pois doença não é um estado normal do organismo e sim um alerta de que algo está ocorrendo de anormal.

 

 

E

 

Emoção

A emoção e a inteligência se relacionam em todo o percurso psicológico do indivíduo e o ideal seria encontrar um equilíbrio entre reações afetivas e inteligência, mas nem sempre é possível devido à intensa subordinação emocional em determinados indivíduos, porém a relação entre emoção e inteligência é realmente intensa. Nossas emoções estão ligadas as sensações corporais diante de situações específicas e podem variar de intensidade em uma escala sutil à forte. É necessário diagnosticar qual desses aspectos ou qual a combinação destes aspectos está afetando o Plano Emocional, pois reconhecendo a causa, o indivíduo busca o equilíbrio que é fundamental em sua existência. Quando criança, ao ser percebido pelos pais um descontrole emocional deve ser de imediato tratado, pois quando adulto a cura é mais difícil em virtude do medo em enfrentar  desafios.

 

Estações da Vida

Nossa Vida é uma viagem e tem como itinerário as cinco estações, Karma – o que temos que saldar; o Livre Arbítrio – nossas escolhas; Autoconhecimento – a consciência do que realmente somos; Felicidade – a soma de realizações; Frustração - soma de traumas e tabus. Os seres são os veículos que se encontram e desencontram e, em sua caminhada, conhecem sensações, emoções e sentimentos adversos, muitas vezes adquirindo novos Karmas. Os caminhos do Bem e o Mal são opções onde serão plantadas as sementes para a colheita.

As dádivas aí estão, é só olhar para a direção certa, as oportunidades são as mesmas, a vitória é a marca do homem inteligente, criativo e sadio de pensamentos. Muitas vezes o homem retorna as estações por não ter vivenciado os desafios quando se apresentaram e os mesmos tornam-se obstáculos mais difíceis de transpor, mas nunca intransponíveis. Em hora pré-fixada o homem se despe de seu envoltório carnal, pois é chegado o momento do retorno e o Livro de Vida com seus registros, é analisado e, após ajustes, a bagagem Kármica pode ser acrescida ou diminuída, para um novo renascer e uma nova viagem pelas Estações da Vida.

 

Estabilidade

Não esqueça que é necessário desejar e decretar que você quer sua estabilidade com uma frase afirmativa, como exemplo: Eu sou uma pessoa estabilizada, pois tenho um trabalho estável que me proporciona uma ótima situação financeira. Muitos, dirão, mas não consigo emprego, muito menos um estável e que ganhe bem, esta afirmação não lhe permitirá conhecer a estabilidade. Você tem que pensar grande, usando sua imaginação criativa e, visualizar o que sua competência profissional pode gerir. Visualize uma grande empresa, um grande escritório ou seu próprio negócio, os objetos externos são de grande importância para as realizações e os internos como sensações de desânimo e a falta de coragem devem ser extirpadas. As emoções e pensamentos estão em contínua transformação, em perene flutuação, desta forma, o viver e atuar de forma objetiva é um caminho, completamente novo. Se quisermos que cada ato, cada experiência, cada trabalho, seja de energia projetiva para a estabilidade, use sua energia mental de forma consciente e determinante, analisando, edificando e projetando para seu mundo exterior, pois você sabe o que quer e, com todas suas forças, com todos os seus meios, conhecerá o caminho do emprego e da estabilidade.

 

Esperança

Esperança é uma crença  emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com circunstâncias da vida pessoal, requer certa perseverança em crer que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. É estar pronto para aquilo que ainda não nasceu e não se desesperar se não ocorrer este nascimento em nossa existência.

 

Estabilidade

Não esqueça que é necessário desejar e decretar que você quer sua estabilidade com uma frase afirmativa, como exemplo: Eu sou uma pessoa estabilizada, pois tenho um trabalho estável que me proporciona uma ótima situação financeira. Muitos, dirão, mas não consigo emprego, muito menos um estável e que ganhe bem, esta afirmação não lhe permitirá conhecer a estabilidade. Você tem que pensar grande, usando sua imaginação criativa e, visualizar o que sua competência profissional pode gerir. Visualize uma grande empresa, um grande escritório ou seu próprio negócio, os objetos externos são de grande importância para as realizações e os internos como sensações de desânimo e a falta de coragem devem ser extirpadas. As emoções e pensamentos estão em contínua transformação, em perene flutuação, desta forma, o viver e atuar de forma objetiva é um caminho, completamente novo. Se quisermos que cada ato, cada experiência, cada trabalho, seja de energia projetiva para a estabilidade, use sua energia mental de forma consciente e determinante, analisando, edificando e projetando para seu mundo exterior, pois você sabe o que quer e, com todas suas forças, com todos os seus meios, conhecerá o caminho do emprego e da estabilidade.

 

F

 

Fraternidade

Estende a mão, não só nas horas dos sorrisos, onde no afã do entusiasmo, sua energia não é absorvida. Estende a mão quando observares que teu semelhante necessita de um carinho por seu momento angustiante. Estende a mão para ajudar teus irmãos a transporem um obstáculo, independentemente de sua fé, cor e classe social. Estende a mão quando ao teu lado estiver alguém que se ausenta, pois este contato físico transmitirá teu afeto. Estende a mão para apoiar uma criança que dá seus primeiros passos e ao velho que não consegue mais caminhar, para que sinta teu apoio, teu incentivo. Estenda a mão para acariciar aquele que se despede da vida, para que sinta o quanto foi amado por ti. Estenda as mãos unidas à Deus pedindo que renove tuas energias, para que sempre possas mostrar tua beleza interior, teu crescimento espiritual em prol de uma humanidade que dos sentimentos nobres, está perdida.

 

Flexibilidade

O Homem flexível adapta seu comportamento às circunstâncias cotidianas sem perder a identidade. Esta qualidade é resultante da lógica, não se deixando envolver pela emoção, ou seja, ter atitudes que não prejudiquem o semelhante, interagindo, buscando soluções pertinentes, sempre usando de transparência. Ser flexível não significa ceder sempre e sim exercer a vibração do amor em uma sintonia única, permitindo que todos expressem opiniões e que o bem comum se sobreponha. A linguagem da flexibilidade não é única, varia de acordo com o conhecimento do temperamento de quem é o objeto do diálogo. Uma família, uma sociedade, com atitudes flexíveis obtém resultados produtivos entre seus membros, permitindo que todos sejam realizadas e felizes. A flexibilidade se faz acompanhar da inteligência mental, do equilíbrio emocional, da justiça e da igualdade.

 

Fé é uma firme convicção de que algo seja verdade, mas sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos em algo ou alguém. A palavra Fé veio da palavra grega pí·stis e transmite a ideia de confiança, firme persuasão, portanto, pode simbolizar crer e confiar. A Fé inabalável é a que pode encarar frente a frente a razão,  em todas as épocas da Humanidade. A fé sincera e verdadeira é sempre calma, sabe esperar, pois tem seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, rumo ao objetivo definido.

 

Falando de Terrorismo

“Os terroristas são seres de mentes insanos que com seus atos “terroristas” sob diversas bandeiras como “etnias”, “religiosidade”, “política social”, etc., cometem atrocidades contra seus semelhantes”.

Estas organizações deixam o mundo e os governos perplexos, por sua criatividade e capacidade de gerir, o que os faz fortes é que são unidos e trabalham por um objetivo único, são elos de uma corrente que não se rompe.

Muitas das ramificações religiosas falam da chegada do Anticristo, minha percepção diz que ele está dentro de cada homem, simbolizado por um sentimento denominado “ÓDIO”, os de mente saudável não permitem que ele aflore e os de mente insanos, como um carro desgovernado, alimentados pelas atitudes resultante da corrupção moral das Nações, permitem sua bestialidade interior fluir.

As guerras sempre existiram na humanidade, já tivemos duas, mas o terrorismo a partir do século XX é considerado um fenômeno social, pois suas ações são de extermínio total e geral, como se seus praticantes, fossem deuses justos com um objetivo único “limpar a humanidade dos ímpios, para um mundo puro e feliz”.

A morte de um líder terrorista não significa o fim e sim, a ferramenta necessária para que o mesmo se propague e se infiltre com resultados nefastos. Não é cabível medidas serem tomadas após as tragédias, as mesmas devem ser colocadas em práticas como defesas e isto só ocorrerá com a união de todas as Nações em busca da Paz Mundial, pois se perderem a força neste desafio, a História registrará a Terceira Guerra Mundial e desta vez, fazendo parte o pelotão das trevas.

