Simbolismo místico dos Pontos Cardeais
Todas as cerimônias mágicas devem ser iniciadas com uma invocação aos pontos cardeais e seus elementos respectivo e dentro de um círculo traçado no chão, sentada ou de pé. Cada um dos pontos geográficos possui una vibração específica, que deve ser aproveitada em nossa vida cotidiana.
Vibração do ponto Sul - É a fonte da vida. Representa a riqueza no plano material. Propício para Rituais de dinheiro, progresso no trabalho e êxito profissional.
Vibração do ponto Este – O ar é seu elemento. Representam à comunicação afetiva, os amores juvenis, à criatividade ativa. Propício para Rituais de amor, uniões, proteção da casa e harmonia conjugal.
Vibração do ponto Oeste – É o final do outono. Representa o ocaso e a desintegração da matéria. Propício para Rituais de transformação e amadurecimento.
Vibração do ponto Norte - Propício para a consolidação de processos criativos e intelectuais. Favorece o sentimento de desapego e estimula a atividade mental. Cerimônias relacionadas com viagens, êxitos profissionais e intelectuais.
Vibração do ponto Central – É o lugar por onde circula e se arquiteta a bionergia. Propício para Rituais de saúde, concentração e harmonização. A sua volta existem quatro pontos intermédios cujos significados são:
Sudeste: O lugar da alegria e bem estar. Seu elemento é a madeira.
Noroeste: O lugar da paz. Corresponde ao céu.
Sudoeste: O lugar da morte e da alma. Vincula-se com a terra.
Noroeste: O lugar da imobilidade. Associado com as montanhas.
No caminho das descobertas, matemáticos na antiguidade criaram alguns aparelhos que foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola.
A partir desta divisão o Esoterismo, relacionado com o lado místico e um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões buscam transmitir conhecimentos, acerca de determinados assuntos que dizem respeito aos aspectos da natureza e da vida que estão sutilmente ocultos, como os Elementos Fogo - energia de vitalidade, criatividade e identidade; Ar - energia de mobilidade, comunicação, mente e relacionamento; Água – energia da sensibilidade, sentimentos e emoções; Terra - energia de estabilidade, segurança e matéria, que transportam parra os signos as energias que lhe são inerentes e, os Espíritos da Natureza correspondente à estes elementos: Fogo - Velas, incensos, fogueiras, queima de ervas. Ar - Incensos, sinos e instrumentos musicais de sopro. Água - Copo de água, pedra-marinha, espelho e conchas. Terra - Pedras, metais e plantas.
O Microcosmo (homem), ao nascer está sob a energia de um dos signos do zodíaco, de um Elemento e Elementais e possui características próprias, um conhecimento obtido através da Astrologia. Cada nativo dos signos tem seu animal guardião, Místico, seres (criaturas) não humanos que faziam parte do imaginário da Grécia Antiga, participando de vários mitos. Possuíam poderes sobrenaturais e, de acordo com a mitologia grega, podiam interagir com seres humanos, deuses e outras criaturas mitológicas.
Animal guardião ou de poder é um talismã que corresponde a energia do Elemento que rege seu signo. Pode ser em um broche, medalha pendurada no pescoço, enfeite para a casa, gravura, entalhe em madeira, etc. A finalidade é se tornar um símbolo de poder, pois representa a energia que nos protege na trajetória de vida e sua anergia atua em nossos quatro planos de consciência ou expressão: físico, mental, emocional e intuitivo. Em cada indivíduo é aflorada a característica de um animal que leva o homem à uma conexão perfeita com seu Mestre Interior, a natureza, seus elementos e elementais. Pode ocorrer de você gostar mais de um animal de outro Elemento, mas terá que ter primeiro seu animal de origem. No planeta, um elemento alimenta o outro. A terra precisa do fogo, o fogo precisa do ar, o ar precisa da terra, a terra precisa da água, que precisa do ar, que precisa da terra, que precisa do fogo. Neste círculo dos elementos uns não vivem sem os outros.
ANIMAIS GUARDIÕES DO ELEMENTO FOGO
Dragão
Senhor de todos os elementos, aviva em nós o invencível Fogo da Transmutação. Nos ensina a compreender que o medo é o único lugar em que podemos despertar a verdadeira coragem. Dragões são poderosos guardiões que nos guiam através dos portais multidimensionais, rumo a horizontes completamente desconhecidos e aos mistérios dos nossos esconderijos internos. Despertar o Dragão é despertar o nosso poder curador, as nossas infinitas faculdades divinas.
