https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/afrodite.htm
Afrodisíaco (do grego tardio 'aphrodisiakós' - relativo aos prazeres do amor) tendo como inspiração Afrodite. que provoca ou estimula o desejo sexual. Utilizado como substantivo (o/um afrodisíaco), diz-se da «substância que produz ou intensifica o desejo sexual.
O termo afrodisíaco tem origem em Afrodite, filha de Zeus, o deus dos deuses e dos homens, e Dione, deusa das ninfas. Ela nasceu na Ilha de Creta com uma beleza estonteante, sendo muito vaidosa, sedutora, charmosa e vingativa. Reza a lenda que ela já nasceu adulta no mar e por isso, o nome “Afrodite” significa “nascida da espuma”. Afrodite também é conhecida como a deusa da primavera, pois sem primavera não há fertilidade e sem fertilidade não há futuro.
A Deusa do amor atua com suas energias no interior de cada ser sob diversos aspectos: amor puro e ideal; amor universal; amor conjugal; amor sensual e amor luxúria. Não permita essa energia morrer em seu interior, para não obstruir seus cinco sentidos e fenecer.
Os afrodisíacos designam-se como substâncias que contribuem para aumentar o desejo e melhorar o desempenho sexual. Podem influenciar os sentidos singularmente ou em combinação entre eles. Os mais importantes receptores dos afrodisíacos são:
Visão - responsável por captar o estímulo luminoso e promover a percepção de imagens. Os olhos possuem células fotossensíveis na retina.
Audição - responsável por perceber as ondas sonoras e possibilitar a compreensão dos sons ao redor.
Paladar - responsável por perceber os sabores básicos dos alimentos.
Olfato - responsável pela captação das partículas presentes no ar.
Tato - responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura.
Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso. De acordo com o estímulo que são capazes de perceber, os receptores podem ser classificados em:
- Quimiorreceptores: Captam estímulos químicos.
- Fotorreceptores: Percebem estímulos luminosos.
- Mecanorreceptores: Captam estímulos de movimento, pressão e som. Nesse último caso, os receptores podem ser chamados de fonorreceptores.
Afrodisíacos e Comunicação
A comunicação pode revelar-se o melhor dos afrodisíacos, pois a informação dos recíprocos desejos torna-se um potente afrodisíaco. A habilidade de se inter-relacionar com outra pessoa através do olhar é sem dúvida, um afrodisíaco sexual.
Cozinha
Existe uma inegável correlação entre cama e mesa. A combinação de várias reações sensoriais - a satisfação visual ao ver os alimentos apetitosos, a estimulação olfativa dos seus agradáveis odores e a gratificação tátil que é concedida aos mecanismos orais por pratos ricos e saborosos tende conduzir a um estado de euforia, favorável à expressão sexual. Alguns dos alimentos considerados como afrodisíacos, são capazes de aumentar a libido.
O homem sempre se esforçou para descobrir o poder sexual dos alimentos. Fizeram análises, estudos, venerações e provou em todas as combinações possíveis, que os ingredientes afrodisíacos podem contribuir a própria satisfação sexual. Certos ingredientes que possuem um poder afrodisíaco inegável, a bebida sexy, o mínimo de decoração, um pouco de imaginação e de criatividade o resultado é garantido.
Açafrão - Possui propriedades estimulantes das zonas eróticas. Os estudos têm provado que há efeitos similares aqueles dos hormônios. Atenção ao seu consumo: doses excessivas provocam risadas incontroláveis.
Açúcar mascavo - Ótimo para melhorar desempenho sexual, uma taxa de açúcar um pouco mais elevada no sangue impede a produção de adrenalina, o que ajuda no. não bloqueio dos hormônios sexuais.
Aipo - Este é um alimento que tem uma atuação direta nos órgãos sexuais, o que faz dele um afrodisíaco moderado, tendo principal atuação quando consumido em forma de caldo.
Berinjela: classificada como estimulante, especialmente quando combinada com outros ingredientes eróticos como alho, cebola, pimenta e várias especiarias.
Cebola: têm sido atribuídos às cebolas, quase desde a pré-história, atributos afrodisíacos. Eles são mencionados em muitos textos clássicos sobre a arte de fazer amor.