 

Felicidade

Falar em felicidade lembra alegrias, sorrisos, lazer, convívio. Ela não está atrelada às situações do cotidiano ou agentes propulsores externos. É uma sensação interna e faz parte do desejo de era feliz. O sorriso é uma arma invencível para combater a infelicidade, não aquele forçado que movimenta os lábios para agradar a outrem e, sim o sorriso da alma, que analisa nossos pensamentos, palavras e obras e retribui na com dádivas divinas. Sorria em todos os segundos de sua vida, pois um dia sem sorrir é sinal de uma lágrima a deslizar.

Cuide de seu corpo mental, pois a mente é muito imaginativa e o coração é muito emotivo. No dia a dia várias situações são colocadas à prova e, muitas vezes o ser sem preparo para superar os obstáculos, sucumbe aos espíritos que sugam seus corpos astrais. Reaja, lute, pois você tem o dever de auto proteger-se, não entregue suas energias para seus inimigos, pois como filho de Deus você tem o direito de viver banhado de luz.

Cuide de sua auto-estima e faça uma autoanálise e coloque nos pratos de uma balança imaginária o que fez de bom e de ruim para si próprio, se pergunte quantas vezes plantou a semente da prosperidade, da sorte. Quantas vezes você disse sou forte, capaz e vencerei. Permita que sua mente idealize sua meta com objetivos concretos. Acredite – você é capaz de realizá-los.

Cuide de seu corpo físico e analise alimentação, vícios, hábitos salutares, o que deve e o que pode para manter em forma sua saúde. A saúde é uma das principais preocupações do ser e, com seus órgãos afetados, ele não produz, não raciocina e torna-se dependente de produtos químicos que dilaceram seu interior.

Cuide de seu corpo emocional. Você sabe que 50% de suas vitórias ou de suas derrotas estão afetas a este plano. Se o mesmo estiver desordenado você nunca se sentirá vitorioso, pois ele afeta todos os outros aspectos do ser humano. Pare, ultrapasse os obstáculos com a lógica e verá que o grão de areia tomou uma proporção tão intensa que se transformou em uma rocha sólida a qual você bloqueou e não pode transpor. Deixe suas sensações guardadas para os eventos alegres.

Cuide de seu plano intuitivo. Um dos fatores que você deve polir é seu lado espiritual. Não importa sua fé ela tem que ser desenvolvida, pois faz parte dos outros 50% de sua vida que não pertence ao mundo terreno. Neste plano está seu fogo interno, seu SELF, ou sua essência. Viaje por seu interior e descubra o que ela contém, o que deseja, o que projeta e vá em busca dessas realizações, pois viver por viver fará de você, um ser sem realizações.

 

Futuro

Na realidade o futuro não é pré-determinado (determinado previamente). O futuro pode ser sim “determinado” (de agora para o término), no sentido de que é uma extensão do presente, uma continuação lógica deste. E para escolher o nosso futuro, precisamos aprender a agir da melhor maneira possível neste presente. Muitos se consideram emotivos, passionais, instintivos. E tomam decisões principalmente baseadas em seus impulsos momentâneos. Tais pessoas renegam a lógica fria, alegando que o mundo é complexo para avaliar todas as questões. São intitulados de “aqueles que pensam apenas com o lado direito do cérebro”, com nossa parte emocional.

Outros se consideram: lógicos, analíticos e racionais e tomam decisões principalmente, baseadas em deduções, com base nos fatos disponíveis. Tais pessoas costumam ridicularizar o comportamento impulsivo das anteriores, considerando que reagem apenas de forma “animal”, sem usar o pensamento dedutivo, que é apanágio exclusivo do ser humano. São muitas vezes chamadas de “pensadores do lado esquerdo do cérebro”, como é chamada a nossa parte racional.

A maioria se situa em um meio termo entre esses dois extremos. Porém, essa mesma maioria não possui uma posição definida de como deve ser a melhor forma de pensar e resolver problemas. E por isso procede muitas vezes de forma impulsiva e outras de forma racional – sem avaliar adequadamente em quais momentos é melhor optar por uma decisão emocional e em quais é melhor optar por uma decisão racional. A motivação para agir de uma forma ou de outra é claramente externa, proveniente das circunstâncias, não um procedimento auto orientado. São indivíduos eminentemente reativos, não proativos perante um problema.

Não é suficiente utilizar-se apenas formas lógicas de pensar e tomar decisões, acreditando que todo tipo de questões de vida pode ser resolvido desta forma. Como também não é suficiente nos apoiarmos apenas em formas emocionais e impulsivas de agir. O importante é conciliar, estas duas vertentes. Os atuais conceitos sobre Inteligência Emocional mostram efetivamente a importância de obtermos o equilíbrio entre estas duas formas de pensamento. A conciliação não passa apenas por uma verificação sobre o que a nossa lógica e nossa emoção estão nos dizendo. Muitas vezes estes dois aspectos estão em conflito. Podemos, por exemplo, dispor de várias alternativas de ação, todas elas com seus prós e contras, e nosso intelecto não dispõe de fatos suficientes para escolher. E podemos também, estar com sensações de ansiedade não específicas sobre os vários cursos de ação, com nossa emoção contaminada por crenças de limitação sobre nossas capacidades e recursos – atitudes que muitas vezes são intituladas como “autossabotagem”. É importante que possamos integrar estas duas ferramentas – o pensamento lógico e o pensamento emocional – debaixo da égide de uma terceira forma de pensar mais elevada – e esta pode ser chamada de pensamento intuitivo.

 

Falando de Despedida

O homem passa sua existência se despedindo de algo ou alguém, pode ser de um sonho, de uma meta, de uma pessoa querida. Cada despedida tem seu aspecto que lhe é peculiar e é vivenciada com maior ou menor intensidade emocional. Este ato requer como qualidades a sabedoria e a humildade para entender que nada ou ninguém nos pertence, se a despedida for de bens materiais, eles apenas têm a finalidade de dar maior qualidade de conforto à nossa existência, se for de uma pessoa é necessário o entendimento de que os que nos rodeiam, aqui estão para um resgate, que poderá terminar em qualquer instante.

De que somos proprietários? Nada, pois até o sopro de vida é cedido por Deus e resgatado no momento que ele desejar. A administração da existência é nosso legado e, na despedida, por certo, não o corpo físico, mas o Espírito que nele habita terá que prestar contas do Livre Arbítrio.

Alguns norteiam sua jornada de uma forma especial e, quando termina seu ciclo de vida e ocorre sua morte biológica, a despedida é dolorosa, pois de uma forma egoísta, desejamos manter pessoas especiais ao nosso lado e, consequentemente, a ascensão do Espírito para sua Jornada de Luz é prejudicada. Mas, de qualquer forma, o ato da despedida não significa o fim e sim, a promessa de um reencontro ou prenúncio de um renascer, sem data ou hora pré-fixada, aqui ou no além.

 

Falando em Obediência

A obediência é um dos pilares da educação e formação ao encargo da família, pois o indivíduo, desde a tenra idade tem que ser preparado para obedecer. Esta virtude tem que ser trabalhada de acordo com a faixa etária sempre esclarecendo a necessidade da obediência aos membros da família, professores e autoridades que cuidam da ordem social. Desta forma é desenvolvida a responsabilidade pessoal, a qual facultará ao indivíduo discernir se as ordens que recebe são passiveis de obediência ou se, de alguma forma, ferem seus princípios morais.

 

Falando de verbos

Saber: Dedique-se ao seu autoconhecimento e conheça suas potencialidades, aprenda o que fazer, como fazer, quando fazer e também, quando não fazer. Ao adquirir a sabedoria na imediatidade você, aprende que tudo floresce no tempo certo.

Querer: Acredite em você, em suas habilidades, que o Universo estará sempre a sua espera para suprir suas necessidades, crie técnicas para visualizar suas metas com clareza e objetividade, dê uma direção à sua vida, não permitindo ser conduzido.

Ousar: Não tema o próximo passo, não tema desvendar o horizonte, o sucesso está oculto, é necessário usar sua inteligência mental para mudar as circunstâncias, controlar a si e seu meio ambiente, nortear suas energias apenas em um projeto por vez.

Calar: O silêncio sobre ideias é o salvo conduto para a vitória, desta forma você está dando imunidade à sua energia, comunique após a concretização dos fatos. O hábito de “calar” proporciona o desenvolvimento de outro hábito, “escutar”, o qual direciona para aprendizagem.

 

 

G

 

Generosidade

Um sentimento considerado obsoleto, nas mentes ocas e despidas de sensibilidade, que semearam em emoções áridas e sem germinar, hoje se tornou praga. As pestes do desamor e vaidade substituíram os nobres sentimentos, pois para o homem é mais fácil dar esmolas que ofertar amor como alimento. Generosidade é herança da doação, mais que uma palavra é um ato que transborda energia e luz e abre portas de nossa essência divina. Generosidade, ultrapassa distâncias, raças e credos.