Salamandra
O simbolismo da Salamandra lhe pergunta se o seu tempo está sendo bem aproveitado, pois é importante usar da melhor forma o tempo e equilibrar as oportunidades que lhe forem disponibilizadas. Se há algo na sua vida que está envenenando seu sistema afaste ou neutralize. Você pode fazer as mudanças necessárias para aproveitar o momento. Indivíduos com esse Animal Espiritual estão sempre prontas para ajudar os outros a transformarem suas vidas em algo mais equilibrador e promissor.
Fênix
Prepara seu ninho, morre queimada e renasce das cinzas. Simboliza o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência ao se tratar sempre da mesma criatura. Desta maneira, representa a vida e seus ciclos, a esperança, o fato de que é preciso dar a volta por cima nas situações adversas, a esperança num futuro melhor. Fênix representa uma de nossas constelações com 9 estrelas.
Leões
Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano. Os leões são um símbolo de realeza e eram representados montados por heróis, reis e deuses, ou junto aos seus tronos. Salomão tinha o seu trono ornamentado por um leão como também acontecia com a realeza francesa
Tigres
Ter o tigre como animal de poder é, portanto, uma demonstração de características de liderança e de nobreza na maneira como observa a vida. Tanto o tigre quanto aquele influenciado por ele estão “acima” de determinadas situações. Como o laranja característico desses animais é conhecido como uma cor de cura e regeneração, aqueles que são influenciados pelo tigre como animal de poder têm capacidade não só de reinventar suas próprias vidas, mas também de curar e regenerar pessoas queridas e ambientes dos quais fazem parte.
Pumas
Veloz e furiosa é a sua natureza. O Puma é capaz de pressentir o perigo e de se defender sinalizando o intruso das consequências de sua invasão, assim sendo, ele carrega o símbolo e energia da fúria em tudo que faz, pronto para liberar sem um momento de hesitação. Intuitivamente sensitivo aos arredores, o Puma possui o poder da percepção, já que possui a habilidade de sentir qualquer atividade, mesmo que fora da sua linha de visão. Essa percepção leva a uma avaliação sensorial extraordinária, e com isso, o Puma pode decifrar todos os fatores ambientais em seu território a nível sensorial e planejar um curso de ação decisivo de forma confiante e definitiva.
Onças
Por serem exímios predadores, com enorme capacidade corporal para conquistarem as presas, as onças são símbolo da força, da energia e da vitalidade. Como são sublimes corredoras, elas acabaram se tornando também símbolo de garra e intensidade. Esse tipo de mamífero está no topo da cadeia alimentar e é basicamente carnívoro (seus alimentos preferidos são capivaras, jacarés, veados e tatus). Consideradas como um emblema da perseverança, as onças não desistem da caça e têm como forte característica a persistência, muitas vezes percorrendo longos caminhos em busca de suas vítimas.
Gatos do mato
O gato é um animal que simboliza a independência, a sabedoria, a sensualidade, a sagacidade, o equilíbrio. Além disso, esse animal místico representa a fusão do espiritual e do físico e seu simbolismo é muito diverso, oscilando entre as tendências benéficas e maléficas.
Gatos domésticos
Os bichanos são animais ainda em processo de domesticação, estão alguns séculos atrás dos cachorros, e por isso ainda são dominados por seus instintos selvagens. Os gatos são ótimas companhias e ainda tem fama de fazer limpeza energética no lar além de serem mais sensíveis ao mundo astral. Os gatos são cultuados em várias culturas e carregam consigo a fama de serem transmutarem energia, guias astrais e promover a autocura. Ademais, dizem que os gatos são seres mais evoluídos e, devido a isso, eles possuem maior sensibilidade para o mundo espiritual.
Panteras
A pantera simboliza desejo e poder. A pantera negra, por sua vez, representa a noite, a morte, bem como o renascimento, sendo um símbolo feminino. Embora com simbolismos diferentes, trata-se do mesmo animal, sendo que a diferença entre eles decorre apenas da cor da pigmentação da sua pele.