Chocolate: aumenta a produção de serotonina (responsável pela sensação de bem-estar). É feito com cacau, açúcar e outras substâncias aromáticas. Desde os astecas é considerado poderoso afrodisíaco.
Cenoura – rica em alcaloides. Estimula o desejo da luxúria.
Coentro: As suas sementes secas têm efeitos eufóricos, especialmente nas mulheres. É utilizado em infusões com vinho. Todavia se recomenda aos homens para não abusarem desta substância, pois neles, pode causar efeitos opostos.
Cravo: É um dos mais potentes afrodisíacos naturais. Além disso, é muito eficaz para combater o cansaço mental, como também a perda de memória.
Espinafre – rico em vitaminas e minerais fortalece o corpo e o desejo de amor
Esclareia: Considerada como "a planta sagrada". Destaca-se como a planta da mulher em seu processo criativo, é afrodisíaco feminino, age contra a frigidez.
Mangericão -associado à fecundidade e paixão.
Milho – sagrado entre os indígenas americanos. Simboliza fertilidade e abundância.
Mostarda: Estimula a ação das glândulas sexuais. Existem três qualidades de mostarda: preta, branca e amarela, proveniente da Índia. A mostarda conheceu um notável sucesso na Idade Média.
Noz-moscada: Não particularmente eficaz para as mulheres, mas para os homens tem a reputação de ser a melhor aliada. Provém da ilha de Banda, na Indonésia.
Orégano: Em infusão é um bom agente excitante.
Ovo de codorna: Contém proteínas e vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do organismo. No Brasil Outros tipos de ovos estão presentes nas mais variadas culturas, como os ovos de esturjão (caviar), provavelmente por ser um símbolo de fertilidade.
Pimenta de Cayenne: Contém uma grande quantidade de vitamina C. É também um agente excitante que estimula a circulação.
Rábano: Sua polpa tem propriedade afrodisíaca.
Pinhões: Os pinhões têm reputação afrodisíaca por todo o Mediterrâneo e no Leste Europeu. Teriam a propriedade de manter vigor durante a relação sexual. Podem ser servidos como aperitivos ou fazer parte de pratos afrodisíacos.
Salsa – bálsamo para untar o corpo nas zonas erógenas, para produzir luxúria.
Trigo: Uma das mais antigas formas de alimentação humana e, assim como o arroz, representa fertilidade. O formato da cabeça do trigo é fálico, daí a associação com o erotismo.
Tomilho: Erva que fornece óleo de poder antisséptico. Da mesma erva igualmente se obtêm um tônico nervoso com efeitos afrodisíacos.
Bebidas Afrodisíacas
- Amaretto: Bebida à base de amêndoas, acredita-se que é capaz de aumentar a libido. Uma dose é o ideal, mais que isso pode causar enjoo e reduzir o efeito afrodisíaco.
- Catuaba – a mais conhecida das bebidas afrodisíacas tradicional do norte do Brasil, a catuaba é provavelmente a mais conhecida das bebidas afrodisíacas. Feita a partir casca e da raiz da planta, a catuaba é famosa por ser capaz de aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões genitais masculinas e femininas, além de sustentar uma lenda de que ela prolonga o tempo da ereção e excitação em homens, tornando a sensação de orgasmo mais forte e prazerosa. Pode ser misturada com outras bebidas e especiarias para compor drinks e bebidas quentes.
- Champagne - O champagne pode ser mais estimulante para as mulheres, pois é o simbolismo da bebida que aumenta o desejo sexual. Ao oferecer um champagne, você demonstra o quanto a pessoa e aquele momento é especial. Isso aumenta inconscientemente a libido e os sentimentos ligados a luxúria e ao sucesso. A clássica combinação com morangos também possui uma explicação científica: rica em vitamina B, a fruta auxilia na desobstrução das artérias, facilitando a circulação sanguínea e consequentemente melhorando o desempenho sexual de mulheres e homens.
- Drinks com romã - A romã é um alimento rico em polifenóis, compostos que ajudam a aumentar a eficiência da circulação do sangue em diferentes partes do corpo – inclusive na região peniana, onde o fluxo fica mais intenso durante a excitação – melhorando a prática do sexo.
- Gingko Biloba - um dos melhores afrodisíacos conhecido pelo ser humano, principalmente porque ele ajuda a manter o órgão sexual masculino em boas condições, além de aumentar o desejo.