 

 

H

 

Histeria

É uma neurose marcada especialmente pela labilidade emocional. No campo interno do indivíduo, ela se manifesta através de sintomas como a paralisia, a cegueira, a surdez, entre outros. Os histéricos normalmente perdem o controle, pois se encontram sob intensa pressão do pavor radical que os atinge. Ela geralmente se manifesta quando a ansiedade latente se transforma em um sintoma orgânico, ou seja, ocorre uma somatização. As perturbações que atingem os pacientes histéricos são de ordem sensorial e motora. Entre as primeiras estão os distúrbios da visão, da audição, do paladar e do tato, excesso de sensibilidade ou anestesia geral, dores intensas, sem nenhuma origem orgânica. As motoras abrangem desde a paralisia completa, os tremores, os tiques nervosos, até contrações e convulsões. Outros sintomas histéricos são a perda completa ou parcial da voz, tosse, vômitos e soluços. Mais raramente observa-se a incidência de amnésia e de sonambulismo.

 

Humildade

Humildade vem do Latim “humus” que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, reverência e submissão, demonstra respeito para com o semelhante.

 

I

Ideia

Para que haja uma ideia, tem de haver primeiro uma mente, pois a mesma é o produto da mente, Mente/ideia possuem afinidades. A Mente causa/gera ideias semelhantes/efeitos. Assim, para entender a ideia, deve-se começar por entender a mente que a concebeu. A mente não tem forma qual objeto material, sua forma é antes um modo de agir mental. Os pensamentos dessa mente têm a forma da ação dessa mente, a direção de seus interesses, a consecução de seus ideais. Cada ideia tem suas qualidades, que torna o homem uma individualidade e se a ideia concebida não contiver as qualidades, estas não podem ser incluídas no objeto. Cada ideia é uma unidade absolutamente indestrutível, imóvel, imutável, intemporal, eterna e, do conjunto de ideias é que o homem traça seu caminho em seus quatro planos de consciência ou expressão.

 

Inveja

Sentimento de cobiça de possuir o bem alheio. Sentimento de desgosto e pesar pelo bem ou pela alegria de outrem. Surge em pessoas com tendência ao fracasso, nas que são ou se sentem excluídas ou rejeitadas e nas que desejam mais do que a própria capacidade pode proporcionar. Normalmente, as pessoas sentem inveja dos seus iguais ou em mais ou menos do mesmo nível e daqueles inferiores que passam à sua frente em capacidade, força, potência ou recursos.

 

Intuição

A Intuição é capaz de fornecer de forma instantânea uma compreensão a respeito da realidade, ou de uma forma não necessariamente instantânea mais sem dúvida indefinidamente mais rápida que a razão, o responsável pela mística humana e a base de todas as religiões, além de influenciar em todas as outras formas de interação com o mundo, ainda discutível e misteriosa.  Outra questão é quanto ao fato de confundirmos medos, pressentimentos e até mesmo superstições com intuição. É necessário considerar as diferenças entre intuição, insight, pressentimento e presságio O pressentimento seria uma impressão ou sentimento de que um fato irá ocorrer. Já o presságio é um fato a partir do qual se supõe que ocorrerá um evento não relacionado a ele, ou seja, o que se costuma rotular de sinal.

 

J

 

Justiça

A Justiça é mais um sentimento básico que rege a Humanidade, objetiva a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio). Está alicerçada nos direitos e deveres de forma igualitária e seu entendimento inicia na base familiar, na educação e formação do indivíduo para que o mesmo esteja apto a conviver com a sociedade, ensinando a respeitar leis, regras e todos os tipos de acordo com os quais se envolverão no decorrer da vida.  O homem só aprenderá a ser justo com seus semelhantes, quando colocar nos pratos da balança seus atos e se autojulgar.

 

Juízo

O juízo deve ser cultivado pelo homem para que o mesmo possa ter discernimento correto de seus valores, caso contrário seu julgamento será sempre deficiente. O juízo também é conhecido como o senso crítico, tanto da decorrência de pensamentos, palavras e obras produzidos em nossos quatro planos de consciência ou expressão, como os de nossos semelhantes. O homem intelectual de certa forma está com seu discernimento mais apurado embasado pelo estudo, autoconhecimento e o convívio social, pois busca enriquecer e aprofundar-se em suas crenças, de maneira refletida. Mesmo assim, o espírito crítico pode gerar conflitos, pois para muitos, a verdade é a sua e não a da maioria. Dessa forma, o homem traça um caminho com frustrações, muitas vezes vivendo na solidão por um juízo mal conduzido.

 

L

 

Lição do Perdão

Falar de perdão é falar de um sentimento muito sublime, o qual, nem todos os homens estão preparados para vivenciá-lo. A vida, desde seus primórdios, é uma luta constante para a sobrevivência, onde está registrado que o “maior vence” e o “menor é derrotado”. Baseado nestas duas palavras o homem, ou desenvolve o aspecto da superioridade ou inferioridade. Os poderosos magoam e os humildes alimentam-se da mágoa e, este processo passa de geração para geração distanciando a igualdade entre os semelhantes. Os agentes da mágoa são seres com uma psique afetada, bem como os seres afetados, pois deram uma importância muito relevante ao fato permitindo que ocupasse um grande espaço em seus quatro planos de consciência ou expressão: Físico  -  baixa resistência imunológica; Mental – perca da capacidade de clareza mental, objetividade, ousadia e coragem; Emocional: mau humor, angústia, desequilíbrios, depressão; Intuitivo: perca da energia vital e, conseqüentemente da energia espiritual

É necessário, tanto para o agente como o condutor da mágoa, aprender a perdoar a si em primeiro lugar, para posteriormente, com o coração limpo de sentimentos nefastos, perdoar, seus semelhantes. Desta forma, o homem necessita iniciar seu processo de autoconhecimento e reciclagem, se conscientizar que o passado não pode ser dissolvido, portando não pode ser modificado, que um futuro não pode ser construído com as energias estagnadas, que o tempo de “real valor” é o segundo presente, onde um grande marco de vida pode ser construído. Use as últimas horas do dia para refletir sobre a necessidade do perdão, pois o ressentimento é um dos mais significativos fatores da infelicidade humana e o perdão é a retirada da máscara da covardia, pois é mais fácil culpar o “outro”, o “universo” e “Deus”, desenvolver um processo de vítima, onde a autopunição e a autodestruição é o lema da inércia de um Livre Arbítrio.

 

Livre Arbítrio

Faz parte de nossa jornada desde o nascimento sendo um assunto ainda muito discutido até porque se torna necessário o homem ter a coragem de enfrentar sua imagem real no espelho da mente, reconhecer seus erros e desejar acertar. Como exemplo de “Livre Arbítrio” negativo eu descrevo a ação maléfica do homem para com a Natureza, a Mãe Terra.  Nossa natureza é composta de quatro elementos Fogo/Ar/Água/Terra e, sempre que o homem fere uma dessas energias se depara com a “Lei do Retorno”, ou seja, maremotos, terremotos, vendavais, incêndios, tudo isto porque esses elementos são energias e ao homem é devolvido o sofrimento com intensidade igual ou maior, é uma forma que a natureza tem para destruir as cristalizações negativas dos homens. O espírito que habita o homem foi premiado com luz e o homem com a inteligência, somando estas duas potencialidades energéticas não é cabível o ingresso no caminho do mal. Livre Arbítrio é a livre escolha dos pensamentos, palavras e obras e a prática de atrocidades significa a compra de um novo Karma, não aquele que o espírito trouxe em sua bagagem e sim aquele que é somado pela negligência do ser. Independente da fé, raça e cultura ao homem é dado o direito de escolher, sendo essencial em sua jornada e até porque faz parte de sua criação a imagem e semelhança de Deus. A opção do mal não foi predestinada é uma escolha do homem. Creio que os atos maléficos, provêm de um Ego super alimentado de vaidade, ou seja, com atos previamente maquinados e determinados a atingir algo ou alguém, não deixando ver as graves consequências que resultarão das insanidades.

