A regência de um ano é múltipla e alicerçada em conceitos básicos que norteiam a existência humana distribuídos, nas Ciências Ocultas, um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões. Seus atributos resultam no conhecimento secreto que são transmitidos, através da cultura da época às gerações futuras, alicerçada na Alquimia que foi e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia diferentes ciências, como a Matemática, Astrologia, Filosofia, Medicina, Misticismo e Religião. Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza. Temos duas datas com relação a entrada do ano novo. A convencional, dia 1º de janeiro e a mais complexa, a Astrológica que se utiliza das ciências exatas como a Astronomia, que é considerada a ciência de observação mais antiga do mundo e baseia-se na conjunção dos astros e suas influências para nativos dos signos e no planeta. Desta forma, o novo ano astrológico inicia com a entrada do Outono, em 2025, dia 20 de março às 00h02, com a entrada do Sol em Áries.
ASTROLOGIA
A Astrologia é um sistema de referência que tenta correlacionar o Macrocosmo (Universo) e o Microcosmo (Homem), uma ferramenta para o autoconhecimento. A historiografia da Tradição Astrológica tem como base um ciclo de 36 anos. A cada ciclo de 36 anos é atribuída uma regência planetária ou seja, o Regente do Ciclo. é atribuída de acordo com a seguinte ordem: Saturno, Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte, Lua, Sol Dentro deste ciclo existem ciclos menores anuais, que também possuem seus respectivos regentes ou seja, o Regente do Ano. Na atribuição dessas regências são considerados apenas, os planetas antigos. Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Atualmente estamos, no ciclo que se iniciou em 2017 e vai até 2052 e regido por Saturno. A alma da Astrologia é composta pela interação dos quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Portanto, cada signo, planeta e casa astrológica pertence a alguma dessas expressões da natureza. No mapa astral de nascimento, a influência de um determinado elemento tanto se dá pelo seu excesso quanto pela sua carência.
A interação dos quatro elementos da natureza
Símbolo dos quatro elementos
A interação dos quatro elementos no Homem
Podemos compreender melhor a psicologia dos quatro elementos comparando-os à natureza das quatro estações do ano, as quatro fases de vida do homem, aos quatro planos de consciência ou expressão e seus atributos.
- Outono é regido pelo Elemento Terra – representa a (fase da maturidade) e o Plano Físico, a sobriedade. O elemento Terra significa substância e praticidade, sendo a marca de Touro, Virgem e Capricórnio. É considerada frio e seco. Representa estabilidade e solidez, dando às substâncias sua força e forma. Nos seres humanos, representa o corpo físico. O símbolo do elemento Terra é um triângulo apontado para baixo com uma linha através dele. O triângulo descendente representa que a Terra está úmida e procura descer, mas seu componente seco bloqueia sua total descida. Pessoas com grande quantidade de terra no mapa tendem a ser mais introspectivas, passivas e dotadas de forte empatia, além de mais calmas, lentas e frias. Tendem a ser mais resilientes, com muita força de vontade. O elemento também proporciona mais solidez, estabilidade, persistência e uma natureza concreta que pode atrair ansiedade, pessimismo ou realismo extremo. Este elemento também é sinônimo de sensualidade, prazeres terrenos e segurança material ou sentimental, sendo suas características: produzir, manter, formar, construir, estabelecer, conter e limitar. Os signos de terra se valem de sua característica elemental de formas diferentes: Touro investe, desfruta, produz e se apropria. Virgem elabora, aperfeiçoa, detalha e esmiuça as coisas. Capricórnio administra, estrutura, planeja e governa. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Melancólico.