- Guaraná: Sua fama como afrodisíaco viria do fato de que a planta apresenta propriedades tônicas e estimulantes que afastam o esgotamento físico e mental, aumentando a disposição geral do organismo.
- Ginger: É utilizado em bebidas destinadas a despertar a sensibilidade. Ingerido com moderação, causa ímpeto salutar, em dose excessiva, irrita o intestino
- Licores de chocolate e Amarula - Os licores de chocolate, como a Amarula, são considerados bebidas afrodisíacas pois provocam a liberação da endorfina no sistema nervoso, hormônio relacionado à sensação de prazer e ao bem-estar. Alguns especialistas acreditam que as primeiras versões da Amarula foram produzidas para aumentar a libido, sendo parte da cultura de diversas tribos africanas.
- Vinho - O vinho é considerado uma das bebidas mais românticas que existem. Tem o poder de trazer um clima de amor entre o casal. Pode ser o tinto, o branco ou o rosê, seja qual for a variação, ele com certeza aumentará a estimulação dos momentos a dois. Seu efeito será potencializado ainda mais, se for servido gelado, pois a temperatura da bebida estimula as sensações térmicas no corpo, gerando arrepios e rubor nas bochechas. Existem também algumas fórmulas que contém especiarias afrodisíacas como canela, cravo, chocolate ou frutas vermelhas. Já é possível encontrar diversas marcas que contém essa variedade, vale a pena experimentar.
- Vodca - A vodca é uma bebida com alto teor alcoólico que costuma ser consumida em misturas com outras bebidas, como sucos de frutas, refrigerantes e energéticos. A dica aqui é fazer essa mistura com outras fontes estimulantes como romã, guaraná, melancia.
Frutas Afrodisíacas
- Abacate - Energia e uma libido saudável são cruciais para se ter uma vida sexual feliz, e o abacate pode trazer ambos. Ele é rico em minerais e boas gorduras, que protegem o coração e diminuem o colesterol. O abacate também fornece vitamina B6, importante para ter energia e desejo sexual e é uma grande fonte de ômega-3, que melhora o humor naturalmente. O abacate ainda é rico em ácido fólico (vitamina B9), que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. Também aumenta a produção de hormônios masculinos e potássio, que aumentam.
- Amêndoa - É uma semente fundamental na culinária árabe, pois é considerada um dos ingredientes mais sensuais, associada à paixão e à fertilidade.
- Avelã - Esse é um exemplo de fruta seca, sendo que todas elas têm poderes afrodisíacos.
-Banana - Rica em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade, a banana ajuda a aumentar a libido masculina. Por ser rica em magnésio, ela contribui para a circulação sanguínea, promovendo a vasodilatação. Um fator muito importante para o homem manter a ereção. Ajuda na produção de serotonina, conhecida como o hormônio da “felicidade” ou do “bem-estar”. A serotonina, substância que proporciona prazer, depende de alguns nutrientes, como a vitamina B6, presente na banana.
-Cacau - O cacau, principal ingrediente do chocolate, contém o estimulante alcaloide teobromina, similar à cafeína, que fornece energia e euforia. Ajuda ainda na produção de serotonina, que ajuda a promover felicidade, relaxamento e bem-estar durante o ato sexual aumentando desta forma a sensação de prazer.
- Damasco: É considerada fruta sensual principalmente pelo seu perfume, sua textura suave e suculenta e seu colorido.
- Framboesa - Conhecida por facilitar o relaxamento dos músculos da zona genital, especialmente das mulheres.
- Figo – representa a vulva feminina, fertilidade.
- Melancia - A melancia é uma das mais potentes frutas afrodisíacas. Ela possui substâncias vasodilatadoras que contribuem para a circulação sanguínea. Por ser rica em água, ela tem ótima atuação no sistema digestivo e na limpeza das vias urinárias. Também tem grande quantidade de licopeno e glutationa, que protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.
- Maçã e marmelo – símbolo da tentação. Usadas em filtros de amor, licores e estimulante sexual. Fruta específica de Afrodite.
- Mamão - Tem compostos estrogênicos, que auxiliam o aumento da libido feminina.
- Morango - também pode ser considerado afrodisíaco, apesar de suas propriedades não serem tão reconhecidas cientificamente para aumentar a libido, culturalmente ele é usado para apimentar noites de prazer.
