Era viking ou era dos vikings - em sueco Vikingatiden, em dinamarquês Vikingtid, em norueguês Vikingtiden, em islandês Víkingaöld - é o nome que se dá ao período de três séculos da pré-história da Escandinávia que se estende de 800 a 1050 d.C. Atualmente compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Igualmente conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo.
A vida voltada para os mares também estabeleceu a pirataria como outra importante atividade econômica. Em várias incursões realizadas pela Europa Continental, os vikings saquearam e conquistaram terras, principalmente na região da Bretanha, que hoje abriga do Reino Unido. Cronologicamente, a civilização viking alcançou seu auge entre os séculos VIII e XI.
O processo de invasão à Bretanha aconteceu nos fins do século VIII. No ano de 865, um poderoso exército de vikings dinamarqueses empreendeu uma guerra que resultou na conquista de grande parte das terras britânicas. Com isso, observamos a consolidação do Danelaw, um extenso território viking que englobava as regiões Centro-norte e Leste da Bretanha. Na mesma época, os vikings continuaram sua expansão em terras escocesas.
O rei era a principal autoridade política entre os vikings. Logo em seguida, os condes e chefes tribais também desfrutavam de grande prestígio e poder de mando entre a população. O poder de decisão entre os locais tinha certa presença entre os vikings. Reunidos ao ar livre, discutiam a elaboração de suas leis próprias e as punições a serem deferidas contra os criminosos. A população estava organizada em sociedades locais com carácter hierárquico, constituídas por um chefe (hövding), os seus capatazes-guerreiros (jarlar), camponeses livres (fria bönder) e escravos (trälar).
A maior parte da população escandinava era constituída por camponeses, que nunca saiam das suas terras, e se dedicavam à agricultura, à silvicultura, à caça e à pesca. As pessoas viviam em pequenos grupos familiares com várias gerações, e dedicavam-se ao cultivo do centeio, da cevada, do trigo e da aveia. Comiam pão, papas de cereais, queijo fresco e bagas. Bebiam água, leite ou cerveja fraca. Criavam porcos, cabras, gansos, cavalos e vacas. A carne desses animais era salgada ou defumada, para ser conservada para o inverno.
Um pequeno grupo dedicava-se ao fabrico de objetos e ao comércio. Os vikings eram uma pequena parcela da população que participavam em operações de guerra naval, de pirataria ou de comércio marítimo.
A organização familiar tinha claros traços patriarcais, sendo o homem o grande responsável pela defesa da família e a realização das principais atividades econômicas. Dedicada aos domínios domésticos, a mulher era responsável pela preparação dos alimentos e também auxiliava em pequenas tarefas cotidianas. A educação das crianças era delegada aos pais, sendo eles que repassavam as tradições e ofícios vikings.
As habitações dos vikings eram bastante simples. Madeira, pedras e relva seca eram os principais elementos utilizados na construção das residências. Nas famílias um pouco mais abastadas, a divisão era mais complexa composta por salas, cozinha e quartos. Habitavam casas compridas, onde tinham lugar homens, mulheres, crianças, escravos e animais. Os escravos – chamados thrall na Escandinávia – tinham uma vida dura, fazendo os trabalhos mais difíceis e comendo alimentos inferiores ou os restos das refeições.
Em razão das baixas temperaturas, os vikings tinham a expressa necessidade de uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norte europeu. Geralmente, combinavam peças de tecido com couro e peles grossas que pudessem manter o seu corpo aquecido. Além disso, podemos ainda destacar que toda a população apreciava a utilização de acessórios em metal e pedra.
Na esfera religiosa, os vikings eram portadores de uma rica mitologia povoada por vários deuses sistematicamente adorados em eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes. Odin era adorado como “o Deus dos deuses”. Thor era a divindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus e protegia povo viking.
Com o processo de cristianização da Europa, ao longo da Idade Média, os vikings foram paulatinamente convertidos a essa nova religião. A dissolução da cultura viking acontece entre os séculos XI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia estabeleceram a desintegração desta civilização, que ainda se encontra manifesta em algumas manifestações da cultura europeia.
Nos Países Nórdicos, a época dos vikings é a última fase da Idade do Ferro germânica que constitui o último período da pré-história Nórdica, seguido imediatamente pelo início da Idade Média.
Os Vikings e a religião
Antes de o cristianismo chegar na Escandinávia os Vikings adoravam seus deuses nórdicos. Estes eram parecidos com os humanos de muitas maneiras. Eles poderiam argumentar, lutar e cometem erros. Eles poderiam até mesmo ser mortos, mas todos eram poderosos e cada deus era o patrono de uma área específica. Os vikings acreditavam que o cosmos foi criado em conjunto por uma árvore gigantesca, Yggdrasil (que significa "temer o cavalo"). Os ramos da árvore são mundos diferentes: a casa dos deuses de Asgard, o mundo dos homens Midgard, Hel Hades e oknyttens reino Utgard. Em Utgard foram vários países menores que o Black Alvheim, onde os elfos negros e anões viviam, e Jotunheim onde os Giants eram mantidos.
Os galhos da árvore
Na parte superior da Yggdrasil senta-se águia (Hräsvälg likslukaren ""). Ele é realmente um gigante em forma de pássaro. Com suas grandes asas que chicoteia acima todas as tempestades do mundo. Ele ainda não é a criatura que vive no topo, porque os olhos Hräsvälgs viver falcão Håbrok ou Väderfalner. Ao longo do tronco do-árvore do mundo, para cima e para baixo, para trás e para a frente, correndo esquilo Ratatosk. Ele tem um olho em tudo o que acontece no Yggdrasil e fofocando feliz com isso. Caso contrário, enquanto o seu tempo, provocando o dragão Nidhogg. Existem vários outros animais como veados e cobras em torno da árvore. Caso contrário, mantém a maioria dos seres vivos em diferentes reinos que são os ramos.
http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/tradet/
Reinos
Asgard
Aqui estão todos os gudahusen, incluindo salão de Odin Valhalla. Aqui ele vive com sua esposa Frigg e escudeiros todos os dias para o mundo e para o futuro em busca de conhecimento. Oden é que tudo vê e sabe por que os Giants será mais uma vez atacar a Asgard. Então, Ragnarok, ao longo do tempo, e do cosmos renasce. Para defender Asgard, Odin envia as mulheres guerreiras Valquírias em seus cavalos voadores, que recupera as almas dos guerreiros mortos. Como uma grande batalha acabou Valkyries vermelhos para baixo para Midgard e pegou mais bravos guerreiros. Estes foram então viver em Asgard. Eles lutaram durante todo o dia e festejaram noite toda em Valhalla. Era o paraíso para um verdadeiro viking, chamados enhärjarna.
Valhalla era tão grande que 100 homens poderia andar a par através de sua porta. O telhado coberto com milhares de escudos de ouro e as paredes cobertas com pontas de lança brilhantes. No topo está o pau Gyllenkamme e desperta todas as manhãs ao longo de Asgard com o seu cantar.
Como poderia Odin ao alimentar tantos homens todos os dias? Bem, eles mataram cada noite o grande Särimner javali, que deu incrível boa carne de porco. Fora Valhalla ficou a cabra Heidrun e pastavam em um dos ramos de Yggdrasil. De suas tetas fluiu continuamente um fluxo abundante de hidromel quente.
http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/asgard/
Wole
Este é o reino da morte que recebe todos os assassinos, Renegados, ladrões e afins. Ele também abriga as pessoas pobres que não são considerados para ter morrido de uma forma digna de um Viking. Por conseguinte, poderia ser sobre aqueles que morreram de idade ou doença de idade. Hel era um lugar sombrio. Na sua longa escadaria para baixo no cão lobo submundo guardando Garm. Ele é, certamente, acorrentado, mas a cada momento e, em seguida, atira-se para a frente para morder um pedaço de alguém caminhando passado. Portanto, o peito sempre nersölat com sangue fresco.