 

Lealdade

A Lealdade é um compromisso que garante não prejudicar o interesse ou bem-estar dos semelhantes. A decisão de ser leal pode ser racional, pois nem sempre o afeto está envolvido, é um sentimento necessário em qualquer aspecto da vida, está ligada a certos tipos de associações naturais ou convencionais como a família, profissão e religião, ou seja, a lealdade é exercida com aqueles que nos identificamos, as quais podem ser profundas e, muitas vezes são inquestionáveis. Geralmente é vista como um princípio universalista, pois além de ser uma virtude é um dever de todos nós e seu início se processa em nossa família, sendo leais com nossos parentes. A Lealdade se faz acompanhar da verdade e respeito que torna a convivência com nossos semelhantes salutar e impede que exercitemos a mentira. O indivíduo ao dizer “Sim” se compromete com algo ou alguém e, muitas vezes, dá a palavra sem pensar nas consequências de seu ato ou na certeza do seu cumprimento. Desta forma, seja leal em primeiro lugar com seus princípios, na conscientização do que é capaz de ofertar e após se comprometa com seu semelhante e pratique a lealdade.

 

Liberdade

A noção de liberdade “poder fazer o que se deseja na hora que se quer”, fica apenas como noção, na realidade é bem diferente, nenhum indivíduo é totalmente livre, pois está ligado há vários seguimentos que muitas vezes, atuam como elos opressores. O homem está ligado à herança de seus antepassados em todos os aspectos de sua vida, aos padrões morais, familiares, religiosos, etc. Este homem cresce rodeado de tabus, críticas, a palavra não é uma constante em sua vida, bem como, o rótulo de pecado, em todas suas ações e pensamentos, dessa forma, sua consciência é manipulada e comprometida e, o homem esquece que é uma unidade. O primeiro elo deste homem está ligado à consciência, pois o homem pode enganar a todos, menos a ele e, qualquer infração cometida gera muitas vezes, a autopunição e a autodestruição. São inúmeros os aspectos onde é necessário exercer a liberdade e que devem ser analisados, minuciosamente, para que você conclua de que forma está conduzindo seu tesouro precioso – “sua liberdade”. Liberdade pode ser analisada sob diversos aspectos:

Plano Físico: praticidade, eficiência, trabalho, honestidade, aventura, esperteza, adaptabilidade, versatilidade, audácia, expressão, otimismo, profissões, mudanças, ideais políticos. Plano Mental: raciocínio, pensamento, lógica, criatividade, determinação, espírito de liderança, independência. Plano Emocional: imaginação, sensibilidade, diplomacia, paciência, adaptação às mudanças, impulsividade, arte em geral, disciplina, afetividade em geral. Plano Intuitivo ou espiritual: religiosidade, análise, intuição, energia interior, coragem, autoconhecimento. Muitos homens, por comodidade ou até mesmo para não causar mágoas à terceiros, relegam sua liberdade para amanhã, e esquecem que um presente sem satisfação interior é o causador de fracassos e, de uma velhice infeliz, no futuro.

 

M

 

Mandamentos da felicidade

Deseje ser feliz. O sorriso é uma arma invencível para combater a infelicidade, não aquele forçado que movimenta os lábios para agradar a outrem e, sim o sorriso da alma, que analisa nossos pensamentos, palavras e obras e retribui na com dádivas divinas. Sorria em todos os segundos de suas vidas, pois um dia sem sorrir é sinal de uma lágrima a deslizar.

Cuide de seu corpo mental. A mente do ser é muito imaginativa e o coração é muito emotivo. No dia a dia várias situações são colocadas à prova e, muitas vezes o ser sem preparo para superar os obstáculos, sucumbe aos espíritos que sugam seus corpos astrais. Reaja, lute incessantemente, pois você tem o dever de se auto proteger, não entregue suas energias para seus inimigos, pois como filho de Deus você tem o direito de viver banhado de luz.

Cuide de sua auto-estima. Faça uma autoanálise e coloque nos pratos de uma balança imaginária, o que fez de bom e de ruim para si próprio, se pergunte quantas vezes plantou a semente da prosperidade, da sorte. Quantas vezes você disse sou forte, capaz e vencerei. Permita que sua mente idealize sua meta com objetivos concretos. Acredite – você é capaz de realizá-los.

Cuide de seu corpo físico. Analise alimentação, vícios, hábitos salutares, o que deve e o que pode fazer para manter em forma sua saúde. A saúde é uma das principais preocupações do ser e, com seus órgãos afetados, ele não produz, não raciocina e se torna dependente de produtos químicos que dilaceram seu interior.

Cuide de seu corpo emocional. Você sabe que 50% de suas vitórias ou de suas derrotas estão afetas a este plano. Se o mesmo estiver desordenado você nunca se sentirá vitorioso, pois ele afeta todos os outros aspectos do ser humano. Pare, ultrapasse os obstáculos com a lógica e verá que o grão de areia tomou uma proporção tão intensa que se transformou em uma rocha sólida, a qual você bloqueou e não pode transpor. Deixe suas sensações guardadas para os eventos alegres.

Cuide de seu plano intuitivo. Um dos fatores que você deve polir é seu lado espiritual. Não importa a escolha de sua, fé ela tem que ser desenvolvida, pois faz parte dos outros 50% de sua vida que não pertence ao mundo terreno. Neste plano está seu fogo interno, seu SELF, ou sua essência. Viaje por seu interior e descubra o que ela contém, o que deseja, o que projeta e vá em busca dessas realizações, pois viver por viver fará de você, um ser sem realizações.

Explore seus Talentos. Cada um de nós foi abençoado ao nascer, com talentos e, muitas vezes, as tarefas diárias não permitem descobrir o que realmente devemos executar. Pare, pense se o que faz lhe agrada, é o que lhe preenche. Caso contrário deixe seus talentos florescer, pois tudo que for feito com amor será bem sucedido.

Amor Pessoal. O amor pessoal é o sentimento que nutrimos por nós, se não nos o colocarmos em primeiro lugar será impossível amar nosso semelhante e, se expressarmos esse sentimento de forma excessiva, nos tornarmos pessoas egoístas.

Amor Universal: Este é o amor que deveremos dedicar aos nossos semelhantes, independente de raça, sexo ou religião. É a doação sem troca, são os Karmas grupais e ele tem que ser trabalhado em sua jornada até porque, um ser só, não tem possibilidade de realizações. Estenda sua mão, abrace seu irmão e sentirá as dádivas divinas, pois você alegrará seu semelhante e cumprirá uma das Leis de Deus “Amai-vos uns aos outros”.

Desenvolva a visão interior. Todos nós observamos o mundo com os olhos da visão exterior, apreciando ou não as belezas de acordo com a sensação do momento. Mas existe a visão interior, os olhos da alma e, estes não conhecem o feio, pois todo o Universo é visto com um olhar de sabedoria. Quando seus olhos da visão exterior olhar um aspecto com reprovação, cerre seus olhos e observe o mesmo aspecto, com os olhos da alma, o resultado será surpreendente.

Se você cumpriu os nove primeiros mandamentos tenha a certeza que você é feliz, mas não esqueça que a felicidade é uma sensação tão fugaz que será necessário você definir o tempo de uma vida: passado, presente, futuro e vivenciá-la no segundo certo.

 

Medo

Tem como estímulo o “perigo”, gerando a fuga ou luta. O medo é um impulso, geralmente desqualificado pelos seres humanos. É muito comum nos referirmos ao medo como um impulso negativo, ou até mesmo como uma falha grave ou defeito nas pessoas. O medo nos ensina o respeito ao limite, precisa ser eliminado ou superado, quando ele é ou se torna patológico. O medo pode ser causado por carência – refere-se às situações em que o indivíduo se localiza abaixo de suas possibilidades, está sempre julgando-se incapaz; por estímulos – quando o indivíduo é obcecado por crendices popular e crê no azar; imaginário – fruto de uma imaginação fértil e negativa gerando muito sofrimento, pois o que não existe oprime mais do que o que existe. São inúmeros os componentes do psiquismo humano afetados pelo medo.

 

Morte

Embora a morte seja a única certeza da vida, ela está ligada a morte biológica pelo desgaste do tempo, por doenças que levam à um estado terminal, ou, de forma traumática. Apenas a sabedoria espírita entende e explica e, somente um ser resignado poderá aceitar, pois ao romperem-se os laços, “a morte física” permite ao espírito recuperar sua liberdade e identidade, conservada pelo perispírito, seu corpo etéreo.  O espírita não teme a morte, porque a vida deixa de ser uma hipótese para ser realidade, ou seja, continuamos individualizados e sujeitos ao progresso, mesmo na ausência da vestimenta corpórea.