- Inverno é regido pelo Elemento Água – representa (fase da velhice-subtração) e o Plano Emocional, privacidade e a intimidade. O elemento Água na astrologia rege as emoções, a mente subconsciente, a sensibilidade, os sentimentos e sublinha os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. É considerado frio e úmido. Eleva-se acima da Terra, mas está abaixo do Ar. Proporciona flexibilidade e nutrição das substâncias. O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo, representando seu desejo de descer por conta de suas qualidades frias e úmidas. A força desse elemento pode fazer as pessoas serem mais pacientes, compassivas, empáticas, imaginativas, sonhadoras, abnegadas, com uma maior inclinação artística, intuitivas, emotivas e sensíveis, daquelas que sentem com uma maior facilidade algo que que possa ter passado despercebido por outras pessoas. Suas características elementais são umidificar, hidratar, purificar, refrescar, tonificar, limpar, acalmar, proteger e diluir. Pessoas com muita evidência do elemento água tendem a ser mais influenciáveis, consideradas mais emocionais e sensíveis além de mais adaptáveis a qualquer ambiente. No entanto, podem achar mais difícil se adaptar totalmente aos limites do mundo material, sendo também um pouco mais preguiçosas, irresolutas, vulneráveis ou hipersensíveis. Ao contrário do fogo, que sobe e se expande, a água é de natureza Yin, direcionada para baixo. É por isso que muitas pessoas com predominância desse elemento têm certa tendência à melancolia, se deprimem ou se desmotivam mais facilmente. As emoções podem passar a impressão de estarem sempre transbordando, à flor da pele, embora possam agir de forma pouco impulsiva, se afogando em seus próprios sentimentos. Tendem a seguir o desejo de outros em detrimento dos seus próprios com mais facilidade. Precisam sempre estar em boa sintonia com a sua existência, senão podem mergulhar tão fundo que o retorno se torna algo difícil. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Fleumático.
- Primavera é regida pelo Elemento Ar – representa (fase infância e divisão) e o Plano Mental, síntese da renovação e jovialidade. O elemento Ar corresponde ao espectro mental, ao intelecto, a comunicação e ao intercâmbio, sendo a força motriz dos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. É considerado quente e úmido. Fica abaixo do Fogo e acima da Terra, sendo penetrante, difuso e móvel. Nos seres humanos representa a mente autoconsciente. O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele. O triângulo ascendente representa que é quente e procura ascender, mas o componente úmido bloqueia sua subida total. A função do Ar é estimular o raciocínio e o intercâmbio de informações. Como todos respiramos o mesmo ar, o elemento também age como componente social, ou seja, de todos os elementos, é o único que somos forçados a compartilhar de uma forma menos controlada. Favorece muito mais a razão e a lógica em detrimento da sensibilidade ou das emoções. Algumas de suas características são: transmitir, agitar, mobilizar, comunicar, oxigenar, fomentar, energizar e purificar. Nesse caso, Gêmeos trata de comunicar, desdobrar e intercambiar, Libra de ajustar, equilibrar, harmonizar e socializar e Aquário de progredir, revolucionar, inventar, inovar e energizar. Assim como os outros elementos, o Ar tem seus extremos, podendo se mostrar como uma leve brisa ou se transformar em um furacão devastador. De todos os elementos, é o mais difícil de prever suas ações e possui uma tendência à instabilidade e imprevisibilidade. O mesmo ar que sopra e refresca, também pode alimentar incêndios e espalhar toxinas. Pessoas com uma grande força do elemento ar têm como foco sempre melhorar as propostas e ideias, trazendo novos conceitos e favorecendo invenções. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Sanguíneo.
- Verão é regido pelo Elemento Fogo – representa a (fase da juventude-multiplicação) e o Plano Etérico ou Intuitivo - contém os atributos do desafio e do entusiasmo. O elemento Fogo na astrologia representa ação, ímpeto e criatividade, sendo o combustível de Áries, Leão e Sagitário. É considerado quente e seco. Tem uma abrangência radiante, simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Nos seres humanos representa a mente superconsciente. O símbolo do elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir por conta de suas qualidades quentes e secas. Pessoas com abundância do elemento fogo tendem a ser mais otimistas, idealistas, dinâmicas, ardentes, apaixonadas, entusiasmadas, diretas, espontâneas, ingênuas, expansivas, com mais inspiração, motivação, coragem de se impor, de assumir riscos e enfrentar desafios. Geralmente demonstram energia, determinação, ardor, perseverança e podem gostar mais de mandar do que obedecer. Toda essa disposição pode trazer mais agitação e impulsividade. Um fogo fora de controle, por exemplo, pode ser muito perigoso, pois o outro lado da energia tende a possuir uma certa falta de tato, uma ambição desmedida, ser violento, raivoso, autoritário e agressivo - física ou verbalmente. Podem ser um pouco insensíveis e indiferentes, por vezes egoístas e arrogantes também. Na raiva tendem a magoar os outros, mas geralmente não guardam rancor. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Colérico.