Os criminosos condenados ao tormento eterno deve percorrer através das Carruagens rio, que não está fluindo água sem as facas e espadas afiadas. Assim, eles morrer aqui uma segunda morte antes que eles vêm em terra em Nastrands, em uma câmara de tortura construída de serpentes entrelaçadas. http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/hel/
Hvergelmer
Na água gelada desta fonte é o dragão Nidhogg e mastigação em uma das três raízes de Yggdrasil. De vez em quando ele devorou cadáveres, derrubaram a ele de Hel. Eventualmente Nidhog mordia a raiz, e em seguida, obter o calcanhar árvore do mundo. Será o início da longa fimbulwinter iniciar Ragnarok. http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/hvergelmer/
Midigard de Mimer Bem
Este é o mundo que as pessoas designadas por urgudarna Odin, Vili e Ve. Um muro alto de pedra, realmente urjätten sobrancelhas de Ymir, rodeia Midgard para proteger as pessoas contra os gigantes e outras perturbações.
Dentro da parede é o mundo do oceano, onde a serpente de Midgard encontra-se e mastigar sua própria cauda. Pois ela é tão longa que ele acaba ao redor de toda a Terra Média. Então, ele libera os apertos na cauda sabe que Ragnarok está chegando. http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/midgard/
Urðarbrunnr
Aqui vivia as três Norns, três mulheres de outro gudaätt antigo chamado dises. Eles eram chamados de Urd, Verdandi e Skuld e dedicavam todo o nosso tempo para girar fios de vida humana. Quando chega a hora para que alguém cortou simplesmente tábua de salvação da pessoa. http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/urdarbrunnen/
Utgard
Este é oknyttens reino onde trolls, gigantes, voando bruxas, anões e outras perturbações viver.
Em Sartalvheim vivem os elfos brilhantes torto e parentes maus svartalverna. Eles são muito hábeis em magia e feliz de ajudar bruxos e bruxas com suas habilidades escuros. Também forjas dos Anões, especialmente Brock e Sindre onde todos gudavapen uma vez forjado. Os anões são semelhantes aos seres humanos, com uma grande barba e cabelo emaranhado. Às vezes, os pés diferente do animal, como eles preferem se esconder em seus aventais ferreiro.
Em Jotunheim viviam todos os gigantes. Alguns deles se parecia com os seres humanos e foi, talvez, apenas uma cabeça mais alto que um homem comum. Outros eram elevados como montanhas. A maioria dos gigantes eram criaturas feias desagradáveis, muitos deles com várias cabeças e braços. No entanto, havia também mulheres gigantes que estavam maravilhosamente bela. Oden teve vários filhos com tais madamer.
Havia dois departamentos particularmente desagradáveis de Jotunheim, Niflheim, onde isjättarna viveu, e Muspelheim onde o Surt fogo gigante governado sobre seus súditos. É ácida como irá resultar em Eagnarok gigantes. A pequena ilha vulcânica de Surtsey formado fora da Islândia em 1963, em homenagem ao gigante, e significa "ilha de Surt".
Muitos dos anões eram tão antiga quanto urgudarna, e quase tão poderoso. Por exemplo, Conselheiro, tinha respostas para todas as perguntas e Gandalf era um mago poderoso. O mais poderoso gigante de todos eles depois de Sirte é provavelmente o feiticeiro Utgårdsloke, que vivia no castelo e deu seu nome a oknyttens reino.
http://www.ungafakta.se/vikingar/tro/varldsbilden/utgard/
Principais Deuses Nórdicos
ODIM - o pai de todos
- Aegir ou Egir: Deus que aparece como governante do mar, foi adorado e temido pelos vikings, era considerado a própria personificação do oceano e de sua poderosa força. Dizem que ele tinha nove filhas, que costumavam ser consideradas as ondas do mar. Associado ao caldeirão, dando a perceber claramente as ligações entre as tradições nórdicas e celtas, lembrando que foi em suas viagens pelo oceano a oeste que os dois povos se conheceram. Símbolos: o caldeirão e a água.
- Baldur: Filho de Odin e Friga, amado por todos em Asgard, invulnerável às armas, pois os Deuses haviam prometido a Friga não feri-lo, menos Loki, que tramou sua morte. A arma que Baldur foi morto, segundo Snorri, seria o visco, esse detalhe ganhou grande proeminência por causa da importância do “ramo dourado” e do caráter sagrado do visco entre os druidas, mas que também poderia ser o nome de uma espada chamada Visco. Como uma divindade do céu, ele era considerado um Deus de fulgor e beleza. Seu nome poderia significar literalmente "o brilhante". Símbolos: a roda solar e o fogo.
- Frey: É o Deus da abundância e da fertilidade, que inspirava alegria e devoção. Divindade soberana da paz e da prosperidade, irmão de Freya, filho do Deus Njord e da Deusa Nerthus. Consta que ele possuía um barco, largo o suficiente para acomodar todos os Deuses, que podia ser dobrado e guardado numa bolsa, quando não estava sendo usado. Foi associado também ao cavalo, o javali, o elmo e as armas. Símbolos: a espada e a terra.
- Freya: Era a mais renomada das Deusas, irmã gêmea de Frey, chamada de “a noiva dos Vanirs”. Freya tinha muitos nomes, sendo conhecida como a Deusa do amor, da sexualidade e da beleza, também é a Deusa da guerra que recebe os heróis que morrem nos campos de batalha, juntamente com Odin. Podia assumir a forma de um falcão e viajar grandes distâncias. Associada a um tipo especial de feitiçaria conhecida como Seidr, às jornadas xamânicas e à adivinhação, geralmente chamada de Volva. Freya viajava numa carruagem puxada por gatos, que sugere que os gatos também estavam entre os espíritos de animais que a auxiliavam em sua viagem sobrenatural. Símbolos: a lança e a terra.
- Friga: Rainha do céu, a misteriosa companheira de Odin, como ele, sabia do futuro dos Deuses e dos homens. Associada à fetilidade, ela é considerada a Deusa do casamento, da família, do destino e das crianças. Simboliza a manutenção da ordem, da harmonia e da paz. Friga é a única figura maternal existente em Asgard, considerada a Grande Mãe dos povos nórdicos. Seu nome na forma antiga germânica, Frija, faz referência à sexta-feira, considerado um dia de sorte para os casamentos. Símbolos: a cornucópia e a terra.
- Heimdall: É o guardião da ponte do arco-íris que leva a Asgard, morada dos Deuses. Sua audição é tão boa que ele pode escutar a grama nascendo na Terra ou a lã crescendo no dorso da ovelha. A simbologia da ponte do arco-íris é vasta, pode significar a conexão entre a matéria e o espírito, e a ligação entre os homens e os Deuses. É Heimdall que dá o sinal para os Deuses que o Ragnarok começou. Símbolos: Símbolos: a trompa e o arco-íris.
- Iduna: Deusa da juventude e mulher de Bragi, Deus da poesia. Ela é responsável pela saúde dos Deuses, que precisavam comer uma maçã por dia, vinda do seu cofre de madeira feito de freixo, para manterem sua juventude e força, conhecidas como as maçãs douradas da imortalidade. Em determinada ocasião, Loki transformou Induna e suas maçãs numa noz, uma associação à eterna juventude de nozes e maçãs aos mitos irlandeses. Símbolos: as nozes e a maçã.