 

Morte e as Treze Almas

A morte destas pessoas de forma traumática, apenas a sabedoria espírita entende e explica e, somente um ser resignado poderá aceitar, pois ao romperem-se os laços, “a morte da matéria”, permite ao espírito recuperar sua liberdade e identidade, conservada pelo perispírito, seu corpo etéreo.  O espírita não teme a morte, porque a vida deixa de ser uma hipótese para ser realidade, ou seja, continuamos individualizados e sujeitos ao progresso, mesmo na ausência da vestimenta física. Estas “Treze Almas” vieram em uma missão de resgate de Vidas Passadas com seu exterminador, pois as mesmas já o exterminaram em outras encarnações. O massacre ocorreu dentro da Lei da “Ação e Reação”.  “Treze Almas”, hoje flutuam entre a Terra e o Infinito, sem entender sua condição e para esta transição ocorra. As mesmas, necessitam de orientações sobre o novo caminho a seguir, pois a morte é o início de uma jornada de luz e o espírito está permanentemente, em processo de crescimento e renovação. Sei que é muito difícil a perda e só se torna suave quando entendemos, que nada nos pertence, somos unidos aos semelhantes com a finalidade de saldar débitos e, de alguma forma, em outras vidas, os familiares que aqui ficaram também foram causadores de sofrimento a estas Almas, quitando desta forma, os resgates. Este massacre será lembrado, discutido e julgado pelos que aqui estão sem consciência de que, estas “Treze Almas”, vão adquirir a sabedoria e o entendimento da causa e, para se conscientizarem da nova jornada de evolução necessitam que o julgamento não seja embasado por emoções de sofrimento, desespero e o ódio.

 

O

 

Obediência

A obediência é um dos pilares da educação e formação ao encargo da família, pois o indivíduo, desde a tenra idade tem que ser preparado para obedecer. Esta virtude tem que ser trabalhada de acordo com a faixa etária sempre esclarecendo a necessidade da obediência aos membros da família, professores e as autoridades que cuidam da ordem social. Desta forma é desenvolvida a responsabilidade pessoal, a qual facultará ao indivíduo, discernir se as ordens que recebe são passiveis de obediência ou se, de alguma forma, ferem seus princípios morais.

 

Obras

As obras resultam da soma dos pensamentos e as palavras. O Homem ainda está preso à vaidade e de todas as tentações terrenas e, em seu mundo fantasioso pratica suas obras em favor de seus desejos pessoais. Este homem esquece que está afeto às tentações de ordem física, ordem moral e, muitas vezes consciente ou não, pratica atos que poderiam ser considerados calamidades universais. A ilusão de ser bom e caridoso alimenta seu Ego e, um pequeno exemplo seria a esmola, doar a quem bate à porta. Não é uma obra correta, a esmola apenas crucifica mais o pedinte e ilude o doador. A verdadeira obra é revestida de doação de sentimentos e palavras, sementes que poderiam induzir o pedinte a buscar sua força interior, vencer o estágio atual e iniciar a caminhada da vitória pessoal.

O Homem tem que acordar e olhar o mundo que o circunda e aprender o significado de duas palavras importantes, amor universal e solidariedade. A maior obra do ser humano tem como alicerce a fé, como paredes a caridade, como telhado a humildade, suas janelas são os olhos da alma e sua porta é a passagem para a sabedoria. Não construa sua obra antes de voltar-se ao autoconhecimento.

 

Opções

Nossa vida é norteada por opções e, muitas vezes, para gerir a opção que tem prioridade é necessário mudanças em decisões anteriores, mesmo que não sejam de nosso agrado. Não quero dizer adeus e nem cortar os laços com o Recanto, mas sou obrigada a me afastar para poder me dedicar à Faculdade. Que tempo será? Cabe a Deus decidir o que é melhor para minha pessoa. Um mês de atividades paralelas foi o suficiente para concluir que é impossível conciliar minha vida acadêmica com a vida virtual, desta forma, não é só do Recanto que estou me afastando, mas de outros espaços também.  Em qualquer situação de minha vida sou “inteira” e não aceito ser “metade” com pessoas que se tornaram amigas, pessoas que aprendi a amar e respeitar como irmãos neste imenso Universo.

Nesta oportunidade, quero registrar que aqui aprendi com o sábio e velho tempo, a separar o leitor dos amigos. As inúmeras pessoas de convívio, que ofertaram carinho, intensa energia e me fizeram sorrir ou chorar com as postagens, transparentes em sentimentos, caráter, personalidade, desnudaram a essência e a leveza da Alma, são as flores de meu jardim exalando aromas. Amo muito cada um de vocês e não os esquecerei.

 

 

O hábito de sorrir

As pessoas formam bons ou mus hábitos, mas sorrir é um bom hábito, traz alegrias para o cotidiano. Quando acordo fico na frente do espelho sorrindo, após abro a porta e fico por instantes sorrindo para o novo dia, para a natureza que logo me receberá circulando para as tarefas cotidianas. Sorrir não custa nada, fortalece a musculatura facial, enobrece a alma e possibilita uma harmonia com o semelhante. Um sorriso é gentileza, um carinho e vale mais que mil palavras, não tem regras ou motivos específicos para brotar.

Ninguém tem culpa por nossos dissabores, oscilação de humores ou de emoções. Uma face taciturna atrai energias negativas, assusta, pois é portadora de obstáculo para um bom convívio. Aqui estamos para semear e colher bênçãos, um sorriso iluminado é a porta aberta para uma colheita recíproca de afeto. Na vida a jornada é árdua desta forma, facilite o seu e o caminho do semelhante, com um largo sorriso iluminado.

 

P

 

Paz

O que é a paz? Ocupa nossos compartimentos sutis, uma sensação quem sabe, de estar de bem com a vida. Poucos são agraciados com este estado de espírito, pois a humanidade de forma coletiva enfrenta inúmeros desafios para sobreviver, social, político, religioso e financeiro. Obstáculos se interpõe no cotidiano, o pensamento torna-se célere para solucionar ou minimizar situações que afligem e quando vem o sono, ele não restaura as energias, pois nosso inconsciente acumula o lixo de pensamentos nocivos. E assim, gradativamente, os homens caminham rumo ao caos e a degradação humana.

Existe uma forma de encontrá-la.? No meu ponto de vista sim, mas é necessário que seja alterada a escala de valores individual e dar prioridade aos bens imateriais, aqueles que não se adquire com dinheiro e sim com pensamentos, palavras e obras. O dever cumprido é a mola que impulsiona a paz e você, no aspecto político e social tem o dever de buscar soluções, junto aos órgãos governamentais para usufruir seus direitos. No aspecto religioso prega-se que a fé soluciona tudo. O que é este tudo? A religião lhe incentiva ao autoconhecimento, ao crescimento espiritual, mas ela não distribui dádivas sem merecimentos. No aspecto financeiro, dinheiro não cai do céu, se você não sair em busca de um trabalho digno que supra necessidades vai criar calo no “bumbum” na espera da sorte chegar. Não perca seu precioso tempo em criticar quem rouba, ilude e ganha milhões, a semeadura e colheita lhes pertence e seu tempo precioso deve ser usado, para multiplicar a prosperidade.

Você tem apenas que alicerçar em seu interior um estado de espírito chamado “paz” e quando exercitá-lo na plenitude distribuirá sementes, no seu meio ambiente, sociedade e universo. Não esqueça que você recebe sempre multiplicado, o que projeta de forma positiva ou negativa, para si e para os outros.

 

Paciência

A paciência é uma questão de temperamento? Não, paciência é uma questão de educação, pois se desde ao nascer a criança for habituada a esperar ela acaba se conscientizando do processo. Mas, infelizmente não é o que ocorre hoje, pois pais costumam atender as solicitações de seus filhos em um instante, por excesso de zelo ou para se livrar de uma situação de aborrecimento. Filhos educados desta forma serão no futuro, indivíduos sem paciência, incapazes de lidar com situações mais complexas, nas quais a solução pode demorar. A paciência em sua essência é manter um controle emocional sem perder a calma, suportar adversidades em qualquer aspecto da vida. É saber desenvolver o processo da “espera”, em “quietude”, consciente que seus desejos serão realizados no tempo certo. A paciência depende de outros pilares dos alicerces familiares como a compreensão, tolerância e persistência.

 

Palavras

A palavra é a articulação de uma ou mais sílabas e, simboliza a vida, é a expressão afetiva do pensamento humano com caráter, tendências e consequências definidos e deve ser sempre positiva e, mesmo crítica, deve conter em sua formação silábica um sentido útil. Em uma grande parte da humanidade falta humanização e dar à palavra a dignidade ética, ou seja, expressá-la em sintonia cósmica e reconhecer que somente através do diálogo é possível contribuir para o bem-estar em geral. Quando a palavra é positiva ela e livre sem limites, voa como o pássaro pelos quadrantes da Terra, semeada tornando-se alimento físico como os frutos e alimento espiritual como flores. São entendidas em todas as línguas e passadas de geração em geração, como vida cristalina, proporcionando aos necessitados o alento e incentivo na jornada e aos céticos uma luz para sua espiritualização. Quando a palavra é negativa, creia, ela não vem de Deus e sim dos fantasmas que habitam a alma, dos vampiros astrais que sugam a energia benéfica transformando-a em veneno verbal. Não esqueça que a palavra por ter vida fica registrada no Astral, o eco volta e, infelizmente não acrescido de mel e sim de fel.