ANIMAIS GUARDIÕES DO ELEMENTO AR
Beija-Flor
Conhecido por suas asas esvoaçantes, o movimento no padrão de um símbolo do infinito, solidificando ainda mais a sua simbologia da eternidade, da continuidade e do infinito, sempre buscando, de forma incansável, o doce néctar, buscando o lado bom da vida e da beleza de cada dia. O Beija-Flor nos mostra a necessidade de ser persistente na busca de nossos sonhos, é um mensageiro de esperança e júbilo. Seus atributos são: energia, vitalidade, alegria, renovação, sinceridade, cura, persistência, paz, infinito, agilidade, lealdade, afeto.
Borboleta
A Borboleta pode ser um ajudante maravilhoso que mostra o caminho para o crescimento pessoal e indica uma transformação total em sua vida. Isso pode ser muito assustador, como tendem a se apegar ao que é conhecido, o que se sente seguro. No entanto, o movimento e o desenvolvimento são necessários se você estiver a crescer além do que você está neste momento no tempo. Você não deve tentar manter-se em qualquer fase da vida para sempre, mas reconhecer quando chegou hora de seguir em frente. É importante aceitar que a vida tem ciclos e estágios, alguns ativos e em expansão e alguns passivos. Às vezes, você pode experimentar mudanças rápidas, em outras vezes pode parecer não estar acontecendo, mas é importante perceber que, no fundo do casulo, alterações radicais estão ocorrendo, mesmo que você não pode vê-las. Lembre-se que não é possível ter tudo de uma vez, mas cada coisa vem a seu tempo e época. Cada etapa da sua vida tem seu propósito e suas próprias recompensas. Você precisa entender que essa cada fase traz ensinamentos e como você pode usar esse conhecimento para o progresso. Uma borboleta sempre representará a transição, o tempo, a ressurreição, a leveza e a celebração
Melro
O pássaro é o símbolo da vida no céu (ideais mais elevados, maior o caminho do conhecimento) e a cor preta é símbolo do potencial puro. Entre os dois, não há limite para a transformação humana - tudo o que temos a fazer é fechar as janelas da mente racional, e começar a peregrinação com os nossos amigos de penas escuras. O significado simbólico dos melros está eternamente ligado ao escuro das fases da lua, ou a consciência noturna, ou seja, iluminada compreensão lunar que requer um uso diferente dos sentidos. Sentido que só pode ser utilizado quando a devoção de transformação é feita. Um compromisso para saber mais (de voo) e uma aceitação do vazio (vastidão infinita que escapa ao ego e da mente racional). Seus atributos: demanda nosso compromisso com a aprendizagem de sua sabedoria, e não revelam seu significado a menos que eles estão convencidos de que temos nos dedicado inteiramente ao caminho da compreensão (ambos os lados escuros e claros de) energia, a transição e a transformação, pensamentos superiores e ideais superiores, mistério, magia, segredos, percepções não-óbvias.
Penas
O significado das penas depende dos povos e sua cultura. Seus símbolos são: liberdade, ascensão, comunicação, sabedoria celestial, rituais do solstício, virtudes, fé, verdade, liberdade, leveza, voo, velocidade.
Águias
Águias nos falam da coragem de romper as barreiras de limitações e buscar recursos para a sobrevivência com a inteligência e não com o impulso, sempre observando o que lhe rodeia, buscando a liberdade mental. Seus atributos são: oportunidade, proteção, masculinidade, domínio, comando, ação, autoridade, habilidade.
Cardeais
Cardeais nos falam sobre a compaixão, esperança e amor. Seu vermelho brilhante nos fala do despertar do potencial intuitivo amoroso, pois o vermelho é uma placa de sinalização simbólica da paixão. Seus atributos são: autoconsciência, análise, fé, sentimentos.
Coruja
Corujas são arquétipos antigos da sabedoria na consciência coletiva. Muitas vezes, indica a necessidade de discernimento em nossas horas de vigília, mostrando que perspicácia é necessária para obter conhecimentos necessários à vitória. Seus atributos são: autoconhecimento, busca da essência e da verdade interior.
Corvos
Corvos nos falam de pensamentos de novos projetos e as ferramentas para realizá-los, nos trazem a coragem necessária para ultrapassar os obstáculos.
Falcão
O Falcão traz a sabedoria das decisões conflitantes, do rompimento de situações estagnadas, representa a visão interior, sabedoria e proteção. Seus atributos são: luz, poder, foco, liberdade, aspiração, intensidade.