- Loki: Loki, talvez, seja o personagem de maior destaque entre os Deuses do norte. É ele que traz a comédia aos reinos dos Deuses e a tragédia à história de Baldur. Loki é uma figura sinistra e poderosa, porém é mais um ser manhoso e traquino, que perverso, por vezes, escandaloso e de língua ferina, insulta os Deuses e as Deusas com suas revelações maliciosas. Ele participa de várias aventuras em campainha de quase todos os habitantes de Asgard, com exceção de Frey. Tem certos poderes mágicos e o mais notável é a habilidade de mudar de forma. Símbolos: o cavalo e o fogo.
- Mimir: O Gigante, guardião da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin. O mais sábio dos Deuses nórdicos, Mimir teve sua cabeça decepada, mas Odin manteve a cabeça viva e a consultava para saber segredos ocultos. É um dos deuses gigantes antigos. Obteve todo o seu conhecimento ao beber do poço da Grande Sabedoria nas raízes de Yggdrasil. Mimir, também chamado Ymir, deu origem aos anões com as partes de seu corpo ao morrer. Símbolos: a cabaça e a fonte.
- Nornes: Deusas do Destino: Urd, Verdandi e Skuld. São as três irmãs que tecem o destino dos homens em seus teares. Guardam a Yggdrasill, a árvore do mundo, que sustenta a Terra.Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a anciã. Urd é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verdandi é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld, vive encapuzada e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que contém os segredos do futuro. Símbolos: a roda em movimento.
- Odin: Odin é o Pai de Todos, relembrado hoje como o Deus da guerra e da fúria dos vikings. Contudo, ele tem outros aspectos até mais importantes que esses. Nas Eddas, ele é o líder dos Deuses, mas essa posição originalmente era de Tyr, pois Odin tornou-se soberano durante a Era Viking, onde um Deus mais astuto era mais importante que um Deus radicalmente justiceiro. Odin é o Deus da sabedoria e do poder mágico, pois foi ele que resgatou as runas, o alfabeto que guarda os mistérios do universo. Odin também é considerado Deus da morte, por que ele juntamente com Freya, recebiam os guerreiros que chegavam em Valhalla. Símbolos: os corvos: Munin e Hugin, os lobos: Geri e Freki, o cavalo Sleipnir, e a lança Gungnir.
- Thor: Filho de Odin e Jord - gigante, a Terra - provavelmente, é o Deus mais conhecido entre os Deuses nórdicos. Ele é um Deus simples, o patrono dos guerreiros e do povo. Thor é conhecido pelas suas grandes aventuras e por suas batalhas contra os gigantes. Possui uma tremenda força e o martelo Mjölnir, que foi feito pelos Anões. Mjölnir é considerado o maior tesouro dos Deuses por ser a proteção contra os gigantes. Thor é associado ao trovão, também é o Deus da chuva e das tempestades. Símbolos: o martelo e a biga.
- Tyr: Embora raramente seja lembrado nos dias de hoje entre os Deuses mais populares, Tyr é extremamente importante. Ele é o Deus da guerra, da justiça e da nobreza. O mito mais importante envolvendo Tyr mostra tanto bravura quanto honra. Foi ele que perdeu sua mão, para que o Lobo Fenris pudesse ser capturado pelos Deuses. Símbolos: a lança e o escudo.
- Skadi: É a Deusa do Inverno e da caça, casou-se com Njord, Deus dos Mares, porque acabou se confundindo no concurso de pés mais bonitos. Ela queria se casar com Balder, por isso seu casamento não era tão feliz, também é a Deusa da Justiça, da Vingança, e da Cólera. Símbolos: montanhas e locais altos.
- Valquírias: Espíritos femininos que apareciam para os guerreiros que iam morrer, auxiliavam o Deus da guerra e a travessia ao mundo dos mortos em Valhala, o grande palácio de Odin, onde ele se diverte em festas na companhia dos heróis que morriam em combate. Símbolos: a lança, o cisne e o capacete.
Runas
As runas são símbolos que nos remetem ao mais profundo autoconhecimento da nossa própria natureza, traduzindo, através da sua grafia, toda ancestralidade e a sabedoria do grande Deus nórdico Odin.
O 'futhark' antigo, com 24 sinais alfabéticos, ainda é o mais utilizados entre nós para se consultar na forma oracular. As runas são divididas em três grupos de oito símbolos, chamadas aett ou aettir, no plural, e nos permitem acessar o que chamamos de "o inconsciente coletivo das possibilidades".
1. A Criação - Aett de Fehu: O primeiro jogo de 8 Runas representam a criação do mundo, a fertilidade e início da vida. Regido pelo Deus Freyr, diz respeito à realização material e ao plano físico.
Letra correspondente: F
Regentes Planetários: Vênus e Lua
Signo: 06 a 20 de abril
Regente: Freyr
Significado tradicional: Gado/Bens/ Posse.
Mensagem: viva sua vitória.
Está associada aos Bens. Como na cultura primitiva, o gado era uma espécie de moeda corrente, o símbolo tradicional de FEHU é o gado. Esta runa significa vitória em assuntos financeiros, algo ganho com o dispêndio da própria energia, uma conquista, conclusão de projetos. Pode também significar ganhos emocionais, por ser um de seus regentes, o planeta Vênus. Roubos, proteção contra assaltos. Ganhos financeiros, bens materiais, mais dinheiro. Para obter ânimo e ajuda durante um período de provação/sofrimento. O poema se refere à libertação do cativeiro, mas podemos considerar aqui outras formas de se estar aprisionado, como a uma pessoa, uma situação ou condicionamento. Poder financeiro e prosperidade no presente ou no futuro próximo. Bens conquistados ou recebidos.
Letra correspondente: U
Regente Planetário: Marte
Signo: 21 de abril a 06 de maio
Regente: Tyr *
Significado Tradicional: Auroque/Força/ saúde física.
Mensagem: renove-se.
Representa o Auroque, o extinto gado selvagem da Europa Setentrional, símbolo da Grande
Força e velocidade e um desafio para os caçadores. Uruz representa mudança súbita ou dramática nas circunstâncias - em especial aquelas que colocam o consulente face a uma situação nova. Indica também promoção na vida profissional ou mais uma responsabilidade em alguma direção. Nas questões financeiras ela adverte que se deve esperar por melhoras na situação atual do consulente. Está associada ao planeta Marte. Liberação de velhos condicionamentos, traumas. Para obter a cura de uma doença. Força física e velocidade. Pode estar relacionado tanto à pessoa que faz quanto a outras pessoas.
Letra correspondente: T ou TH
Regente Planetário: Júpiter
Signo: 07 a 21 de maio
Regente: Thor
Significado Tradicional: Espinho (dificuldades)/ Gigante/ Lugar de não ação.
Mensagem: não reagir também é agir.
As plantas têm espinhos para se protegerem e na astrologia, Júpiter é um planeta protetor, sendo seu equivalente teutônico, THOR, o Grande Protetor da Mitologia Nórdica. Essa runa e seu significado "espinho", indica momento de limitação e aconselha a avaliação e reflexão, para fortalecimento de sua posição. Esta runa era usada para invocar e controlar os demônios que na antiga lenda escandinava, se acreditava assombravam as florestas escuras e lagos cinzentos. Aprendizado, concentração nos estudos, memória e raciocínio. Culpas: livrar-se, passar sobre remissão, voltar a vida. É um encanto de proteção na medida que restringe a ação dos adversários. Conflitos e complexidades de uma natureza agressiva. Irresponsabilidade. Uma tendência à mudança.
Letra correspondente: A
Regente Planetário: Mercúrio Signo: 22 de maio a 06 de junho
Regente: Bragi
Significado Tradicional: Boca/ Deus/ Mensageiro.
Mensagem: é preciso meditar.