Planeta Regente 2025
O Regente do Ciclo Menor ou, do Ano de 2025 será Júpiter, em 20 de março às 06h02, na entrada do Equinócio de Outono quando, e a Terra se alinha com o Sol e os raios solares incidem perpendicularmente, sobre a Linha do Equador. Isso resulta em uma distribuição uniforme de luz e escuridão nos dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Traz como atributos, questões relativas à expansão, crescimento, mente superior, fé, espiritualidade, otimismo, entusiasmo, moralidade, prosperidade, educação superior, contato com outras culturas, valores morais e éticos, filosofia, aspirações, esportes, grandes negócios, leis. Seu cristal é Ametista, o cristal do desapego, da transformação e da conexão com a missão de vida.
Os signos, modalidades e suas triplicidades são formados pelos elementos Fogo, Terra, Ar e Água. A sequência dos elementos no zodíaco é sempre Fogo, Terra, Ar e Água. Isso porque tudo começa como uma inspiração (Fogo), que se materializa (Terra), se espalha (Ar) e então se dilui (Água).
Os elementos fogo e ar são considerados ativos e auto expressivos (yang/masculinos), enquanto os elementos água e terra são considerados passivos e receptivos (yin/femininos).
Fogo (Áries, Leão e Sagitário) – Atributos: calor, vitalidade, ação, impulsividade, agressividade, impaciência, liderança, orgulho, egocentrismo, impetuosidade, conflitos, brilho e independência.
Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) – Atributos: sensações, materialidade, estabilidade, perseverança, apego, pragmatismo, praticidade, segurança, obstinação, teimosia, produtividade, organização e limites.
Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) – Atributos: pensamentos, cooperação, interação, inteligência, comunicação, movimento, racionalidade, trocas, sociabilidade, instabilidade, dispersão, dependência e curiosidade.
Água (Câncer, Escorpião. Peixes) – Atributos: sensibilidade, intuição, introspecção, carência, melancolia, emoção, contemplação, fantasia, inspiração, suscetibilidade, maleabilidade, profundidade e subjetividade.
Signos, planetas e decanatos
Os decanatos são subdivisões de 10 graus em cada signo, que têm 30 graus de arco. O primeiro decanato de um signo vai de 0 a 9,59 graus, o segundo de 10 a 19,59 graus, e o terceiro de 20 a 29,59 graus. O primeiro decanato é sempre regido pelo planeta que rege o próprio signo, por isso, as pessoas que nascem nos primeiros 10 dias tendem a apresentar a essência do seu signo. Os planetas que regem os outros dois decanatos de um signo são, na sequência, os regentes dos signos do mesmo elemento.
Desta forma, além de termos a influência do Planeta regente de 2025 temos a influência do Elemento que rege o Signo e seu Planeta + Planeta do Decanato.
Áries - Elemento Fogo – Planeta Marte - planeta da ação e da guerra. Representa nossa vitalidade, agressividade, coragem e capacidade de lidar com desafios
1º decanato – de 21 a 31 de março: regente Marte
2º decanato – de 1° a 10 de abril: regente Sol
3º decanato – de 11 a 20 de abril: regente Júpiter
Touro - Elemento Terra – Planeta Vênus - planeta do amor e da beleza. É o planeta do amor, dos relacionamentos, mas também das finanças e do nosso estilo pessoal.
1º decanato – de 21 a 30 de abril: regente Vênus
2º decanato – de 1° a 10 de maio: regente Mercúrio
3º decanato – de 11 a 20 de maio: regente é Saturno
Gêmeos – Elemento Ar – Planeta Mercúrio - mensageiro dos deuses. Revela como funcionam nossos pensamentos, nossa mente, nossa comunicação – seja fala ou escrita – e nosso aprendizado.
1º decanato – de 21 a 30 de maio: regente Mercúrio
2º decanato – de 31 de maio a 9 de junho: regente Vênus
3º decanato – de 10 a 20 de junho: regente Urano
Câncer – Elemento Água - Planeta Lua - símbolo das emoções e dos ciclos. Torna a pessoa profundamente sensível e intuitiva. Rege nossa alimentação, maternidade, lar, energia feminina e vida emocional.
