A terapia floral foi criada pelo doutor Edward Bach entre os anos de 1920 e 1930. Eventualmente, a terapia evoluiu e adquiriu adeptos por todo o mundo, uma vez que os Florais de Bach funcionam ao lidarmos melhor com nossas emoções. O médico nasceu em 1886 na cidade de Moseley, Inglaterra. Foi em sua cidade natal e em Londres que estudou a maior parte do tempo. Trabalhou como patologista e bacteriologista e começou a observar pontos não levados em consideração antes. Associou a personalidade das pessoas às suas doenças desenvolvidas e descobriu curas a partir das plantas e flores. Outrossim, Edward Bach abriu caminho para novos sistemas de pesquisa em essências florais, hoje presentes por todo o planeta.
A Terapia floral é um modelo terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1983. Ele é baseado em princípios da Física, que reconhece a existência de campos eletromagnéticos ao redor de nosso corpo, também denominados corpos sutis. Dessa maneira, considera as moléculas bioquímicas como uma espécie de energia vibratória, em que a matéria (nosso corpo) é seu estado mais condensado. Desta forma, A terapia floral utiliza as essências desenvolvidas através das flores para estimular a saúde das pessoas que atuam, em nossos corpos sutis direcionada aos nossos quatro planos de consciência ou expressão: físico (doenças orgânicas), mental (despertam criatividade, talento, equilíbrio mental, poder mental), emocional (doenças psicossomáticas) e intuitivo (contato com seu Eu superior).
Dosagem: - Você pode tomar os florais de Bach de 3 maneiras a fim de conter a ansiedade:
Diluir em um copo d’água
Diluir em um conta-gotas de 30 ml
Pingar ao menos duas gotas direto na língua
Nas formas de tomar o floral que envolvem diluição, basta pingar 4 gotas da fórmula de Bach para ansiedade no recipiente. No caso do copo d’água você pode consumir todo o conteúdo ao longo do dia. Já no conta-gotas, tome pelo menos 4 gotas por dia
Existem tipos de florais de Bach para uso infantil. A terapia usando tipos de floral de Bach para crianças, assim como os tipos de florais de uso adulto, é complementar ao tratamento médico e psicológico, não devendo ser substituído em hipótese alguma. De uma forma geral, os tipos de florais de Bach para uso infantil não trata os sintomas ou comportamentos, mas sim, trata a criança e suas emoções. Neste processo, o papel do terapeuta naturista é escolher os tipos de florais de Bach adequados a cada caso. Os especialistas explicam que o uso dos tipos de florais de Bach não muda a personalidade da criança, mas trazem de volta a harmonia e o equilíbrio da mente no seu desenvolvimento. O tratamento com os tipos de florais de Bach pode ajudar no enfrentamento da timidez, medo, descontrole, insegurança, apatia, tristeza, desânimo, abatimento, preguiça, insatisfação, autoestima baixa, dificuldade de aprendizagem e concentração, agressividade, entre outros.
Alerta: Consulte um Terapeuta Floral. Após explanar seus sintomas ele irá adequar a medicação.
Os 38 Florais de Back
Aspen (Populus tremuloides) - Indicado, também, para crianças que sentem medo de ficar sozinhas e que têm medo do escuro. é indicado para pessoas subitamente afetadas por medos ou preocupações sem razão específica, portanto estar de uma forma geral agitadas e ansiosas. Uma necessidade típica para a utilização deste floral é o caso da pessoa que acorda com medo devido a um sonho ruim, mesmo que o sonho tenha sido esquecido.
Beech (Fagus sylvatica) - Indicado para aqueles que estão constantemente criticando, são intolerantes com as falhas dos outros e incapazes de fazerem concessões. Têm dificuldade em ver os pontos positivos das outras pessoas. Estão convencidos de que sempre tem razão e que o resto do mundo está errado.
Cherry Plum (Prunus cerasifera) - Indicado para aqueles que possuem vontade fraca, personalidade ou corpo frágil, e são facilmente dominados. Proporciona, como resultado, fortalecimento.
Chicory (Chicorium intybus) – Indicado para pessoas que têm uma grande necessidade de amor e atenção, mas que também são excessivamente possessivas e manipuladoras em relação às pessoas ao seu redor.
Clematis (Clematis recta)- Indicado como resgate pela sensação de confusão, fuga mental e desmaio que pode chegar com as situações de emergência.
Elm (Umus procera) – Indicado para aqueles que sofrem uma perda temporária de confiança em suas capacidades devido à sobrecarga de responsabilidade que têm em suas mãos. Os típicos Elm são gente de sucesso que trabalha com motivação, de forma exemplar, em coisas que acreditam.
Gentian (Gentiana amarella) Indicado a casos de dúvida e desânimo. Os que sofrem destes sintomas sentem-se facilmente desanimados e até deprimidos quando as coisas correm mal ou quando se vêem confrontados com dificuldades. Seu desânimo tem sempre uma causa identificável.
Gorse (Ulex europaeus) - Indicado para proporciona ânimo para retornar a lutar pela vida; esperança. Gorse é para a desesperança e desânimo extremos, para pessoas que desistiram de lutar. Sentem que não há qualquer luz ao fundo do túnel e perderam toda a esperança. Podem acreditar que a doença é hereditária e, portanto, incurável.