Esta runa estando associada a Mercúrio, mensageiro dos Deuses, Deus de eloquência e inteligência, indica a chegada de avisos ou sinais inesperados. É a runa portadora do conhecimento, da comunicação e de mensagens divinas. O seu significado tradicional é "Boca", implicando a palavra falada. Indica também a obtenção de sabedoria e conhecimento pelo consulente. Como Mercúrio governa os movimentos e as viagens, na sua esfera ativa, em algumas ocasiões esta runa pode indicar viagem a ser feita pelo consulente. Criatividade: Facilita processos criativos, novas idéias. Para proteger os amigos em uma batalha. Pelo texto acredito que também sirva para assegurar uma boa liderança. Para se obter uma compreensão melhor a respeito das energias que atuam em nossas vidas. O poema se refere à libertação do cativeiro, mas podemos considerar aqui outras formas de se estar aprisionado, como a uma pessoa, uma situação ou condicionamento. Bênçãos, especialmente ligadas à religião. O conforto da fé.
Letra correspondente: R
Regentes Planetários: Mercúrio e Nodo Norte
Signo: 07 a 21 de junho
Regente: Nornes
Significado Tradicional: Roda de Carro/ Movimento/ Comunicação.
Mensagem: liberte-se de desejos e ilusões.
Raidho nos indica que planos de viagem serão concretizados e os já empreendidos serão bem sucedidos. Tanto Mercúrio como seu equivalente Escandinavo, ODIN, estão ligados a viagens. Pela ligação de Mercúrio com a palavra falada, Raidho denota também que o período é propício para debates e negociações. Sendo de bom augúrio indica que o consulente pode prosseguir confiante em seus planos. No plano espiritual, promove a grande viagem de resgate do Self, vivida no processo de individualização. Viagem astral, sonhos significativos ou proféticos. Comunicação psíquica, telepatia, premonição. Para garantir o retorno nas jornadas pelo mar. Concede poder, triunfo e conhecimento. Também a capacidade de fazer previsões. Mais um encanto de proteção, sendo que o mago deve ter conhecimento do "instrumento de ataque" para que este perca a força antes de alcançá-lo. Para devolver uma maldição lançada contra você. Concede poder, triunfo e conhecimento. Também a capacidade de fazer previsões. Viagem, tanto em termos físicos quanto naqueles de direção de estilo de vida. A mudança correta para você fazer ou decidir.
Letra correspondente: K,C ou Qu
Regentes Planetários: Marte e Sol
Signo: 22 de junho a 07 de julho
Regente: Loki
Significado Tradicional: Tocha/ Fogo/ Luz/ Abertura.
Mensagem: Ilumine-se com a nova luz.
Uma tocha ou símbolo dos cultos pré-Cristãos de adoração ao Sol: as fogueiras eram acesas nos topos das montanhas nos solstícios e equinócios, para marcar a progressão do Sol pelo céu. Kano representa energia, força, luz, poder e positividade. Tanto Marte como o Sol estão ligados ao fogo e a palavra Ken (Kano), significa tocha. Essa runa traz luz e energia criativa para o consulente, respondendo por todas as formas de positivismo, trazendo uma influência protetora, um sinal de sorte. Raciocínio lógico, olhar claro, mente e sentidos em prontidão. Mais um encanto de proteção, sendo que o mago deve ter conhecimento do "instrumento de ataque" para que este perca a força antes de alcançá-lo. Para se comunicar com os mortos. Concede poder, triunfo e conhecimento. Também a capacidade de fazer previsões. Para atrair um amor. A possibilidade de saúde desfavorável e indisposição geral mental ou física e aborrecimentos.
Letra correspondente: G
Regente Planetário: Vênus
Signo: 08 a 22 de julho
Regente: Freija
Significado Tradicional: Presente e União/ Uma dádiva.
Mensagem: associe-se, mas com equilíbrio.
Gebo indica a união de duas forças opostas, de forma harmoniosa e equilibradas. Vênus conhecido como o planeta do amor, mas também governa os envolvimentos de amizade. Isso reflete no símbolo gebo, no qual duas linhas se cruzam parecendo oferecer apoio mútuo. Pode significar num jogo, união ou sociedade de algum tipo, negócios ou união de amor. União entre duas pessoas: nova amizade, novo romance. Para promover a conciliação e o entendimento. Para garantir o retorno nas jornadas pelo mar. É um encanto de benção, quando o mago lança um manto de proteção sobre alguém. Para manter o romance em um relacionamento. Harmonização entre duas pessoas: parceiros, sócios, casais. Magia: Mais poder mágico, maior paranormalidade. Presentes, em ambos os sentidos de sacrifícios e generosidade. Todos os assuntos que dizem respeito a trocas, incluindo contratos e relacionamentos pessoais.
Letra correspondente: W ou V
Regentes Planetários: Vênus e Saturno
Signo: 23 de julho a 07 de agosto
Regente: Weiland
Significado Tradicional: Alegria e Glória/ Conforto.
Mensagem: deixe a felicidade entrar.
É surpreendente ver Saturno como um dos regentes de Wunjo, entretanto este é um planeta muito complexo e seu caráter apresenta muitas facetas. Os escritores medievais de Astrologia referiam-se a Saturno e Vênus como "amigos secretos". Pela amizade entre Vênus e Saturno, Wunjo sempre representará alegria e felicidade que chega para o consulente, sendo um excelente presságio para uma consulta, especialmente na posição do resultado. A praticidade e a obstinação de Saturno, exercem um efeito estabilizador sobre a leviandade de Vênus, de modo que, quando combinada com outras runas que significam romance, Wunjo pode indicar felicidade emocional e afeição profunda e duradoura. Mudança radical de uma situação. Para promover a conciliação e o entendimento. Alegria, prazer, mas também a possibilidade de se exceder. Se moderado, o significado é de sucesso geral e reconhecimento do valor.
2. A Necessidade - Aett de Hagal: O segundo Aett de 8 Runas, ensina-nos a aprender com as adversidades da vida. Regido pelas forças da natureza e dos elementais, diz respeito ao plano emocional.
Letra correspondente: H
Regente Planetário: Saturno
Signo: 08 a 22 de agosto
Regente: Gigante
Significado Tradicional: Granizo / Forças da Natureza/ Liberação.
Mensagem: a saída é o rompimento.
Hagal ou Hagalaz, representa as forças destrutivas da natureza. Os astrólogos dizem que Saturno é um planeta de limitação, mas também o chamam de Grande Mestre e esses dois atributos estão ligados a Hagal: compreender que as vidas nuns universos materiais impõem certas limitações naturais sobre nós. Aprendendo a viver com essas limitações, seremos felizes. Hagal representa todos os acontecimentos que estão fora de controle do consulente e já que essa runa indica a interferência de uma força impessoal na vida do consulente e como a maioria das pessoas reage negativamente a ser tratada de forma impessoal, Hagal com freqüência assume um significado de mau agouro. Representa uma força de interrupção, com referência às áreas da vida a que se não pode atribuir responsabilidade específica no planejamento do futuro. Hagal também nos concede uma chance, a de crescermos com a crise: a própria natureza rompendo com nossas barreiras. Tempo: proteção contra inclemência: tempestades, terremotos. Para devolver uma maldição lançada contra você. Para se comunicar com os mortos. Forças descontroladas, ou internamente no inconsciente ou extremamente no mundo físico, especialmente o tempo.
Letra correspondente: N
Regente Planetário: Saturno
Signo: 23 de agosto a 07 de setembro
Regente: Hella
Significado Tradicional: Necessidade/ Sacrifício/ Opressão.
Mensagem: aprenda com a diversidade.