Faisão
O Faisão fala de beleza, atração, sexualidade aguçada, libido forte. Seus atributos são: poder de persuasão, proteção familiar, criatividade, conscientização, aspirações, espiritualidade, equilíbrio, bom senso, autenticidade.
Gralha Azul
As gralhas azuis são criaturas falantes que utilizam uma ampla gama de vocalizações de expressar suas opiniões. Na verdade, suas habilidades de fala são tão avançadas, que eles são capazes de imitar outras aves e até seres humanos. Os que escolhem este animal tornam-se pessoas com muita loquacidade e possuem o dom da palavra. Seus atributos são: comunicação, determinação, assertividade, fidelidade, inteligência, vantagem, curiosidade, vibração, clareza, energia. No reino espiritual, a gralha azul fala da clareza de pensamentos elevados e da visão e da pureza da alma.
Libélula
Também conhecida por representar transformação, a libélula vai além disso simbolizando liberdade, adaptabilidade e mudanças. As libélulas são insetos que passam um bom tempo de sua vida em ambiente aquático como ninfas até atingir a maturidade na fase adulta com o processo de metamorfose incompleta. A transição entre dois ambientes, faz com que a libélula simbolize o poder de adaptação às circunstâncias. Para algumas culturas, como a japonesa, a libélula é símbolo da alegria, já para os estadunidenses representa a alma de quem já partiu. Se você avistar uma libélula, pode significar que seus guias astrais tem uma mensagem para você.
Mariposa
Parente próxima das borboletas, as mariposas não tem uma boa fama popular devido a sua constante associação aos maus presságios usados em filmes de terror. Mas, essas criaturinhas podem simbolizar muitas coisas e muitas vezes nem é relacionado a algo ruim, apenas um anúncio que algo irá mudar, assim como acontece com as borboletas. As cores de suas asas têm diferentes significados, porém, a mariposa em geral representa libertação, espíritos, mudanças e são consideradas mensageiros que transitam entre o mundo dos vivos e dos mortos. A presença de uma mariposa por perto simboliza que alguma mensagem precisa ser transmitida.
Morcego
O morcego é um símbolo do renascimento e da profundidade, pois é uma criatura que vive no ventre da Mãe Terra. Desde o ventre, como as cavernas que usam para moradia cada noite ao entardecer. E assim, desde o ventre é renascer a cada noite. Se este for seu animal guardião por certo, às vezes, você poderá ser excessivamente sensível aos sentimentos dos outros. Além disso, são muito perspicazes em um alto nível psíquico e são propensos a ter sonhos proféticos. Se você optar com um morcego será posta à prova, porque é exigência de 100% um único compromisso, o crescimento espiritual, pois seus atributos principais são: livrar o Ego do super alimento de egoísmo e do desamor, aprendendo a amar nossos inimigos como a nós mesmos, renovando os pensamentos e as crenças.
Pomba
A pomba tem fontes aparentemente inesgotáveis de sabor mais simbólico em toda a história, culturas e mitos considerados um símbolo da maternidade. A pomba é ainda associada a várias figuras históricas mãe pomba simbolismo. A pomba é comumente vista na arte cristã, com Maria como um símbolo do cuidado, dedicação, pureza e paz. A pomba é um companheiro de Ishtar, também, a Grande Mãe da cultura assíria. A esta luz maternal, a pomba provoca uma promessa de esperança e salvação. Como um símbolo do amor a pomba transmite uma espécie de ascensão alma – a maior admiração pelo verdadeiro valor do amor incondicional. Seus atributos são: amor, promessa, devoção, divindade, santidade, sacrifício, materno, ascensão, purificação, mensageiro, esperança.
Pardais
Pardais incentivam a ter alegrias nas pequenas coisas da vida, valorizar os pensamentos desde o mais simples até os mais complexos. Seus atributos são: alargar nossos horizontes e não ter medo de aventuras para testar sua potencialidade.
Pavão
O Pavão é o animal que tem como símbolo principal a integridade. Seus símbolos são: nobreza, santidade, proteção, vigilância, orientação, glória, visão, realeza, requinte, imortalidade, vitalidade, fé.