 

Pensamentos

Se você conseguir equilibrar as emoções, seus pensamentos terão uma condução positiva. O primeiro passo é não viver atrelado ao passado, pois significa passou, um estágio concluído, não é possível viver arrastando grilhões de lembranças de frustrações e arrependimentos. O segundo passo é viver um presente na plenitude e um presente bem vivido será o alicerce de um futuro realizado. O presente deve ter como alicerce a “lei da troca” que consiste em “queimar” o negativismo, a autopunição. Suas atitudes sempre estão de acordo com seus pensamentos, pois você os programou como: sou infeliz, não possuo dinheiro, sou feia, sou doente, etc. Aprenda a dizer: sou forte, capaz, rico, saudável, etc. Você pode e deve decretar sua abundância, plante e regue em seu pensamento, sementes de sucesso e prosperidade e será próspero, o dinheiro chegará as tuas mãos através do trabalho honesto e suprirá as necessidades diárias para seu dia-a-dia, a semente da saúde física, mental e espiritual e colherás a vitalidade, a sanidade e a fé. Absorva do Cosmos a energia salutar e absorva da natureza através de seus quatro elementos suas energias vibracionais, edifique seu merecimento para receber as dádivas divinas.

 

Páscoa

Para os Espíritas, a Páscoa representa a busca pelo conhecimento, a renovação dos propósitos mais nobres na evolução espiritual, renovando os princípios éticos e morais. Os dogmas de todas as religiões devem ser respeitados, desta forma, seja qual for sua fé, use este tempo para renovar sua essência, oportunize brotar as sementes plantadas no espírito ao reencarnar, como o amor, paz, humildade e dívida com seus semelhantes. Receba meus votos de uma Páscoa alegre com paz e união. Que você, de alguma forma, possa sinalizar seu marco individual para o caminho do Amor Universal.

 

Perdão

Perdão é um dos sentimentos nobres que deve fazer parte da caminhada do indivíduo. Na vida, desde os primórdios, os poderosos magoam e os humildes alimentam-se da mágoa, distanciando a igualdade entre os semelhantes. Os agentes e receptores da mágoa são seres com uma psique afetada, pois permitem que a nocividade ocupe uma lacuna em seus quatro planos de consciência ou expressão.

É necessário, portanto, tanto para o agente como o condutor da mágoa aprender a perdoar a si em primeiro lugar e, posteriormente, sem sentimentos nefastos perdoar seus semelhantes. O homem necessita iniciar seu processo de autoconhecimento, se conscientizar que o passado não pode ser modificado ou dissolvido, que o futuro não pode ser construído com energias estagnadas, que o tempo de “real valor” é o instante presente, onde um grande marco de vida pode ser construído. Use seu tempo para refletir sobre a necessidade do perdão, o ressentimento é um dos mais significativos fatores da infelicidade humana e o perdão é a retirada da máscara da covardia, pois é mais fácil culpar o “outro”, o “universo” e “Deus” e, desenvolver um processo de vítima, onde a autopunição e a autodestruição é o lema da inércia de um Livre Arbítrio, conduzido de forma errônea.

A ciência e a fé unirão suas forças em prol da Humanidade, pois nos ciclos futuros as transformações ocorrerão alicerçadas na conexão e sintonia de Deus o Criador, com seus Filhos sua Obra, desta forma, muitos acreditarão que fizeram a passagem para o Reino do Pai diante da vibração harmônica que regerá o Universo, fruto da sabedoria do Homem que ascendeu aos Portais da Iluminação.

 

Perseverança

A perseverança é uma ferramenta que auxilia o indivíduo a lutar por seus objetivos no compasso de espera e não desistir dos mesmos, não deixando diminuir a motivação pessoal, por maior que sejam suas dificuldades. Todos os indivíduos passam em sua caminhada por contratempos, aborrecimentos, etc. Muitos já tiveram esperanças em realizar algo e, quando não ocorre desistem de seus objetivos, o que é lastimável, pois o Homem tem que descobrir seu caminho através de seus desafios. Desta forma aproveite todas as oportunidades que lhe forem ofertadas, escolha a que preencher melhor suas necessidades, pois as oportunidades acontecem sempre que ocorre a busca e, aguarde na quietude da sabedoria.

 

Poder do “olhar”

Alguns povos têm a crença que se a luz penetra pelos olhos levando ou transmitindo a imagem ao cérebro, o inverso também é possível. Do cérebro, através dos olhos, seria possível emitir uma espécie de Luz, e desta forma, energia para onde focamos, sendo assim, se uma pessoa te olha, com atenção, está emanando energia, mas a luz, nesse caso, vem agregada de outros componentes originados por pensamentos e emoções, muitas vezes ruins. A força do olhar também pode ser analisada a partir do estudo da palavra “inveja” originada do termo latim “invidia”, do verbo “invedere”, cujo significado é “ver intensamente”. A inveja está associada a ver com intensidade, o que popularmente gerou os termos “olho gordo”, “olho grande”, “mau olhado”, uma energia extremamente negativa que pode, na maioria das vezes, não intencionalmente, ser emitida de uma pessoa para outra e prejudicá-la se estiver desprotegida ou enfraquecida espiritualmente. Mas os efeitos do olhar não são apenas negativos, existe também o olhar doce e amigo que repreende, incentiva, traz segurança, o olhar dos Anjos, que nos protegem e dos Mestres que nos guiam. Na verdade, os olhos são apenas os agentes, a interface, para a captura das imagens e a remessa das mesmas para o cérebro onde então são tratadas, analisadas, depuradas e interpretadas segundo nossas crenças e valores.

 

Prisma d'Olhares

O olhar não é apenas uma função dos cinco sentidos, é uma linguagem secreta e misteriosa que pode registrar o destino de uma vida. Através dele é transmitida à essência do indivíduo, sensações e emoções as quais são transformadas em sentimentos, alguns vivenciados, outros guardados entre os véus coloridos que flutuam no Universo da Alma. Consciente que os olhos da face possuem conexão direta com tua sensibilidade dedique uma atenção especial, o reeduque para que absorva a beleza do Universo, o reeduque para direcioná-lo aos semelhantes, pois cada indivíduo tem um tempo em sua caminhada e este tempo não é medido, não tem regra, são frações de milésimos de segundos. Nossa vida é um tempo sem tempo definido, desta forma, por onde passar semeie um olhar fraterno àqueles que fazem parte de seu mundo, um olhar de compreensão para quem necessita ser compreendido, um olhar de amizade para quem se acerca de ti, um olhar de atenção para entender os que necessitam de apoio, um olhar de oferta para proporcionar abrigo aos necessitados, um olhar de perdão para quem necessita ser perdoado, um olhar de fraternidade mostrando tua evolução, um olhar de amor universal para que a humanidade se sinta protegida das intempéries da vida, um olhar de união para agregar os que se distanciaram. O olhar do Divino se estende sobre ti e teu dever é dividir com a Humanidade, Prisma d’Olhares.

 

R

 

Raiva

A Raiva  tem como estímulo o “Obstáculo” originada por um desejo de vingança, por inveja ou por instinto. É expressa por violência física que induz movimentos agressivos, pois a força corporal gera uma energia surpreendente e, muitas vezes é confundida com o ódio. Também é expressa por violência verbal por aqueles que armazenam este sentimento e, em dado momento, falam impropérios e ofensas. Independente da forma traz sérios prejuízos emocionais e espirituais.

 

Razão

A razão é  capaz de orientar o aprendizado de forma mais eficiente, bem menos evidente metabolicamente. A razão opera seguindo princípios por ela estabelecidos e que estão em concordância com a própria realidade, mesmo quando os empregamos sem conhecê-los explicitamente. O conhecimento racional obedece a certas regras ou leis fundamentais que respeitamos até mesmo quando não conhecemos diretamente quais são e o que são. Nós as respeitamos por que somos seres racionais e por que são princípios que garantem que a realidade que é racional. O homem cria tudo a partir de sua consciência (razão), a ciência, tecnologia e até mesmo a religião é fruto da razão humana.