Nauthiz nos aconselha a paciência, a persistência e a precaução, ou seja, todas as qualidades que sugerem ação lenta e deliberada por um período relativamente longo. Os acontecimentos deverão se desenvolver por si próprios. Nauthiz dá origem a atrasos, repressão, limitação, opressão, aflição, doença ou saúde precária, podendo indicar falta de vitalidade, de dinheiro ou de recursos. Esta runa nos traz a lição dos limites, aqueles que nós mesmos nos impomos ou, em seu aspecto invertido, aqueles que atraímos para nós. Amor: conquistar o amor ou a simpatia de uma pessoa. Usado inicialmente para apagar incêndios. Nos dias de hoje talvez possamos considerar a possibilidade de usá-lo para "esfriar" algumas situações e temperamentos. É um encanto de proteção na medida que restringe a ação dos adversários. Restrições causadas pela necessidade. Trabalho árduo trazendo finalmente o alívio dos sofrimentos devidos a limitações financeiras.
Letra correspondente: I
Regente Planetário: Júpiter
Signo: 08 a 22 de setembro
Regente: Mimir
Significado Tradicional: Gelo/ Introspecção/ Impedimento.
Mensagem: é melhor parar.
Em um jogo, essa runa reforça os significados daquelas que estão ao se redor. Júpiter é um planeta protetor e também o gelo possui a qualidade de proteger ou preservar. A Runa Isa indica que os planos devem ser "congelados", no momento para se atuar no tempo apropriado. Como o gelo é inimigo do calor, é na área do amor e da amizade que Isa atinge seu ponto máximo de infelicidade. Aqui é oportuno lembrar o conselho do Mestre Arqueiro Zen: "Quanto mais obstinadamente se empenhar em aprender a disparar a flecha para acertar o alvo, não conseguirá nem o primeiro, nem o segundo intento. O que obstrui o caminho é à vontade demasiadamente ativa. O que deve fazer é aprender e esperar" Aceite o inverno em sua vida e mantenha a alma aquecida pela fé espiritual. Abrigue-se ao pé do fogo sagrado e aguarde o degelo com coragem e sabedoria. Ligação entre duas coisas, ponte, contato positivo, repasse. Sexo, satisfação sexual, contato sexual, atração sedutora. É um encanto de proteção na medida que restringe a ação dos adversários. Mais um encanto de proteção, sendo que o mago deve ter conhecimento do "instrumento de ataque" para que este perca a força antes de alcançá-lo. Usado inicialmente para apagar incêndios. Nos dias de hoje talvez possamos considerar a possibilidade de usá-lo para "esfriar" algumas situações e temperamentos. Bloqueios psicológicos no pensamento e na atividade, incluindo injustiças.
Letra correspondente: J
Regente Planetário: Mercúrio
Signo: 23 de setembro a 07 de outubro
Regente: Martelo de Thor
Significado Tradicional: Colheita/ Recompensa/ Um ano.
Mensagem: a colheita será boa.
A runa Jera refere-se ao aspecto do poder de Odin que premiava os guerreiros mais valorosos e fortes depois da morte, com sua entrada na "Casa dos escolhidos" Valhallah. A idéia é de recompensa ou prêmio. Jera é uma runa relacionada com a Justiça e por analogia, todos os assuntos legais ficam sob a sua proteção. Seu aparecimento no jogo, indica que o consulente está colhendo os resultados de seus esforços. É uma runa de previsões benéficas, portanto espere bons resultados de qualquer empreendimento ou atividade na qual está empenhado. Para atrair um amor. Fertilidade, geração de filhos, idéias, projetos. Para obter a cura de uma doença. Para devolver uma maldição lançada contra você. Esperanças e expectativas de paz e prosperidade. A promessa de sucesso. Realizam-se os resultados de esforços anteriores.
Letra correspondente: Y
Regentes Planetários: Júpiter e Nodo Sul
Signo: 08 a 22 de outubro
Regente: Sacrifício de Odin
Significado Tradicional: Teixo/ Precaução/ Prudência.
Mensagem: saiba esperar.
O teixo é natural da região nórdica e mantém suas folhas verdes, mesmo durante o inverno, simbolizando a vitória sobre a morte, a resistência. Sua madeira resistente e elástica era utilizada no fabrico de arcos e flechas e na sua casca eram gravadas runas. Júpiter é um planeta protetor e também o regente de Sagitário, o signo do arqueiro, e por isso indica que o consulente está voltado para um objetivo viável, enquadrado dentro de suas capacidades e em conseqüência, não é provável que algo lhe impeça de alcançar o sucesso. Quando Yr ocupa um lugar significativo no jogo, ela indica que a situação se reverterá a favor do consulente. Os obstáculos surgem para testar a nossa força, a nossa combatividade ou para induzir-nos à reflexão. Não é hora de agir. Cultive a paciência e controle sua ânsia por resultados. O cavalo simboliza por seus atributos, força, energia, impetuosidade e vitalidade, que são associados a seus instintos de proteção em momentos de perigo. Proteção em viagens e mudanças, inclusive interiores. Para se obter uma compreensão melhor a respeito das energias que atuam em nossas vidas.
Letra correspondente: P
Regentes Planetários: Marte e Nodo Sul
Signo: 23 de outubro a 07 de novembro
Regente: Nornes
Significado Tradicional: Revelação/Copo de Jogo de dados/ Iniciação.
Mensagem: voar, buscar, para encontrar.
A interpretação exata de Peorth não chegou até nós. Recebeu várias traduções, como lareira ou peca de jogo de xadrez ou copo para jogar dados. O significado de Peorth no jogo está ligado à idéia de revelação de alguma coisa não anunciada anteriormente porque indica algo escondido que veio ao conhecimento. É um bom presságio. Pode também referir-se a um segredo que o consulente está tentando guardar, sentimentos, desejos, emoções contidas, podendo provocar o surgimento do nosso lado sombra, oculto. Esta runa tem ligação com o oculto e poderá revelar ocasionalmente que o consulente tem poderes mediúnicos. Com Peorth nada depende de nós e sua atuação acontece no mais profundo de nós mesmos. Sorte no jogo, forçar coincidências, alterar prognósticos. Interesses e mistérios femininos, incluindo a fertilidade. Criatividade esperando para ser posta em prática.
Letra correspondente: Z
Regentes Planetários: Júpiter e Vênus
Signo: 08 a 22 de novembro
Regente: Thor
Significado Tradicional: Alce/ Proteção/ Equilíbrio/ Desafio/ Homem.
Mensagem: controle suas emoções.
O Alce, animal da região norte da Europa, possui grandes chifres que são as suas armas naturais de proteção contra os perigos. O símbolo de Algiz lembra um gesto antigo, usado pelos germanos: estendiam a mão com os três dedos médios levantados, num movimento de proteção. Essa runa era gravada nas armas e nos escudos dos guerreiros e no pórtico das casas, com a mesma intenção. Algiz é tão benéfica que se tornou o símbolo do otimismo bem alicerçado e quando sai na primeira casa de uma jogada astrológica significa que o consulente possui grande confiança em si próprio e em suas habilidades, unida a uma grande fé no futuro. Esta runa nos desafia a enfrentar novas oportunidades sem nos colocarmos vulneráveis às influências externas, permanecendo confiantes. Proteção física contra assaltos e agressões. Para proteger os amigos em uma batalha. Assegurar uma boa liderança. É um encanto de benção, quando o mago lança um manto de proteção sobre alguém. O impulso protetor para abrigar-se ou a outras pessoas. Manutenção do sucesso ou de uma posição conquistada ou recebida.
Letra correspondente: S
Regente Planetário: Sol
Signo: 23 de novembro a 07 de dezembro
Regente: Baldur * Significado Tradicional: Sol/ Realização.
Mensagem: receba a força vital.