Pica-Pau
Pica-Pau é responsável pelo alerta à consciência, pelos pensamentos, palavras e atitudes, incentivo a novos projetos e novos caminhos na vida. Seus atributos são: equilíbrio, visão criativa, progresso, sinalização, atenção, discernimento, estabilidade.
ANIMAIS GUARDIÕES DO ELEMENTO ÁGUA
Golfinho
São seres encantadores que nos remetem à pureza perdida e ao nosso elo de ligação com a Alma pura e cristalina, pois eles são muito puros, inteligentes e naturalmente amáveis. Influenciam na cooperação, afetuosidade, generosidade, alegria, comunicação, amizades. Fortalece, a inteligência mental. amor incondicional. Ensina mergulhar nas profundezas de sua essência para profunda reflexão.
Caranguejo
Surge para te lembrar o valor inestimável da paciência. Ele nos ensina a apenas confiar no fluxo das águas da Vida, quando fluímos serenamente sem lutar contra as inevitáveis mudanças que encontramos em nossa jornada. Eles estão ligados à harmonia do lar, à família e à aceitação de novos caminhos. Além de ser um poderoso símbolo de proteção, o Caranguejo nos conecta com o poder da Lua, trazendo-nos sensibilidade, intuição, cura emocional e a abertura para a transformação.
Peixe
Representa a confiança e a coragem, a força inigualável para nadar correnteza acima, contra todas as adversidades que tentam impedir o seu progresso. Representa o poder do instinto, a habilidade de seguir a nossa visão com perseverança e força de vontade. Chama a nossa atenção para a importância de se harmonizar novamente com o ritmo perfeito da Natureza para contornar os obstáculos que surgem a todo momento em sua trajetória. Um aprendizado valioso sobre encontrar o caminho intermediário entre a persistência e a insistência. Representa a jornada espiritual da vida terrena, com todas as suas dádivas e infortúnios, com suas águas mansas e tempestades.
Baleia
Nas culturas da África, da Lapônia e da Polinésia, a baleia faz parte do mito iniciático da criação do mundo. No litoral do Vietnã os ossos das baleias que morrem encalhadas são recolhidos e viram objeto de culto. Considerada a rainha do mar, os pescadores tem imensa devoção pelas baleias porque elas guiam os barcos para encontrarem cardumes e os ajudam a escapar dos naufrágios.
Cavalos marinhos
O cavalo-marinho na mitologia grega representa um ideal de vida e liberdade na existência. Seu mito contribuiu para o surgimento de ideias culturais que revolucionaram a maneira de ver o animal. Por conta disso que a mítica envolvendo ele permanece tão viva e clara na cultura antiga e contemporânea
Lulas, estrelas do mar
Na iconografia cristão, a estrela-do-mar, ou Stella Maris, simboliza a Virgem Maria, e é vista como um símbolo de salvação durante tempos difíceis e de segurança em tempos de turbulência. Assim como as estrelas, a estrela-do-mar é também um símbolo celeste, e representa o infinito amor divino.
Lontras e focas
Segundo a mitologia grega as ninfas transformavam-se em focas quando perseguidas pelos deuses. Contam também que Poseidon, o deus dos mares, possuía um bando de focas cuja guarda confiou a Proteu um de seus comandados. É tida como um animal escorregadio, oleoso, encerado e difícil de pegar. Simboliza a virgindade, não devida à vontade, mas sim ao medo de se entregar, se dar, da falta de amor. Na tradição pagã, o oeste representa cura, então você também pode incluir animais como cachorros (usados nos antigos templos de cura para purificar feridas). Cobras do mar, como o monstro do lago Ness, também podem representar o lado desconhecido do mundo aquático.
ANIMAIS GUARDIÕES DO ELEMENTO TERRA
Urso
Simboliza a introspecção. Por ser um animal que hiberna durante um tempo, ele digere tudo o que foi vivido e se conecta à Mãe Terra. Sendo assim, nos traz ensinamentos sobre renascimento, sobre pensar em tudo o que fizemos para que seja possível encontrar as respostas em nosso próprio ser.
Coruja
Corujas são arquétipos antigos da sabedoria na consciência coletiva. Muitas vezes, indica a necessidade de discernimento em nossas horas de vigília, mostrando que a perspicácia é necessária para obter conhecimentos necessários à vitória. Seus atributos são: autoconhecimento, busca da essência e da verdade interior.