 

Religiosidade e Espiritualidade

Normalmente a Religiosidade faz parte de uma herança familiar da qual o homem até seu despertar se apega. É uma opção que pode, com o passar do tempo, se tornar grilhões algozes, com suas cerimônias, rituais mágicos, lendas, tabus culturais e históricos. Com sua evolução e seu crescimento espiritual o homem toma consciência através da percepção de sua espiritualidade e busca uma conexão que satisfaça sua Alma. A Espiritualidade independe de ramificações religiosas, é a busca da Iluminação, do encontro da essência interior com a consciência cósmica, com o mistério do “Uno”, com a sabedoria do silêncio e um estado de sintonia do “Tudo com o Todo”. O Homem espiritualizado tem Deus em si, não usa a Divindade como bengala em sua jornada, solicitando soluções aos obstáculos criados por seu Livre Arbítrio, não necessita repetir orações pré-determinadas, pois seu corpo é um santuário místico composto de notas musicais que formam uma sinfonia permanente, com seu Criador.

 

Respeito

O Respeito é trabalhado no seio familiar, quando os pais ensinam aos seus filhos a importância do mesmo no decurso de suas vidas. Mas, para que isto ocorra é necessário que o reflexo das imagens dos pais seja exemplo. Observa-se na atualidade famílias sem estabilidade onde são geradas crianças destituídas, em sua formação, do valor dos sentimentos nobres, resultando no jovem desajustado e muitos, marginalizados. Sem conhecer o autorrespeito, o indivíduo não poderá respeitar seu semelhante, não estará apto para receber ordens, valorizar os bens, “material e imaterial”, da sociedade onde atua.  A falta de respeito resulta em danos irreversíveis no campo da afetividade, em relação à família e relações pessoais.

 

Responsabilidade

A Educação da Responsabilidade faz parte da família, dede a tenra idade, pois ser responsável não é apenas uma qualidade, mas um dever de todo o indivíduo. A criança necessita entender sua posição na família, seus direitos e seus deveres e aprende em primeiro lugar, ser responsável pelo que é seu e, posteriormente, com o que pertence aos demais membros. Esta conscientização é gradativa de acordo com a faixa etária.

Observa-se o erro quando os Pais protetores dizem: é cedo, quando crescer aprende. O que não for absorvido enquanto criança, não será praticado quando jovem e, este indivíduo se tornará irresponsável consigo e com seus semelhantes. A ausência de responsabilidade conduz o indivíduo à nocividade, pois ao invés de assumir a consequência de seus atos, transfere a culpa para terceiros que nada tem a ver com o fato.

É possível exemplificar o que acontece hoje com a maior parte dos políticos que atua nos Poderes em nosso País, pois pessoas irresponsáveis geram situações conflitantes e, sem saída, desenvolvem o processo de vítima para atenuar seus desmandos. A Responsabilidade se faz acompanhar da transparência nas decisões individuais e, do caráter polido, para que as mesmas não afetem seus semelhantes.

 

S

 

Semana Santa

A Semana Santa é comemorada pelas religiões de acordo com seus dogmas e rituais e, cada um crê no que faz e como faz, sob a bandeira da fé. Em minha jornada sempre respeitei todas as religiões e suas essências, pois religião é para ser vivenciada e não discutida. Entendo que todos os segundos, minutos e horas são santificados pelo longo dos anos ou da vida, desde que se tenha Cristo em si e, desde que transcorram na prática do bem, amando a Deus e ao próximo, tornando-nos sempre úteis aos nossos semelhantes, servindo-os e assistindo-os nas suas necessidades com amor e sem interesse em retorno da doação. Santifique todos teus dias e conhecerás a paz e a felicidade.

 

Semeadura

Ao nascer, o homem escolheu sua caminhada e lhe foi dado o Livre Arbítrio para conduzi-la, não nos foi determinado em nenhum momento que o mundo seria o que é, com injustiças, guerras, vaidade, enfim, uma gama de atitudes negativas que hoje corrompem o homem. Aqueles que direcionam suas energias para o poder, conseguem manipular os considerados fracos e, este poder consome almas e vidas, resultando na impossibilidade da igualdade e da paz.

A dificuldade está em chegar à sensibilidade dos poderosos, àqueles que de vaidade se vestem, aqueles que se consideram Deus. Aos homens que são lúcidos e conservam a pureza cabe lançar a semente através da palavra, assim como Deus fez, semear, não importa se em terreno árido, mas não desanimar e, no momento que seu semelhante sensibilizar os sentimentos será mais um, direcionado ao caminho da iluminação interior.

Os horrores que ocorrem no dia a dia é a consequência da má condução do Livre Arbítrio e a salvação está na religiosidade, não importa qual a ramificação, mas que seja direcionada ao bem, a paz, ao amor e a fé em Deus, pois ela poderá conduzir o homem às mudanças, ao crescimento, ao autoconhecimento, o reconhecimento de sua árdua missão no resgate dos débitos

 

Sentimentos

O termo sentimento é uma palavra muito comum na sociedade humana, originando-se da própria condição em que as pessoas se encontram. Assim, sentimento incorpora diversos conceitos, ou diversas caracterizações, ou diversos modos de se apresentar, pois algumas vezes indica algo bom e prazeroso, em outros momentos aparece como coisa ruim, tal qual uma ideia latente para exercitar uma maldade qualquer. É neste sentido que se busca investigar as diversas definições de sentimentos que denota os muitos tipos de manifestações que cada ser deixa transparecer para com todos aqueles que os cercam. São estados afetivos produzidos por diversos fenômenos da vida intelectual ou moral e podem resultar de percepções sensoriais ou representações mentais, emoções mais suaves, delicadas e de maior duração, que sucedem a formas agudas e violentas de emoções. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico, sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia. Da mesma forma como as pessoas reagem de diferentes formas diante de um mesmo estímulo ou em relação aos fatos ou acontecimentos, pessoas diferentes manifestam sentimentos diferentes, pois depende da sensibilidade de cada um.

 

Sensação

A primeira forma de comunicação receptiva é a sensação, o uso dos sentidos que captam a realidade física do mundo, portanto o primeiro poder humano, o mais antigo e o mais intenso, pois é compartilhado pela maioria dos seres vivos desde os primórdios da evolução, capaz de mostrar a realidade do Universo.

O poder da sensação é exercido através do tato, onde logo abaixo da pele, os neurônios sensoriais registram as sensações captadas e as enviam para os neurônios da associação, que enviam as informações recebidas para os neurônios efetuadores, os quais recebem os impulsos e, imediatamente os enviam para o corpo. Sob a pele existem outros órgãos chamados corpúsculos sensoriais que registram as sensações de temperatura, pressão e dor. É o mais intenso, pois pode desencadear as mais fortes reações no organismo e na psique, de forma instantânea e inegável.

 

Sintonia com a Alma

No silêncio desta noite esquece as mágoas, a quem te feriu e a quem feriste, exerce o auto perdão e após, perdoa teus semelhantes. Esvazia tua mente de preocupações e permite que luzes a preencham de energias salutares. Escuta meus sussurros, sou tua Alma, filha de teu Mestre Jesus e te habito, sou eu que me regozijo com tuas vitórias e me entristeço com tuas perdas, sou eu que respeito teu Livre Arbítrio, em suspiros quando acertas e em ais quando te vejo errante.

Minha missão é guiar-te e soprar aos teus ouvidos a verdade como ela se apresenta e não como a desejas, é alicerçar nas profundezas de tua consciência o amor universal, sensibilizar tua essência mais íntima. Minha melodia não alcança teus semelhantes, pois tu és o alvo da sintonia que os acordes angelicais buscam.

Segue teu caminho, te une aos os justos para que se fortaleçam as vitórias sobre o Mal, te une a todos fiéis de todos os Templos de Deus, pois todos se direcionam ao Bem, a união das raças e o semear da paz entre os Povos que habitam este Planeta. Nunca esqueça que as diferenças e divisões estão no âmago da consciência e não em leis regentes no Universo, desta forma a palavra de Deus é universal embora em diferentes idiomas.

Tu és apenas um grão de areia, não importa tua relevância no espaço, a missão é semear através do verbo, outros grãos se unirão e na colheita serão rochas fortes, não te prende ao cárcere da ignorância que nada mais é que os sentimentos nocivos se espalhando. Estuda, analisa o passado, registra os fatos do presente e aguarda o futuro onde tudo se transformará, os ímpios e anticristos que hoje se revestem das imperfeições humanas serão varridos em suas espécies, pois o Universo será regido pelas Leis do Amor, Paz e Justiça, onde a terra e a água voltarão às suas origens destruindo o que a mão do homem modificou em seu interesse pessoal, pois não haverá espaço para interesses pessoais e sim, o equilíbrio Universal.