Sigel é uma runa de Vitória e sua presença num jogo é uma promessa de sucesso e realização. O papel exercido pelo Sol na teologia escandinava, se repete nos temas que dizem que o sol nascente transformava os malignos gigantes de gelo em pedra. De uma forma ou de outra, essa capacidade de derrotar o mau é quase que universalmente atribuída ao Sol. O poder do Sol de revelar o obscuro, estabelece a relação de Sigel com a razão e a consciência. O Sol está ligado também ao ciclo de nascimento-morte-renascimento e é quando Sigel nos indica resgate de oportunidades, projetos e relacionamentos. Cura física, psíquica, emocional; reequilíbrio orgânico. Vitalização, energização, incremento da energia vital. Para obter a cura de uma doença. Para proteger os amigos em uma batalha. Pelo texto acredito que também sirva para assegurar uma boa liderança. Concede poder, triunfo e conhecimento. Também a capacidade de fazer previsões. A força vital. Boa saúde ou outras circunstâncias favoráveis a futura harmonia. Contato o eu superior e o inconsciente.
3. A Humanidade - Aett de Tyr: O terceiro Aett de 8 Runas, nos mostra como conduzir a nossa vida. Regido pelo Deus Tyr, invoca a justiça e diz respeito à realização do plano espiritual.
Letra correspondente: T
Regente Planetário: Marte
Signo: 08 a 22 de dezembro
Regente: Tyr
Significado Tradicional: Guerreiro/Conquista/ Vitória.
Mensagem: cultive a paciência.
Como Marte, seu correspondente romano, TYr é o Deus da Guerra e a runa que ostenta seu nome, representa, portanto, a vitória na batalha ou em qualquer situação em que haja um elemento de disputa ou competição. Para os antigos teutões, Tyr era a runa do soldado, sendo utilizada como talismã pelos guerreiros. Tyr é uma runa de motivação e significa força de vontade e um espírito competitivo aliado a um envolvimento uni direcionado para um projeto ou ideal que sistematicamente derrubam todas as barreiras que impedem a conclusão bem sucedida. Tyr nos induz a rever investimentos, metas, repensar prioridades e examinar a canalização de nossas energias. A energia guerreira de Marte, regente desta runa e fácil de ser invocada, e é uma energia difícil de ser controlada. Mantenha-se firme em sua vontade, reto em sua ação e deixe que a vontade dos Céus trace o seu caminho. Justiça humana e divina, equilíbrio entre partes. Para se comunicar com os mortos. Conhecimento de onde residem suas verdadeiras forças. Sucesso geral e sucesso em assuntos legais. Honra, justiça, liderança e autoridade.
Letra correspondente: B
Regentes Planetários: Lua e Júpiter
Signo: 23 de dezembro a 05 de janeiro
Regente: Frigg
Significado Tradicional: Gestação/ Bétula/ Crescimento/ Fertilidade.
Mensagem: olhe para dentro de você.
A Lua é o símbolo da Grande Mãe, o princípio da fecundidade na natureza e a tônica desta runa, regida pela Lua, é geração. A Bétula é uma árvore que para as raças europeias significava "começo", simbolizando o despertar da primavera pois seus brotos são os primeiros a surgirem após o inverno. Berkana é uma runa de nascimento, de fertilidade e indica o nascimento físico, tanto de uma criança como de uma idéia. Ela fala de crescimento interior e exterior e nos conduz a um aprofundamento na origem de nossas ações. Berkana é uma influência esperançosa sob a qual se iniciam novos planos e empreendimento. Devido à influência de Júpiter, regente secundário de Berkana, essa runa em geral indica um acontecimento feliz dentro do círculo familiar. Para que os objetivos sejam alcançados com a energia de Berkana, são necessárias a espera, a paciência, a firmeza e a generosidade. Feitiços, trabalhos de magia, descoberta e proteção. Fertilidade geral, tanto mental quanto física, e crescimento pessoal. A prosperidade de uma iniciativa ou empreendimento.
Letra correspondente: Eo ou E
Regente Planetário: Mercúrio
Signo: 06 a 20 de janeiro
Regente: Valkirias
Significado Tradicional: Cavalo/ Movimento/ Progresso.
Mensagem: é tempo de mudar.
Na astrologia, Mercúrio é um planeta de mudanças e o principal significado desta runa é "mudança para melhor". Essa mudança poderá diferir de jogo para jogo, mas essas alterações envolvem viagem, mudança de moradia ou trabalho, de cidade ou até de país. Para os povos primitivos germânicos o cavalo era um animal sagrado, ligado ao Culto solar e ao mundo dos deuses: eternidade, ventos, sol e movimento. Para confundir feiticeiros oponentes. Para manter o romance em um relacionamento. Deixar coisas para trás, sem ter medo do novo. Mudança de local, transporte de mercadorias. Posição relativa à própria pessoa ou a outras. A mensagem dos Deuses. No jogo, essa runa confirma, sem sombra de dúvida, os significados daquelas runas ao seu redor.
Letra correspondente: M
Regentes Planetários: Saturno e Nodo Sul
Signo: 21 de janeiro a 04 de fevereiro
Regente: Homem
Significado Tradicional: Humanidade/ O Eu.
Mensagem: mantenha a modéstia.
A tradução literal de Mannaz é humanidade e a ela é atribuído o significado de interdependência da raça. Mannaz possui fortes ligações com o poder do pensamento, pois é essa capacidade do homem que o distingue de todas as outras espécies do planeta. Por essa razão Mannaz revela que o consulente deve usar a lógica para tratar do seu problema e usar a imparcialidade. Esta runa simboliza o Self, a manifestação individual do inconsciente coletivo e através da conquista de si mesmo o homem terreno encontra o homem divino. Mannaz indica também poder ou potencial mágico e os poderes da visualização criativa representam a capacidade de influenciar sobre os acontecimentos através de meios não físicos. Uma nova jornada que pode significar um mergulho profundo em nós mesmos. Para promover a conciliação e o entendimento. Para se obter uma compreensão melhor a respeito das energias que atuam em nossas vidas. Autoconhecimento, interiorização, meditação profunda. Memória mágica, regressão de memória, sonhos reveladores. Sonhos lúcidos, sonhos reveladores, projeção de consciência. O indivíduo ou a raça. Sua atitude em relação aos outros e a atitude deles em relação a você. Amigos e inimigos.
Letra correspondente: L
Regente Planetário: Lua
Signo: 05 a 19 de fevereiro
Regente: Sacerdotisas
Significado Tradicional : Água/ Intuição/ Fluência.
Mensagem: Libere a criatividade.
Em sua simbologia, tanto a Lua como o Elemental Água representam o aspecto subconsciente da mente, a parte da psique da qual surgem a intuição e os poderes psíquicos em geral. Assim como a Lua determina o ir e vir das marés, também determina em nós o fluxo e refluxo das emoções. Laguz associada à Lua, fala de ritmos nos relacionamentos, nas profissões, apontando para um período de sucesso. Com esta runa presente num jogo, forças invisíveis e criativas estão a nosso favor, assim como, uma liberação súbita da energia do inconsciente se fará manifestar através dos sonhos, sentimentos pré-monitores, intuição, telepatia ou inclinação para o estudo e pesquisa do universo simbólico. Abandone-se à experiência de submergir na corrente da vida sem hesitações.
Letra correspondente : NG
Regente Planetário: Vênus
Signo: 20 de fevereiro a 06 de março
Regente: Freyr e Ing * Significado Tradicional: Deus Ing/ fertilidade/ Novos começos.
Mensagem: aproveite para recomeçar.