Macaco
O Macaco é um dos espíritos animais ligados à Sagrada Irreverência. Ele alia a malícia e a agilidade para sair das situações mais embaraçosas. Ele vai rir de si mesmo antes que os outros o façam, evitando qualquer possibilidade de constrangimento. Da mesma forma, o Macaco nos traz a perspicácia para analisar muito bem o cenário e enxergar a verdade por trás das máscaras e das aparências. O Macaco assume oportunamente a figura do trapaceiro para identificar quem está tentando trapacear.
Cobra
A cobra está presente em diversos contos como os contos cristãos, nórdicos, gregos, chineses e várias outras culturas. A cobra, assim como a raposa, carrega simbologias positivas e negativas. Para os cristãos, a cobra é vista como símbolo de falsidade e persuasão.
Aranha
A aranha é símbolo de sabedoria, equilíbrio cósmico e representa o destino associando sua teia com os fios das moiras da mitologia grega. Apesar de terem fama de perigosas, poucas espécies de aranhas são venenosas para os seres humanos.
Bode
O animal demonizado pelos cristãos, o bode era muito associado a libido e fertilidade para os pagãos. A figura do bode começou a ser associada com satanás a partir do momento que o cristianismo foi se espalhando pelo mundo e, até hoje, ainda é visto como um símbolo demoníaco. Entretanto, o bode já foi cultuado por ser associado à figura de deus grego Pã e hoje é símbolo da Maçonaria. O bode representa libido, introspecção, perfeccionismo e equilíbrio.
Lobos
Um dos principais significados espirituais do lobo está relacionado às suas habilidades de caçador: esse animal é extremamente forte, rápido e inteligente durante a caça. Além disso, são muito resilientes, corajosos e guerreiros, sobrevivendo a ambientes inóspitos com facilidade.
Javalis
O javali, se geral, está associado a uma força selvagem e destruidora, à ferocidade e à agressividade., violento e destruidor, que tanto é capaz de criar como de tomar a vida. No mundo cristão, pode ser visto como um símbolo do demônio.
Veados
O veado, ou cervo, como é conhecido no Brasil, é um animal que simboliza a superioridade espiritual, está ligado ao sagrado. É símbolo de regeneração, gentileza, suavidade, graça, intuição, bondade, fertilidade e paz. É dotado de um olhar penetrante, veloz e com chifres capazes de se regenerar. Há uma variação nas simbologias das diferentes culturas ao redor do mundo, porém na maioria o veado representa uma conexão dos humanos com os deuses, até mesmo por possuir chifres, que segundo algumas culturas, lhes dão um aspecto de autoridade por parecer uma coroa ou estar mais próximo do céu.
Cavalos
Símbolo de força, resistência, velocidade, liberdade e espiritualidade, é um animal que apresenta conexão com o sagrado. O cavalo é um animal pertencente a ordem dos equinos que simboliza poder, riqueza, liberdade, virilidade, sexualidade, força, velocidade, espiritualidade e beleza. Foi crucial para o desenvolvimento das sociedades modernas e tem um vínculo com o ser humano que data desde 3000 a.C, aparecendo desde as artes rupestres nas cavernas.
Coelhos
O Coelho simboliza a fertilidade, a abundância, a prosperidade, a inocência, a juventude, a astúcia e a inteligência. O coelho é um animal que faz parte de muitas crenças, imaginários, literaturas, mitologias, folclores. Dessa forma, nos contos de fadas o coelho aparece como a figura do trapaceiro, usando sua astúcia para vencer os inimigos.
Texugos
Os texugos são animais de pernas curtas e atarracados que vivem em túneis ou tocas. No Japão ele simboliza a astúcia, o embuste sem maldade. Chamar alguém de velho texugo, seria o mesmo que dizer velho espertalhão. Alguns restaurantes japoneses colocam estatuetas de texugos barrigudos em suas portas como emblemas de prosperidade ou auto satisfação. Por outro lado, encontramos na França uma analogia de que, por ser considerado um animal preguiçoso, desconfiado e solitário, estaria associado à simbologia do sono.
Marmotas
Originalmente, a marmota é uma espécie de mamífero roedor que costuma viver em buracos subterrâneos e hibernar em média nove meses ao longo do ano. Por este motivo, a expressão “dormir como uma marmota” é usada para se referir ao indivíduo que dorme profundamente ou por longos períodos de tempo. Também podem representar o aspecto protetor da terra.