Cada Nação, cada Homem é responsável pela correção dos erros que desencadearam o estágio que o Planeta vivencia, os quais serão corrigidos pelo sofrimento que ocasionará a dor e a dor trará o aprendizado para a ascensão espiritual a qual resultará nas benesses que suprirão as necessidades para a sobrevivência.

 

Sobriedade

A Educação da Sobriedade é um dos deveres da família, é onde os cinco sentidos devem ser moldados, com critérios adequados para a convivência salutar com a sociedade. Ensinar a criança que conceitos errôneos (pensamentos, palavras, obras) ocasionam sérios prejuízos nas escolhas de vida, pois uma vida estável não pode ser conduzida por impulsos e sim pela lógica e que, para alcançar o topo da escada não é correto passar por cima de seus semelhantes, pois cada ser possui uma identidade única que é intransferível e imaculada. Uma criança com boa formação por certo não será atraída por deslizes nocivos em todos os aspectos de sua vida, como estabilidade, afetividade e religiosidade.  A sobriedade se faz acompanhar da simplicidade e naturalidade e nos distingue dos seres irracionais.

 

Sociabilidade

Ser sociável é um dos deveres do indivíduo, seu processo tem origem na base da família, no convívio diário com os demais membros e, posteriormente com o ingresso escolar e o tratamento com seus pares. Ser sociável é criar hábitos saudáveis, é a busca de meios adequados para relacionar-se com grupos, interagir de forma produtiva, respeitando o indivíduo no todo, polindo o crescimento individual e facultando aos demais, o mesmo processo. A Sociabilidade não caminha só, necessita do amparo dos sentimentos como a amizade, a compreensão, a responsabilidade social.

A insociabilidade tem efeitos desastrosos em todos os aspectos do indivíduo e prejudicam sua estabilidade a nível social, emocional, mental e religioso.

 

Solidariedade

Estende a mão, não só nas horas dos sorrisos, onde no afã do entusiasmo, sua energia não é absorvida. Estende a mão quando observares que teu semelhante necessita de um carinho por seu momento angustiante. Estende a mão para ajudar teus irmãos a transporem um obstáculo, independentemente de sua fé, cor e classe social. Estende a mão quando ao teu lado estiver alguém que se ausenta, pois este contato físico transmitirá teu afeto. Estende a mão para apoiar uma criança que dá seus primeiros passos e ao velho que não consegue mais caminhar, para que sinta teu apoio, teu incentivo. Estenda a mão para acariciar aquele que se despede da vida, para que sinta o quanto foi amado por ti. Estenda as mãos unidas à Deus, pedindo que renove tuas energias, para que sempre possas mostrar tua beleza interior, teu crescimento espiritual em prol de uma humanidade, que dos sentimentos nobres, está perdida.

 

Serenidade

É uma virtude, qualidade de não se exasperar frente aos percalços da vida é ser ponderado e ter suavidade na ação. É aceitar a si e os outros, manter uma atitude positiva e sábia em relação a tudo e a todos. A serenidade está em um sorriso que aflora de forma espontânea é ausência de superficialidade e superioridade.

 

T

 

Talentos

Explore seus Talentos, pois cada ser foi abençoado com talentos e, muitas vezes as tarefas diárias não permitem descobrir o que realmente trouxemos para executar. Pare, pense se o que faz lhe agrada, é o que lhe preenche. Caso contrário deixe seus talentos florescer, pois tudo que for feito com amor será bem sucedido.

 

Tristeza

Tem como estímulo a “perda”, gera paralização ou recuperação.  Leva a cessão dos movimentos. O medo e a tristeza levam a baixa estima, a tristeza é a negação da alegria. A alegria foi frustrada aparece uma raiva impotente e logo dará lugar a uma tristeza: tristeza por perda real ou condição de vida. O positivo é expressar a tristeza por palavras e gestos, entre em contato com o sentimento e permita-se chorar e ou recolher-se. Você precisa de um tempo para recuperar a energia e avaliar a extensão da perda e se redirecionar para outras emoções: passar a contatar como uma emoção autêntica subjacente e ir fundo nela. Longo período de tristeza leva a depressão, baixa-estima, baixa nos níveis de anticorpos, predispondo a infecção com maior facilidade, é uma das mais perigosas a saúde quando muito prolongada. As modificações corporais provocadas pela tristeza são menos evidentes do que as das demais emoções.

 

Temperança

A temperança é uma das virtudes propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atracção dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados"

 

Tolerância

A tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.

 

 

V

 

Verbos e seus sentidos

O verbo “proibir” deveria ser extinto e substituído pelo verbo “direcionar”. Tudo aquilo que é proibido instiga ações depreciativas e a conjugação do verbo “ocultar”. Cada cidadão tem o direito de lutar por suas metas, mesmo que as mesmas, não estejam dentro dos parâmetros normais para uma sociedade arcaica. Evoluir é estar apto a gerir mudanças organizadas e com metas definidas e aceitar as diferenças faz parte do sentido do verbo amar.

       

Verdade

A verdade é uma palavra composta por um triângulo, ela habita no vértice e nos ângulos congruentes está o historiador e a história. Ele conta a história com a veracidade que a vê e quem escuta pode ter uma visão diferente, ou seja, cada um escolhe a sua verdade.

Desta forma ela não é universal, não é absoluta e, em muitos casos lhe é acrescentado o sufixo “in”, inverdade que não é uma mentira, apenas um prisma de olhar.

Em alguma situação da vida o indivíduo não falou a verdade, às vezes para evitar atritos, outras para não causar mágoas, mas um semelhante de alguma forma sofreu consequências por uma decisão impensada.

É necessário autenticidade para expor o que se sente, o que se pensa, o que se faz tendo como alicerce a plena verdade, bem como, arcar com as consequências do que pode ocasionar, mas de qualquer forma é necessária para uma boa convivência em qualquer aspecto da vida.

 

Visão interior

Todos nós observamos o mundo com os olhos da visão exterior, apreciando ou não as belezas de acordo com a sensação do momento. Mas existe a visão interior, os olhos da alma e, estes não conhecem o feio, pois todo o Universo é visto com um olhar de sabedoria. Quando os olhos da visão exterior observar, um aspecto com reprovação olhe, o mesmo aspecto com os olhos da alma, o resultado será surpreendente.

 

Viajantes do Tempo

Os homens são viajantes na existência, alguns sentem necessidade de criar raízes e descem na estação que lhe oferta possibilidades de edificações, nos mais variados aspectos para sobrevivência, onde está arquivado o passado que um dia foi presente, ciclos muitas vezes desapercebidos por frustrações.  Alguns nascem com missões especiais e se tornam peregrinos, em busca do que a sociedade humana não oferta, o encontro do Microcosmo com o Macrocosmo e desta forma podem absorver, conhecimentos de todas as fontes e dividir estes saberes com seus pares, seres iluminados que sabem extrair do instante fugaz, lições fundamentais para a vida.

 

Viagem

A vida é uma viagem entre o ir e vir do tempo. O veículo, o itinerário são escolhidos por nós de acordo com as metas desejadas. Passamos por inúmeras estações, cada uma delas nos oferta conhecimento e sabedoria, através do que observamos nos passageiros que conosco viajam. Por certo, entre as metas estão às realizações, a paz interior e a felicidade, por certo, os obstáculos muitas vezes parecem intransponíveis, por certo, em alguma curva da viagem as forças desabam, as lágrimas brotam, o cansaço desanima. Mas, dentro de cada ser, existe uma energia invencível que nos ergue e nos faz vitoriosos. Que Teu Mestre Interior renove tuas esperanças conceda as graças de merecimentos e te faça sempre – MUITO FELIZ.

 

Vontade

A vontade é dividida em três aspectos: deliberação (marcada pela indecisão, a análise, o sim e o não), a decisão (eu desejo e vou em frente, eliminando a insegurança anterior), a execução (realização da escolha). Muitas vezes este processo é simultâneo, sem poder distinguir as etapas,

A reflexão é um fator muito importante para uma vontade saudável, se a reflexão estiver perturbada à vontade será contaminada e consequentemente as decisões trarão prejuízos, ocasionando distúrbios como a obstinação que nada mais é o escudo usado para esconder uma vontade fraca. A melhor maneira de polir à vontade é através da educação intelectual, desta forma, conduzirá o raciocínio com clareza, objetividade, desviando-se dos impulsos instintivos. É possível criar o hábito salutar da “vontade”, implica em vigiar sua liberdade que é dividida entre querer e poder.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
África - Africanismo  (29-03-2024)
Textos para reflexão  (07-01-2024)
Microcosmo Místico  (18-12-2023)
Natureza Mistica  (03-12-2023)
Autobiografia Espiritual  (26-11-2023)

Rating: 2.6/5 (1692 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



 

how to stream super bowl 2021