O Deus Ing para alguns autores é interpretado como um outro nome do Deus Freyr, que rege a fertilidade. Para outros, Ing seria um herói legendário que, pela qualidade de sua vida terrena, tornou-se Deus após a morte. Esta é uma runa que indica a conclusão bem sucedida de um empreendimento e por se relacionar à fertilidade, pode significar um novo estágio de vida. Inguz nos indica o abandono de tudo que está superado, exaurido e ir em direção ao novo: término de uma fase de atividade para que uma outra, nova e mais feliz, se inicie. Esta runa pode revelar a chegada de um acontecimento que provará ser um marco fundamental na vida do consulente. Coragem, bravura, perda de medos. Poderes psíquicos, memória, raciocínio, intuição. Para obter ânimo e ajuda durante um período de provação/sofrimento. O poema se refere à libertação do cativeiro, mas podemos considerara qui outras formas de se estar aprisionado, como a uma pessoa, uma situação ou condicionamento. É um encanto de benção, quando o mago lança um manto de proteção sobre alguém. Para atrair um amor. Para manter o romance em um relacionamento. Fertilidade masculina e expectativas a nível físico, incluindo assuntos de saúde, família e descendência.
Letra correspondente: D
Regentes Planetários: Sol e Nodo Norte
Signo: 07 a 21 de março
Regente: retorno de Baldur
Significado Tradicional: Dia/ Reviravolta.
Mensagem: atente para esse momento decisivo.
Dagaz é um símbolo de crescimento, assim como o calor do Sol na primavera e no verão é responsável pelo crescimento das plantas. Como condutora de energia solar, Dagaz é responsável pelo desenvolvimento de projetos e crescimento de possibilidades tanto no plano material como no plano emocional, abrindo novas perspectivas no panorama dos obstáculos. O Nodo Norte é o símbolo do eclipse e o Sol, o símbolo da Luz. Dagaz portanto, encerra a conotação de "Luz depois da escuridão". Essa runa não apresenta aspectos negativos e as modificações consequentes das vibrações de Dagaz incidem principalmente em suas atitudes pessoais. Alterações milagrosas de situações, resultados surpreendentes. Virada do destino, mudança completa no rumo das coisas. Para confundir feiticeiros oponentes. Segurança e certeza. A claridade da luz do dia em oposição à incerteza da noite. Um momento de planejar ou iniciar um empreendimento.
Letra correspondente: O
Regentes Planetários: Saturno e Marte
Signo: 22 de março a 05 de abril
Regente: Heindall
Significado Tradicional: Possessão/ velho/ Separação/ Posse.
Mensagem: faça sem fazer
Othila é a última na série das runas, sendo de várias maneiras a antítese do primeiro símbolo rúnico, FEHU. Onde Fehu representa dinheiro, Othila indica coisas que o dinheiro pode comprar. O Planeta que governa essa runa é Saturno - o planeta da limitação – e muitas vezes, as posses simbolizadas por Othila têm algum fator delimitante a elas ligado. Assim, a posse indicada por Othila é freqüentemente um terreno ou construção, propriedade, residência. Saturno é muitas vezes relacionado com a morte física; assim esta runa pode indicar assuntos ligados à testamentos, legados ou herança. Em geral o legado expresso por essa runa é sob a forma de propriedade, patrimônio herdado, que podem ser também, traços psicológicos ou características físicas. Othila é uma runa de ruptura radical e nos aconselha a acreditar no que é novo. Comunicação: antepassados, outras consciências. União familiar, harmonização e integração dos membros. Herança. Sua casa, incluindo patrimônio físico, herança espiritual, experiência e valores fundamentais.
Runa em branco - Ciclos do tempo
Significado Tradicional: Destino / Carma.
Está associada aos desígnios dos deuses, àquilo que está escrito e que precisa ser desvendado. Chamada de WYRD, nome do grupo das três deusas do destino da Mitologia Teutônica cujos nomes são: Urd, Verdandi e Skuld e que representam os três aspectos do tempo, passado, presente e futuro. Formam uma trindade e sempre uma se mescla na outra. WYRD governa o carma que cada um de nós formou nas vidas anteriores. Na adivinhação, essa runa indica os eventos impelidos pelo destino ou os inevitáveis, dos quais não conseguiremos nos esquivar. Não significa o aparecimento desta runa, o anúncio de uma punição cármica e dependerá a análise, das runas próximas no jogo. Assim como Odin, para conceber sua proteção, exigia de seus guerreiros fé e coragem, esta runa exige do guerreiro espiritual, fé em sua capacidade de transmutação e crescimento e coragem para superar obstáculos e transcender suas próprias limitações. Esta runa sem glifos, contém um potencial não diluído: ao mesmo tempo prenhe e vazia, ela abrange a totalidade do ser, tudo que está para ser realizado. Todos os nossos férteis sonhos estão contidos nessa brancura. Nada é predestinado; os obstáculos do seu passado podem tornar-se os portais que o conduzirão a novos começos.
Os mitos podem nos levar a descobrir mais sobre nossa herança espiritual, e talvez perceber alguns dos defeitos no desenvolvimento espiritual do mundo moderno. O estudo da mitologia não precisa mais ser visto como uma fuga da realidade para as fantasias por parte dos povos primitivos, e sim como uma busca pela compreensão mais profunda da mente humana. Ao nos aventurarmos em explorar as distantes colinas habitadas pelos Deuses, estaremos talvez, descobrindo o caminho de casa. A mitologia nórdica possui grande importância na configuração da cultura dos antepassados desses povos
ÁRVORES CELTAS
ARVORE DE ÁLAMO (A Incerteza)
É uma pessoa com um alto sentido de estética, não é muito segura de si mesma, valente se for necessário, precisa estar em um ambiente agradável, é muito seletiva, às vezes solitária, muito alegre, de natureza artística, boa organizadora, tenta aprender através da filosofia, confiável em qualquer situação, assume as relações muito seriamente.
ÁRVORE DE ABEDUL (A Inspiração)
Uma pessoa vigorosa atrativa, elegante, amistosa, não é pretenciosa, é modesta, não gosta de excessos, se aborrece com coisas vulgares, ama a vida a natureza e a calma, não é muito apaixonada, cheia de imaginação, um pouco ambiciosa, acredita numa atmosfera de calma e satisfação.
ÁRVORE DE ABETO (O Mistério)
É uma pessoa de extraordinário bom gosto, dignidade, sofisticada, ama a beleza, temperamental, teimosa, tende para o egoísmo, mas se preocupa com as pessoas que estão ao seu redor, é modesta, muito ambiciosa de muitos talentos, criativa, amante insatisfeita, de muitos amigos e inimigos, muito confiável.
ÁRVORE DE ARCE (A Mente Aberta)
Uma pessoa fora do comum , cheia de imaginação e originalidade, tímida e reservada, ambiciosa, orgulhosa, segura de si mesma, com sede de novas experiências, algumas vezes nervosas, tem muitas complexidades, possui boa memória, aprende rapidamente, com uma vida amorosa complicada, gosta de impressionar. Deve buscar ter uma relação seria que encha sua vida, isso lhe fará feliz.
ÁRVORE DE AVELÃ (O Extraordinário)
É uma pessoa encantadora, não pede nada, muito compreensiva, sabe como impressionar as pessoas, é uma pessoa segura, mente aberta, positivista, ativa na luta por causas sociais, popular, temperamental e amante caprichoso, sensual e excessivamente apaixonado, belo, sensível, honesto e companheiro tolerante, com um sentido de justiça muito preciso.
A OLIVEIRA (A Sabedoria)
Ama o sol, de sentimentos quentes e ternos, razoável é uma pessoa equilibrada, evita agressão e a violência, tolerante, alegre, calma, tem um sentido desenvolvido para a justiça, sensível, empática, não conhece os ciúmes, lhe encanta a leitura e a companhia de pessoas sofisticadas.
A NOGUEIRA (A Paixão)
Implacável, é uma pessoa estranha e cheia de contrastes, não é egoísta, agressiva quando precisa, amorosa, nobre, de horizontes amplos, de reações inesperadas, espontânea, de ambição sem limites,
pouco flexível, é uma companhia pouco comum, nem sempre agrada, mas é admirável, comum gênio estratégico, muito zelosa e apaixonada, não se compromete se não conhece.