Raposa
A raposa é símbolo de inteligência, astúcia, solução de problemas e, às vezes, pilantragem. São animais que sabem se virar bem sozinhos. Apesar disso, algumas culturas e religiões veem o animal como símbolo de falsidade e trapaça, como é visto pelo cristianismo, por exemplo.
Touro
O animal representa o instinto e a proibição, e o homem sente-se mais homem, quando é capaz de sacrificar sua natureza animal. Os sonhos em que aparecem o ego onírico carregando um touro, tal qual Mitra o fez, tem o mesmo significado que a via crucis de Cristo, é um símbolo de renascimento. Mitra carrega o touro vencido, numa representação do pai, do monstro, gigante e animal perigoso, símbolo da fecundidade.
SIGNOS E ANIMAIS MÍSTICOS
Um espírito animal explica a energia espiritual humana, bem como o profundo desejo interior. Não importa o que seu espírito animal signifique para você em sua jornada de vida, identificá-lo em sua vida pode ajudá-lo a se entender melhor em um nível mais profundo. Eles geralmente estão ligados a traços de personalidade específicos e à maneira como vemos o mundo ao nosso redor. O surgimento do zodíaco, teve seu primeiro registro em 5 a.C. A palavra é de origem grega e significa “círculo de animais”, o que indica o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. Cada constelação por onde o astro passava, simbolizava um signo. Os signos que conhecemos hoje foram padronizados ainda na antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Na Astrologia, cada Elemento atua em três signos do zodíaco que vibram de modos diferentes.
SIGNOS DO ELEMENTO FOGO
Carneiro - Fogo primordial, impulso para começar, entusiasmo, energia de espontaneidade, pioneirismo. O pássaro da mitologia grega que quando morria entrava em autocombustão e passado algum tempo ressurgia das próprias cinzas, é o animal do signo carneiro. Não obstante, a associação ao selvagem e ao renascimento das cinzas, corresponde serem pessoas impulsivas e batalhadoras.
Leão - Fogo - ardente, revelador de autoridade, potência, fogo irradiante, criativo, frontal. Metade leão, metade águia, representa uma força extraordinária, é protetor dos deuses e é ligado à riqueza e ao ouro. Assim é o signo: pessoas exuberantes, vaidosas, fiéis e autoconfiantes.
Sagitário - Fogo de Outono, que arde tranquilo, mas aquece, dominado, controlado, fogo de ideais, relacionado com o conhecimento e a fé. Possuidores da cura e da profecia, seres fortes, aventureiros, independentes e orgulhosos assim é o Centauro
SIGNOS DO ELEMENTO AR
Gémeos - Ar leve, do fim da Primavera, móvel, imbuído de curiosidade, comunicação, versatilidade, informação pela informação, de energia mais evoluída que já procura ensina. O signo da dualidade, da constante agitação e da comunicação não podia ter outro animal! É um signo que se “regenera” com muita facilidade – tal como a Hidra – uma vez que se adapta facilmente a diversas situações e dificuldades, gosta de aprender coisas novas, da mudança e não se dá bem com a rotina.
Balança - Ar de Outono, comunicação, diálogo e partilha sentimental, sentido de justiça, sociabilidade, consciência ética. Para o signo dos gostos mais refinados e que gosta de liberdade, nada como um símbolo que é considerado o rei dos céus, é belo e exuberante.
Aquário - ar de Inverno, partilha universal, idealismo, progresso, humanitarismo, energia de independência, de originalidade, percepção, amizade. O aquário gosta de liberdade, é hábil, criativo e inteligente o que faz dele uma excelente pessoa para trabalhar em equipa. Assim é a sereia, estão sempre em grupo, gostam de liberdade e encantam quem os rodeia.
SIGNOS DO ELEMENTO ÁGUA
Caranguejo - água de Verão, das fontes, emoções íntimas, imaginação, intimismo, proteção, ternura, capacidade de tudo memorizar, ligado à infância e à mãe. O deus marinho representa a paz, acalma as águas, é fiel e atencioso, qualidades inerentes a um caranguejo. São pessoas sentimentais, amigo do seu amigo e muito ligados ao seu circuito familiar.