1º decanato – de 21 a 30 de junho: regente Lua
2º decanato – de 1° a 10 de julho: regente Plutão
3º decanato – de 11 a 21 de julho: regente Netuno
Leão – Elemento Fogo – Planeta Sol - representa a vitalidade, a expressão pessoal, a criatividade e a liderança, qualidades associadas ao Sol. Rege nossa essência.
1º decanato – de 22 a 31 de julho: regente Sol
2º decanato – de 1° a 11 de agosto: regente Júpiter
3º decanato – de 12 a 22 de agosto: regente Marte
Virgem – Elemento – Terra – Planeta Mercúrio - Confere uma abordagem analítica, detalhista e prática. Ajuda a melhorar nossas habilidades de comunicação e pensamento
1º decanato – de 23 de agosto a 1° de setembro: regente Mercúrio
2º decanato – de 2 a 11 de setembro: seu regente Saturno
3º decanato – de 12 a 22 de setembro: regente Vênus
Libra – Elemento Ar – Planeta Vênus - Destaca o amor pela beleza, equilíbrio e relacionamentos harmoniosos.
1º decanato – de 23 de setembro a 1° de outubro: regente Vênus
2º decanato – de 2 a 11 de outubro: regente Urano
3º decanato – de 12 a 22 de outubro: regente Mercúrio
Escorpião - Elemento Água - Planeta Marte – Concentra coragem e assertividade e Planeta Plutão - traz intensidade, transformação e profundidade emocional.
1º decanato – de 23 de setembro a 1° de outubro: regente Vênus
2º decanato – de 2 a 11 de outubro: regente Urano
3º decanato – de 12 a 22 de outubro: regente Mercúrio
Sagitário – Elemento Fogo – Planeta Júpiter - Confere otimismo, aventura e uma busca incessante por conhecimento, crescimento pessoal e objetivo de vida.
1º decanato – de 22 de novembro a 1° de dezembro: regente Júpiter
2º decanato – de 2 a 11 de dezembro: regente Marte
3º decanato – de 12 a 21 de dezembro: regente Sol
Capricórnio - Elemento Terra – Planeta Saturno – O planeta do tempo e da disciplina, traz seriedade, ambição e perseverança e revela o lado mais maduro da vida.
1º decanato – de 22 a 31 de dezembro: regente Saturno
2º decanato – de 1° a 10 de janeiro: regente Vênus
3º decanato – de 11 a 20 de janeiro: regente Mercúrio
Aquário - Elemento Ar - Planeta Urano - planeta da inovação e revolução, revela nossa originalidade, independência e visão futurista e Planeta Saturno representa nosso pragmatismo e responsabilidade.
1º decanato – de 21 a 30 de janeiro: regente Urano
2º decanato – de 31 de janeiro a 9 de fevereiro: regente Mercúrio
3º decanato – de 10 a 19 de fevereiro: regente Vênus
Peixes - Elemento Água - Planeta Netuno – sinaliza circunstâncias que podemos nos iludir mais, mas também nossa conexão com o espiritual e Planeta Júpiter, representa nossa busca pela felicidade emocional e espiritual.
1º decanato – de 20 a 29 de fevereiro: regente Netuno
2º decanato – de 1° a 10 de março: regente Lua
3º decanato – de 11 a 20 de março: regente Plutão
INFLUÊNCIA LUNAR
A Lua tem uma influência em vários aspectos da vida humana, como o clima, as marés, a agricultura, a pesca, o sono, o humor e o ciclo menstrual. A Lua também tem um significado simbólico, representando o inconsciente, o espiritual e a ancestralidade. Cada fase da Lua traz uma energia e influência diferente. A Lunação é o período que vai do início de uma Lua Nova até o início da Lua Nova seguinte, e tem a duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos e influenciará o homem de acordo com quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. influencia nossa vida além de vários fenômenos naturais em nosso planeta. A fluidez de sua energia nos torna receptivos e emocionais. No nosso hemisfério Sul observamos as fases da Lua de forma diferente do hemisfério Norte. A Lua tem influência significativa durante os 365 dias do ano, desta forma influenciam os signos do zodíaco, os quais estão distribuídos entre os quatro elementos da natureza e mobilizam nossas emoções e movimentam nossas vidas. A cada semana, movimentam-se as energias da Lua relativas a um dos 12 signos (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes).
1ª Fase da Lua
|
1 |