Holly (Ilex aquifolium) - Indicado para pessoas que podem ser mal-humoradas, duras, cruéis e até mesmo violentas. No seu íntimo estão sofrendo, muitas vezes sem causa. Têm dificuldade em abrir o coração ao amor. O estado de espírito Holly negativo é cheio de ódio, inveja e ciúmes.
Honeysuckle (Lonicera caprifolium) – Indicada para o trabalho de Sincronicidade e perfeição. Se permitir trabalhar a individualidade com misericórdia, liberdade e alegria amorosa, onde a percepção individual, irá potencializar um trabalho espiritual mais coerente, expansivo e equilibrado no aprimoramento do seu Plano Divino do momento, em sintonia com seu Eu Superior.
Impatiens (Impatiens glandulífera) - Indicado para as pessoas que se irritam facilmente. São impacientes e querem tudo feito na hora. Agem, pensam e falam rapidamente. Estas pessoas são capazes e eficientes, mas deixam-se irritar e frustrar por colegas lentos e por isso preferem trabalhar sozinhas.
Larch (Larix decíduas) – Indicado para sentimentos de inferioridade; expectativa de fracasso por falta de autoconfiança. A energia do floral proporciona autoestima e autoconfiança. O Larch é adequado para pessoas sem autoconfiança, pessoas que nem tentam porque estão certas de que irão falhar.
Mimulus (Mimulus guttatus) - Indicado para medo de causas conhecidas, tais como: doença, morte, acidentes, dor, escuro, frio, pobreza, outras pessoas, animais, aranhas, falar em público, perda de amigos ou do emprego, ida ao dentista, etc. Destina-se a pessoas que sofrem de medos facilmente definidos.
Olive (Olea europaea) - Indicado para quem está exausto, mas sempre continua lutando. Para quem se sobrecarrega por obrigações que ele mesmo assume. Não percebe quando está cansado, não consegue ficar parado e assume obrigações dos outros para si.
Pine (Pinus sylvestris) – Indicado para aqueles que se culpam por algo, podendo mesmo assumir a responsabilidade dos erros cometidos por outras pessoas. Podem sentir-se tão culpados ao ponto desses pensamentos controlarem suas mentes e fazendo com que passem todo tempo pedindo perdão.
Rock Rose (Helianthenum nummalarium) – Indicado como floral de emergência para situações em que parece não haver esperança: em casos de acidentes ou de doenças repentinas, quando o paciente estiver muito assustado ou apavorado, ou quando a condição for grave o suficiente para causar grande medo naqueles que estão ao redor.
Rock Water (Aqua petra) - Indicado para a inflexibilidade. Destina-se a pessoas que impõem a si mesmas padrões altíssimos e poderão estar a renunciar à sua própria vontade. Possuem autodomínio até ao ponto do auto-martírio. Seguem, por exemplo, rigidamente programas de dieta e exercícios, rotinas de trabalho e disciplina espiritual.
Scleranthus (Scleranthus annuus) - para aqueles que estão indecisos entre duas opções e possuem falta de equilíbrio. Proporciona, como resultado, decisão.
Star of Bethelehem (Ornithogalum umbellatum) – Indicado como cicatrizante dos corpos físicos, emocional o mental, por traumas ou intervenções cirúrgicas. O Star of Bethlehem trata as sequelas do choque mental ou físico, em virtude de acidentes, más notícias, luto, desapontamentos súbitos, sustos, etc.
Sweet Chestnut (Castanea sativa) – Indicado no desespero mental doloroso, descrito pelo Dr. Bach “o desespero sem esperança dos que sentem que alcançaram o limite da sua resistência.” Poderá assumir a forma de tristeza intensa; os que padecem deste estado podem sentir-se quase destruídos por ele.
Vervain (Verbena officinalis) - Indicado para as pessoas que têm ideias fixas e princípios os quais consideram corretos e dificilmente os alteram. Essas pessoas têm uma grande vontade de converter todos os que estão ao seu redor ao seu próprio modo de encarar a vida.
Walnut (Juglans regia) - Indicado para grandes mudanças na vida – dentição, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa; mudanças de religião; mudança de emprego ou de casa; rompimento com um vício ou quebra de ligações e restrições do passado.
Water Violet (Hottonia palustris) – Indicado para quem é reservado, sério, fechado em suas emoções e gosta de solidão, se fecha tanto que fica antissocial. A energia do Floral proporciona leveza, alegria perante a vida, abre as emoções. Ajuda a participar e conviver com as pessoas de um modo livre, socialização.
White Chestnut (Aesculus hippocastanum) - Indicado para pensamentos obsessivos e preocupantes que parecem impossíveis de controlar. Os que deles sofrem não conseguem se libertar de eventos desagradáveis ou discussões e estão constantemente a revivê-los na sua mente.
Wild Oat (Bromus ramosus) – Indicado para pessoas que possuem grandes ambições e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Ajuda a eliminar a depressão e o desânimo.
Wild Rose (Rosa canina) - Indicado para os que se resignam a uma situação desagradável, seja ela doença, uma vida monótona ou emprego incompatível com a sua natureza. Não se queixam e encontram-se apáticas para recuperar, mudar de ocupação ou apreciar os prazeres simples.
Willow (Salix vitelina) - Indicado para ressentimento, pena de sim mesmo e amargura. A maior parte das pessoas sente que estão a “abusar da sua boa vontade”. Este floral ajuda a neutralizar o ressentimento e a restabelecer um sentido de humor e de proporções.
|
7 |