- Noz - muito utilizada como afrodisíaco em diversas culturas pelo mundo.
- Pêssego, damasco e ameixa são as frutas mais sensuais, pois além do perfume e textura representam as partes íntimas da mulher.
- Romã - Ligada à mitologia grega e também faz parte dos alimentos afrodisíacos mais antigos do mundo. Sempre foi conhecida como uma fruta que desperta a libido tanto nas mulheres, quanto nos homens.
- Uvas - Fruta associada ao prazer, à fertilidade, a procriação. Atribui-se propriedades estimulantes e afrodisíacas as uvas não fermentadas.
Frutos do Mar Afrodisíacos
- Camarão - rico em vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo e vitamina D e vitamina E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas, além de ser rico em ômega-3. Otimiza dessa forma, os impulsos sexuais.
- Caranguejos - o caldo de maraquanim recarregar as energias. É capaz de apimentar relacionamentos.
- Mexilhão - Além do alto teor de proteínas e vitaminas, o mexilhão também é uma excelente fonte de selênio, ferro, zinco, iodo e fósforo e potencializa a libido.
- Vieira – sua carne é rica como alimento, pois é rico em ômega 3. está relacionado à produção e manutenção das taxas de hormônios sexuais, além de auxiliar na lubrificação feminina.
- Ostras (Possuem grandes quantidades de fósforo, iodo e zinco. Ajuda na produção de testosterona, o hormônio masculino fundamental para a excitação sexual.
Incensos Afrodisíacos
Almiscar – traz sensualidade e atração, tranquilidade e segurança emocional.
Canela - Estimula a sensualidade e favorece os assuntos relacionados à união homem/mulher.
Dama-da-noite - Usavam ofertá-la a deusa do amor (Vênus). Propicia a paixão e atrai novos amores. Ativa o emocional. Ajuda a encontrar pessoas com a mesma afinidade.
Jasmim – Essa deliciosa flor é cultivada no mundo inteiro, mas é principalmente o jasmim espanhol a ser utilizado para aromatizar licores. Atenção: as sementes de jasmim são venenosas.
Maçã-rosada – Símbolo máximo da tentação desde que Eva seduziu Adão. Possui propriedades estimulantes. Sua fama entre os rituais eróticos e de sedução é universal, era usada em inúmeras poções mágicas, filtros de amor e encantamentos.
Ópio-rosa – Desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil. Proporciona êxtase e prazer, desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil, proporciona êxtase e prazer.
Vetiver – É um forte afrodisíaco para os homens.
Ylang – Assim como o óleo de jasmim, a Aromaterapia considera o óleo obtido de suas flores um poderoso afrodisíaco, que estimula o apetite sexual aguçando os sentidos. Aplicado em massagens ou simplesmente vaporizado no ambiente, acredita-se que esse óleo essencial é capaz de maravilhas.
Patchouli - Estimulante sexual, antidepressivo e revigorante. Muito usado como afrodisíaco e atua contra impotência sexual masculina. Traz abundância e reativa a fertilidade.
Sândalo: A destilação da madeira interna produz um óleo grosso e amarelado, de fragrância doce, picante, intensamente oriental. Na Aromaterapia, o óleo de sândalo é utilizado no tratamento de problemas ligados especialmente à impotência e frigidez. Por sua ação tônica e estimulante das funções sexuais, é considerado um afrodisíaco.
Flores afrodisíacas
As flores mais perfumadas são bem estimulantes e podem ajudar a “esquentar” o clima com o par. As flores consideradas afrodisíacas são: angélica, gardênia, camélia, peônia, jasmim manga, orquídea. Para aproveitar seus benefícios, presenteie seu par com uma dessas opções ou use as flores para enfeitar o quarto do casal. As melhores flores para ativar a energia do amor e do romance no seu lar são as rosas vermelhas sem espinhos, as tulipas vermelhas, as angélicas, ciclâmen, o hibisco e o jasmim. Para ter mais paixão no seu relacionamento, opte por decorar sua casa com cravos vermelhos.