Escorpião - água de Outono, dos pântanos, desejos intensos, sentimentos fortes, transmutação, transformação, mistério, recriação. Emocionais e fortes por natureza, jamais desistem De seus objetivos portanto, nada como o cavalo de Odin: belo, forte e o mais veloz do mundo.
Peixes (água de Inverno, dos oceanos, energia da alma, de fusão com o coletivo, super sensitivo, místico, compaixão. É um dos signos mais ligado ao mundo místico e sensível por natureza. São sonhadores e puros, mas não deixam de ter uma grande força interior. O Unicórnio, apesar de estar voltado para o mundo dos sonhos e da pureza, é um ser forte e muito inteligente.
SIGNOS DO ELEMENTO TERRA
Touro - terra de Primavera, para semear, ligação à natureza, enraizamento, os bens, os valores, materialidade, valorização da posse, do material, do belo. Lutadores e resilientes, demonstrando força e bravura face às adversidades e ao facto de lutarem para as ultrapassar. O Minotauro é faustoso, assim como este signo.
Virgem - terra de Verão, já fertilizada, valoriza o trabalho, o ser útil, o perfeccionismo, a organização. Os nativos deste signo são extremamente metódicos, organizados e trabalhadores e o seu animal místico se har
Capricórnio - terra de Inverno, projeção no coletivo, dirigido para a carreira, valoriza a pátria, a família e a honra. A interação social não é o seu forte, preferindo algo mais restrito e íntimo. São objetivos, persistentes e pensativos. E assim é o seu animal místico: recluso das matas, calculista, objetivo e não descansa enquanto não tem o que quer.
RITUAL PARA SEU ANIMAL GUARDIÃO
Faça um círculo em papel branco que caiba o símbolo do animal escolhido que pode ser (desenho, metal nobre, empalhado, tecido, medalhas ou joias). Leia em voz alta seus decretos, passe o incenso sobre o símbolo e escolha um nome para batizá-lo e mantenha este nome em segredo. Acenda uma vela da cor do elemento e o incenso. Quando concluir seu Ritual deixe a vela queimar e coloque seus resíduos, bem como as cinzas do incenso junto a natureza (relva, jardim, etc.). Quando necessitar de orientações repita o Ritual.
Além do Guardião Elemental do Reino Animal você pode criar, seu elemental guardião de acordo com a energia desejada:
Energia Natural: é a energia dos elementos da Natureza, como ervas, cristais, plantas e flores.
Energia Elemental: É aquela que pede ajuda a seres ligados aos quatro elementos, isto é, trabalha com os Gnomos, Fadas, Salamandras, Elfos, Silfos, Ondinas, Peixes entre vários seres do mundo astral.
Energia Planetária: Como próprio nome já diz, é ligado aos planetas. As bruxas de um modo trabalham com a chamada Energia Lunar, pois a Lua é um refletor não só da energia solar, mas dos planetas do nosso sistema.
Energia Divina: É quando são invocados os Deuses, solicitando seu poder.
Energia Pessoal: Está ligada ao interno das bruxas, a energia sexual, que é na verdade a maior energia na fonte do poder pessoal.
Após escolher a energia localize os quatro pontos cardeais, com uma bússola. Posicione-se para o norte e relaxe. Com seu dedo médio trace o círculo em volta de si mesmo no sentido horário dizendo: “Este círculo traçado tem a finalidade de me proteger de todos os malefícios terrenos e espirituais”. Volte-se para o leste e evoque os espíritos do Ar, (vento, tempestades, céu). Em seguida dirija-se pra o sul e evoque os espíritos do Fogo, (luz, força, calor). A seguir à direção Oeste e os espíritos da água, (oceanos, rios lagos, cachoeiras, fontes). A seguir a direção Norte e evoque os espíritos da Terra, (gnomos, duendes).
Após a conclusão de seu ritual, desfaça o círculo, traçando-o no ar no sentido anti-horário, repetindo "Envio este círculo ao Universo como oferenda e, o círculo é desfeito”. Se estiver num ambiente em que não possa traçá-lo fisicamente, faço-o mentalmente, visualizando os pontos cardeais.
Incensos dos Quatro Elementos – Disponível em:
https://abaopero.comunidades.net/incensoterapia
Rituais com velas – Disponível em:
https://abaopero.comunidades.net/meus-rituais
|
1 |