A FIGUEIRA (A Sensibilidade)
Muito forte, é uma pessoa pouco voluntariosa, independente, não permite as contradições ou discussões, ama a vida, sua família, as crianças e os animais, um pouco volátil socialmente, bom sentido do humor, tímida, mas um pouco extrovertida. Gosta da ociosidade e da preguiça
tem um talento pratico e inteligência. Pessoa muito sensual e atrativa ao sexo oposto. Grande elegância e porte.
ÁRVORE DE CASTANHAS (A Honestidade)
De beleza incomum, não deseja impressionar, com um desenvolvido sentido de justiça, vigorosa é uma pessoa interessada, diplomática de nascimento, se irrita facilmente e é sensível com companhia, muitas vezes por insegurança em si mesma, as vezes atua com sentido de superioridade, se sente incompreendida, ama uma só vez, tem dificuldades para encontrar seu parceiro.
ÁRVORE DE CINZAS (A Ambição)
É uma pessoa excepcionalmente atrativa, vigorosa , impulsiva, exigente, não se importa com as criticas, ambiciosa, inteligente, cheia de talentos, gosta de jogar com o destino, pode ser egoísta, muito confiável e digna de confiança, amante fiel e prudente, algumas vezes o cérebro controla o coração, mas assume suas relações muito seriamente.
ÁRVORE DE FAIA (A Criatividade)
Tem bom gosto, se preocupa com as aparências, materialista, organiza bem sua vida e sua carreira, é uma pessoa econômica, bom líder, não toma riscos desnecessários, é razoável, esplêndida companheira de vida, gosta de manter a linha (dieta, esportes, etc).
ÁRVORE HORNBEAM (O Bom Gosto)
De uma beleza muito franca, se preocupa por sua aparência e sua condição econômica, de bom gosto, não é egoísta , vive de forma mais cômoda possível de maneira razoável e disciplinada, busca bondade e conhecimento em uma parceira emotiva, sonha com amantes incomum , aos poucos é feliz com seus sentimentos, desconfia da maioria das pessoas, nunca está segura de suas decisões, muito consciente.
ÁRVORE DE LIMAS (A Dúvida)
Aceita o que a vida lhe dá de uma maneira muito complexa, odeia brigar, o estresse, e o trabalho, mas não gosta de preguiça e da ociosidade, é suave e sabe ceder, faz sacrifícios pelos amigos, tem muito talento, mas não o suficiente tenaz para explorá-los, se lamenta e se queixa um pouco, é uma pessoa muito zelosa e leal.
ÁRVORE DE MAÇÃ (O Amor)
De contexto leviana, muito carismática, é uma pessoa chamativa e atrativa, de uma aura agradável, aventureira, sensível , sempre apaixonada, quer amar e ser amada, companheira fiel e terna, muito generosa, de talentos específicos, vive o dia a dia, filosofa despreocupada com imaginação. Totalmente distraída.
ÁRVORE DE OLMO ( A Mentalidade Nobre)
Figura agradável, bom gosto em se vestir, de exigências modestas, tende a não esquecer os erros, alegre, gosta de mandar, porém não obedece, é uma companhia honesta e fiel, gosta de tomar decisões pelos demais, de mentalidade nobre, generosa, com bom humor, prática.
ÁRVORE ROWAN (A Sensibilidade)
Cheia de encantos, alegre, da sem expectativas de receber, gosta de chamar atenção, ama a vida, as emoções, não descansa, e inclusive gosta das complicações, é tanto dependente como independente, tem bom gosto, é uma pessoa artística, apaixonada, emocional, boa companhia, não esquece.
O CEDRO (A Confiança)
De uma beleza estranha, sabe se adaptar, gosto do luxo, de boa saúde, não é uma pessoa tímida, não gosta de ver muitas pessoas, é segura de si, tem determinação, impaciente, gosta de impressionar os
outros, tem muitos talentos, criativa, saudavelmente otimista, e vive na espera do único e verdadeiro amor, capaz de tomar decisões rapidamente.
O CIPRESTE (A Felicidade)
Forte, adaptável, toma o que a vida tem para dar, é uma pessoa satisfeita, otimista, aspira dinheiro e reconhecimento, odeia a solidão, é uma companhia apaixonada e sempre insatisfeita, fiel, se altera facilmente, não é dócil, e desinteressada.
O PINHEIRO (O Particular)
Encanta a companhia agradável, é uma pessoa muito robusta, sabe fazer sua vida algo confortável, muito ativa, natural, boa companhia, mas nem sempre amistosa, se apaixona facilmente, mas sua paixão se apaga em pouco tempo, se rende facilmente, se decepciona de todo até que encontra seu ideal, é de confiança e de caráter prático.
O ROBLE (A Valentia)
É uma pessoa robusta da natureza, valente, forte, implacável, independente, sensível, não gosta de mudanças, mantém seus pés no chão e gosta de ação.
O SAUCE LLORÓN- SALGUEIRO CHORÃO (A Melancolia)
Uma pessoa bela, mas melancólica, atrativa, muito empática, ama as coisas belas e tem bom gosto, ama viajar, sonhadora sem descanso, caprichosa, honesta, pode ser influenciada, mas é difícil para
conviver, exigente, com boa intuição, sofre no amor, mas as vezes encontra apoio em sua companhia. Algumas vezes gosta de mentir, é bastante amigável.
DE QUE ÁRVORE VOCÊ CAIU?
Busque o dia do seu aniversário e encontre sua árvore… uma vez localizado busque em “Significado de cada Árvore Celta” .
23 de Dez até 01 de Jan – Árvore de Maçã
02 de Jan até 11 de Jan – Árvore de Abeto
12 de Jan até 24 de Jan – Árvore de Olmo
25 de Jan até 03 de Fev – Cipreste
04 de Fev até 08 de Fev – Álamo
09 de Fev até 18 de Fev – Cedro
19 de Fev até 28 de Fev – Pinheiro
01 de Mar até 10 de Mar – Salgueiro Chorão
11 de Mar até 20 de Mar – Árvore de Limas
21 de Mar – Carvalho
22 de Mar até 31 de Mar – Árvore de Avelã
01 de Abr até 10 de Abr – Árvore Rowan
11 de Abr até 20 de Abr – Árvore de Arce
21 de Abr. até 30 de Abr – Nogueira
01 de Mai até 14 de Mai – Álamo
15 de Mai até 24 de Mai – Árvore de Castanhas
25 de Mai até 03 de Jun – Árvore de Cinzas
04 de Jun até 13 de Jun. – Árvore Horn Beam
14 de Jun. até 23 de Jun – Figueira
24 de Jun – Árvore de Abdul
25 de Jun. até 04 de Jul – Árvore de Maçã
05 de Jul até 14 de Jul – Árvore de Abeto
15 de Jul até 25 de Jul – Árvore de Olmo
26 de Jul até 04 de Ago – Cipreste
05 de Ago até 13 de Ago. – Álamo
14 de Ago. até 23 de Ago – Cedro
24 de Ago até 02 de Set – Pinheiro
03 de Set até 12 de Set – Salgueiro Chorão
13 de Set até 22 de Set – Árvore de Limas
23 de Setembro – Oliveira
24 de Set até 03 de Out – Árvore de Avelã
04 de Out até 13 de Out – Árvore de Rowan
14 de Out até 23 de Out – Árvore de Arce
24 de Out até 11 de Nov – Nogueira
12 de Nov até 21 de Nov – Árvore de Castanhas
22 de Nov até 01 de Dez – Árvore de Cinzas
02 de Dez até 11 de Dez – Árvore Hornbeam
12 de Dez até 21 de Dez – Figueira
22 de Dezembro – Árvore de Faia
|
1 |