Perfumes Afrodisíacos
Os perfumes são fórmulas que combinam diferentes ingredientes, sendo basicamente compostos por álcool e essências. Elas são extraídas da natureza, provenientes de flores, folhas, sementes, madeiras, frutas, entre outros, os quais podem ser combinados as variadas fragrâncias. De acordo com as essências que predominam em sua composição dividem-se em: cítricos; amadeirados; florais, e frutais, etc. De acordo com a combinação das essências é formada a pirâmide olfativa o que resulta das notas principais do perfume. Ao observar o aroma da pirâmide sabe-se o tempo de sua duração desejado. Ao elaborar um perfume existe diferenças entre notas de saída, coração e fundo. É análise que indica se as fragrâncias evaporam ou predominam:
Notas de saída
Essas são as essências que sentimos primeiro, assim que o perfume é aplicado sobre a pele. Recebem essa classificação porque são mais voláteis e duram cerca de poucos minutos. Geralmente, são mais frescas e leves.
Notas de corpo
Também conhecidas como notas de coração, são as essências que têm uma evaporação mais lenta do que as notas de saída. Elas garantem a personalidade do perfume e começam a ser percebidas quando ele passa a ser absorvido.
Notas de fundo
São essas notas que vão fixar com mais intensidade na pele e também aquelas que são sentidas por último pelo olfato. Costumam ser utilizadas essências amadeiradas e de especiarias para compor essa parte da pirâmide olfativa — resinas, gengibre, pinho e cedro, por exemplo.
Os mais conhecidos são:
Água de colônia
Também conhecido como eau de cologne, esse é o tipo de perfume que traz a menor concentração de essência, sendo geralmente de 3 a 8% de óleos na mistura. Por isso, seu cheiro é muito leve e tem uma duração média de 2 horas. É ideal para aplicar ao longo do dia ou para prolongar a sensação de refrescância após o banho.
Eau de toilette
Tem uma concentração de óleos essenciais um pouco maior que as colônias. A variação fica entre 10% a 15%%, por isso, sua durabilidade na pele também é um pouco mais extensa — mantendo a fixação por até 8 horas.
Eau de parfum
A eau de parfum, ou água de perfume, tem uma concentração ainda mais alta de essência, com cerca de 15% a 20%. Sendo assim, sua fragrância é muito mais intensa e perdura durante mais tempo na pele, variando entre 8 e 12 horas.
São diversos fatores que podem influenciar a escolha. Para ficar mais fácil quando for adquirir a sua nova fragrância, pense:
- no tempo de fixação que deseja na pele;
- no tipo de fragrância que mais combina com sua personalidade;
- nas ocasiões em que esse perfume será usado;
- no clima da região onde você vai usar o perfume;
- no período do dia de utilização (de manhã, à tarde ou à noite).
Não se esqueça, também, de escolher perfumes de boas marcas, porque o processo de fabricação das fragrâncias influencia sua qualidade. Além disso, garante uma longevidade maior para a formulação, preservando sua essência original.
Notas afrodisíacas
- café, flor de jasmim e flor de laranjeira;
- baunilha e ameixa salgada;
- fragrâncias florais e musk;
- pera, mel e jasmim;
- florais delicados, ylang-ylang;
- almíscar, benjoim e baunilha;
- baunilha, sândalo, almíscar, lavanda, orquídea, jasmim, frutas cítricas e chocolate;
- magnólia, flor de laranjeira e ameixa.
- conhaque, patchouli e almíscar;
- romã, madeira, orquídea e almíscar;
- café, limão, bergamota e pera;
- flor de laranjeira, jasmim, cedro, patchouli e almíscar.
- sal marinho, ameixa e damasco;
- baunilha, âmbar e fava Tonka;
Óleos afrodisíacos
- Sálvia, gerânio, patchouli, sândalo, bergamota, coco, rosa, canela, jasmim, gerânio, alecrim, hortelã, mangericão, lavanda, amêndoa, laranjeira, almíscar.
Instruções:
- Coloque em um recepiente de vidro água fervida e fria. Escolha 3 aromas e pingue 3 gotas de cada, no terceiro dia da Lua crescente ou Cheia. Deixe na rua por 12h para receber energias da luz lunar e mais 12 para receber a energia da luz solar.
- Poderá usar como banho do pescoço para baixo e fazer seus decretos ou, como aromatizador.
- Aplique na parte de trás do pescoço e atrás das orelhas, uma quantidade mínima.
- Se desejar use 5 gotas dos óleos de Ylang Ylang e Coco como massagem, para aquecer a temperatura do corpo e aumentar a excitação sexual.
|
2 |